fbpx

Business Inteligence – Mais do que nunca, é hora de usar a inteligência!

O cenário de crise e incerteza exige conhecimento profundo da empresa e visão estratégica de mercado, que podem ser mais bem visualizados com as ferramentas de Business Inteligence.

– Por Marco Feltrin

A porta de entrada para este universo do Business Inteligence está na leitura do momento atual da empresa. Para o consultor Thiago Terzoni, sócio da Terzoni Consultoria e Escola de Negócios, a hora certa para investir em BI está diretamente ligada ao grau de maturidade da gestão.

“Se a empresa já está acostumada a trabalhar com indicadores, vale a pena fazer este tipo de investimento. Se ela não trabalha com métricas, é importante que implante isso primeiro. Entender como funciona, que tipo de informação de qualidade pode gerar, para depois ir para um sistema de BI”, orienta, lembrando que “um dos resultados mais aparentes é o maior controle da empresa, trazendo informações de segurança para tomar decisões mais precisas em um momento de incerteza.”

Por onde começar a implantar como BI (Business Inteligence)?

Entendida a necessidade da inteligência de negócios, fica a dúvida sobre qual a ferramenta ideal para o tamanho e a necessidade de cada empresa. Para isso é preciso entender os KPIs (Key Performance Indicators, ou indicadores de desempenho), números que mostram o que existe de mais importante para a empresa, seja o foco no atendimento, a prospecção de clientes ou o aumento nas vendas, que serão transformados em relatórios e painéis. Segundo Thiago Terzoni, existem sistemas disponíveis para os mais variados portes de empresas.

“Tem desde ferramentas mais baratas, como o Excel, onde você pode montar um dashboard com as informações mais importantes, tem o Power BI, da Microsoft, bastante acessível e com pouco gasto de implementação, e ferramentas mais sofisticadas como as da Totvs, que são mais caras e complexas. E também não dá para se esquecer de citar que várias ferramentas no mercado são customizadas para cada empresa. São especializadas em analisar sua qualidade de informação, seu objetivo com o BI e montar uma ferramenta que atenda necessidades específicas”.

Definido o sistema, o próximo passo é pensar onde estes dados ficarão armazenados, quem poderá ter acesso a eles e com qual frequência eles serão analisados, se em tempo real ou com relatórios fechados diariamente.

Thiago Terzoni, também reforçou uma questão muito importante para as empresas que vão buscar a melhor ferramenta de BI para sua realidade:

“Antes de começar a ir atrás da ferramenta, é preciso garantir que existe condições de aproveitar bem esta ferramenta. Já vi muita empresa que investiu pesado em certas tecnologias e não conseguiu usar o potencial total delas por não ter maturidade de gestão”.

Hora de planejar – Qual o melhor caminho para a implantação do BI (Business Inteligence)?

O caminho de implantação passa obrigatoriamente pela montagem de um planejamento estratégico, que precisa deixar claro aonde a empresa quer chegar e como ela vai medir os passos para alcançar certos objetivos, ou seja, definir os indicadores e métricas. A partir daí, é preciso estabelecer quais são os projetos a serem executados até chegar à meta de indicadores.

“Aí você pode começar a pensar em investir em ferramentas para deixar sua gestão mais eficiente. Apostar em qualidade de informação te ajuda a enxergar possibilidades que antes você não enxergaria. A partir do momento que você tem uma informação precisa na mão, consegue detectar furos que vieram desde a etapa de planejamento e tem oportunidade de fazer uma readequação de custos, projeção mais real sobre as vendas”, aponta Terzoni.

Thiago Terzoni, sócio da Terzoni Consultoria e Escola de Negócios:

“Apostar em qualidade de informação te ajuda a enxergar possibilidades que antes você não enxergaria”.

Nós separamos alguns trechos importes da entrevista publicada na Revista Mercado em Foco (edição: maio e junho de 2021) da Acil – acil.com.br. Para ver e entrevista na integra, acesse a revista no link a seguir: 

Acesse a entrevista completa aqui!

Entre em contato e agende uma conversa para potencializar os resultados da sua empresa!

Preencha o formulário e receba um diagnóstico gratuito!