Com o aumento de casos do COVID-19 no Brasil e as iniciativas para conter sua propagação, têm sido gerados impactos relevantes na economia brasileira. Neste cenário de deterioração econômica o que se deve fazer? Como proteger meu negócio em um período com tantas incertezas?
Em meio a tantas perguntas o gerente operacional da Terzoni, Rafael Domingues, deixou cinco dicas práticas para apoiar os empresários com a Gestão Financeira neste momento de instabilidade.
Faça um levantamento de todos os recebíveis da empresa pelos próximos três meses. É muito importante classificá-los por forma de cobrança, como boleto, cheque, cartão de crédito, entre outros.
Ter o controle e a visão dos recebimentos pode ajudar a tomar decisões imediatas para suprir a necessidade de caixa:
Vale lembrar que todas estas operações possuem um custo, então é muito importante consultar o gerente da sua conta bancária e verificar as taxas vigentes.
Para evitar a inadimplência, crie planos de pagamentos e negociações flexíveis garantindo o compromisso dos recebimentos.
Faça também um levantamento de todos os gastos da empresa e se necessário realize as previsões para os próximos três meses. Após o levantamento, classifique-os por tipo de gasto (custo/despesa), prioridade de pagamento e impacto financeiro.
Agora conhecendo os seus gastos, é necessário realizar um plano de ação para cada um deles com o principal objetivo de reduzir ao máximo os valores pagos no mês.
Abaixo alguns exemplos de ações que podem ser realizadas:
Fornecedores
Mão-de-obra
Para garantir que todas as ações realizadas tiveram efeito, é imprescindível a gestão do fluxo de caixa com uma visão de no mínimo três meses.
Aqui é necessário criar uma rotina de gestão, tanto para ações realizadas, quanto para seus efeitos no caixa da empresa. Então estabeleça 1h por dia para acompanhar todas as ações e seus resultados e um dia da semana para tomar a decisão de quais serão os próximos passos. Desta forma, acompanhando diariamente os resultados e tomando decisões semanais, garantimos maior celeridade na tomada de decisões e solução de problemas.
Empréstimos podem ajudar, mas desde que sejam realmente necessários, já que “tomar dinheiro emprestado” tem um custo e este vai impactar o fluxo de caixa.
Atente-se às linhas de créditos que existem no mercado, consulte o seu gerente e escolha a que mais se adapta à sua necessidade, sempre com taxas menores, maior carência e menor garantia.
O governo está com muitas iniciativas para apoiar as empresas e consequentemente apoiar a economia, como linhas de créditos reduzidas/subsidiadas e isenção de impostos.
Estamos passando por um momento “desafiador” e nesta fase é importante ter criatividade e ação inovadora. Um período de oportunidades que será necessário “sair da caixa” e ao final ficaremos fortalecidos com empresas mais produtivas, enxutas e com menores custos.
Rafael Domingues, possui mais de 10 anos de atuação na área financeira, atuando como gestor em processos estratégicos voltados a geração de resultado.
Graduado em Administração de Empresas, possuí MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, MBA em Gestão Empresarial, MBA de Gestão de Projetos e Formação complementar em mais de 10 cursos da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Habilidade para gestão de grupos e condução de equipes. Atualmente, atua como Consultor de Operações na Terzoni Consultoria, aplicando a metodologia Lean por meio de equipes multidisciplinares buscando otimização de processos e custos nos mais diferentes segmentos do mercado.
Compartilhe!
Copyright © 2021. Conheça nossa Política de privacidade.
Ed. Twin Towers, Av. Tiradentes, 501 – Jd. Shangri-lá | Londrina – PR
20º Andar, Sala 2001 – Torre 1 I CEP 86070-545
E-mail: contato@terzoni.com.br | Fone: (43) 3322-6330 | Celular: (43) 99917-2244
Acompanhe nossas redes sociais!