Um sistema ERP é um software destinado a promover um maior controle da gestão da sua indústria. A sigla ERP significa “Enterprise Resource Planning”, que é traduzido como Sistema de Gestão Integrada.
Isso porque o sistema integra as diferentes áreas da empresa, gerando uma cadeia produtiva mais interligada, o que resulta em menos complicações na produção. Com isso, podem-se obter diversas vantagens a partir do uso desse tipo de sistema.
No entanto, muitas empresas não conhecem essa tecnologia e não sabem a extensão do auxílio que ela pode proporcionar à sua gestão. Pensando nisso, escrevemos esse artigo para você ficar sabendo de tudo que um sistema ERP pode te oferecer.
Continue a leitura!
O que é um ERP?
Primeiramente, devemos definir o que é um ERP e para que ele pode servir. Como mencionamos anteriormente, ele é um sistema que auxilia na gestão da sua empresa.
Esse tipo de sistema é responsável por organizar e gerenciar atividades empresariais diárias, como recebimentos e pagamentos, projetos em andamento, entradas e saídas de estoques etc.
Com isso, ele também consegue interligar todas essas áreas da empresa, fornecendo uma visão mais geral de todos esses dados, e criando as condições para uma gestão mais eficiente e ágil.
Nos últimos anos houve um avanço tecnológico significativo e isso barateou o investimento necessário para implementar um sistema ERP. Com isso, muitas empresas estão optando por adquirir um ERP para assim modernizar a administração de seus processos e prevenir problemas que podem ser facilmente evitados através do controle das informações da produção.
Recursos de um ERP
Um ERP possui um agrupamento de funções que costumam ser divididas em módulos. Cada módulo representa uma área da empresa com a qual o sistema poderá contribuir para a gestão.
Esses módulos podem abranger todas as áreas da empresa, desde a obtenção de matéria-prima até a impressão de notas fiscais no ato da compra. No entanto, nem todos os sistemas englobam todos esses setores.
Dessa forma, listarei abaixo alguns dos módulos existentes em um ERP e suas principais funcionalidades:
Finanças
- Registro de todos os recebimentos e pagamentos;
- Emissão de boletos bancários para seus clientes;
- Programação das atividades de vendas, cobrança de clientes, compras;
- Monitoramento do resultado financeiro da sua empresa em tempo real.
Produção
- Gerar ordens de produção para organizar o trabalho na fábrica;
- Controlar o estoque com facilidade;
- Controle da fabricação de produtos, geração de ordens de produção, roteiros e requisições de materiais;
- Controle do MRP II, Programação da produção, OEE e outros pontos importantes para gestão de uma linha de produção.
Vendas
- Organizar todo o processo comercial;
- Padronizar a emissão de seus pedidos de venda;
- Enviar DANFE e XML das NF-es emitidas por email para seus clientes;
- Fazer o sistema sugerir a tabela de preços mais adequada para cada cenário de venda;
- Registrar e apurar comissões de venda.
Compras
- Organizar todo o processo de compras;
- Fazer cotações de compra com fornecedores;
- Gerar pedidos de compra para fornecedores;
- Importar o XML de todas as NF-es de compra emitidas contra sua empresa.
Benefícios de um ERP
Agora que você já sabe algumas maneiras de utilizar um sistema ERP, vamos falar sobre seus benefícios.
· Veja também: Como aplicar ERP e o Lean juntos para alavancar a gestão dos processos!
A implantação desse tipo de sistema na sua empresa permite um controle sobre todos os processos que acontecem dentro dela, produzindo as diversas vantagens que veremos a seguir.
Monitoramento do seu negócio
Através do sistema, você será capaz de acompanhar todas as métricas e informações que importam para o seu negócio.
Esses dados permitem que você observe o progresso de sua empresa, estando ciente de qual distância tem que ser percorrida até o alcance das suas metas.
Com isso, você consegue criar e otimizar o seu planejamento estratégico, e alterá-lo ao longo do caminho de acordo com as necessidades percebidas através dos dados disponíveis em seu sistema.
Otimização da produção
No dia a dia de uma empresa, muitas informações devem ser geridas corretamente para que a produção possa ser executada sem contratempos.
Com um sistema ERP que organiza esses dados, é possível evitar diversos erros comuns na produção, como falta de estoque.
O sistema controla as entradas e saídas de estoque, mantendo o gestor informado sobre as previsões de estoque e, dessa forma, dificultando que haja falta de matéria-prima na produção.
Utilizando um sistema especialista em indústrias como o Nomus ERP Industrial, você pode até gerar ordens de produção automatizadas, aumentando a produtividade de seus operadores e reduzindo problemas de qualidade na produção.
Redução de custos
Com a implantação de um ERP, pode-se obter esta redução de diversas maneiras, através de diferentes funcionalidades do sistema.
Com a automatização de tarefas como impressão de notas fiscais, boletos, controle de estoque etc., é possível cortar gastos da folha de pagamento.
Além disso, através do controle do estoque e da produção, evitam-se perdas materiais que são comuns de acontecerem devido a uma falta de monitoramento de tais processos.
No entanto, com um sistema que possibilita acompanhar os dados de todas as etapas da produção, da compra da matéria prima ao resultado final, se torna possível a identificação e solução de problemas que possam estar gerando perdas financeiras e de capacidade produtiva para a organização.
Melhoria da tomada de decisão
Por meio das informações coletadas em um sistema ERP, seu processo de tomada de decisão será facilitado e até acelerado.
Isso porque uma visão mais ampla do seu negócio te permite compreender quais áreas precisam de melhorias, e como implementá-las.
Você poderá programar pagamentos, reduzindo atrasos e multas; acompanhar contas a receber, evitando inadimplência; automatizar processos da sua empresa, evitando erros humanos e muito mais.
Dessa maneira, toda a estrutura do seu negócio é impactada pelo uso de um ERP, o que aumenta suas chances de sucesso.
No meio empresarial, e, principalmente, industrial, a organização e o controle dos seus processos é a chave para uma boa gestão e, consequentemente, para o êxito nos objetivos da sua empresa.
Por isso, é altamente recomendável o uso de um sistema como esse, que pode ser altamente personalizável e adaptável às necessidades do seu negócio.
Implemente um ERP no seu negócio
Um sistema ERP é uma ferramenta muito interessante para reduzir custos, aumentar a produtividade da equipe e trazer muitos outros benefícios para sua empresa.
No entanto, é necessário uma análise dos diferentes tipos de ERP que existem no mercado, a fim de selecionar aquele que melhor atenderá às suas necessidades.
Se você gostou desse tipo de conteúdo, entre em contato com o nosso time de especialistas para conhecer mais ferramentas que podem definir o sucesso do seu negócio.
Entender bem o que você precisa e os desperdícios a serem eliminados nos processos para adaptar ao software é um dos caminhos para trabalhar o Lean e o ERP juntos para potencializar seus resultados.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre LEAN OFFICE!
[…] Como um sistema ERP pode melhorar os processos da sua empresa […]