fbpx
Home/Gestão, Gestão de Processos, Lean Office/Conselho Consultivo – A estratégia ideal de gerenciamento para empresas de todos os portes

Conselho Consultivo – A estratégia ideal de gerenciamento para empresas de todos os portes

Conheça as vantagens de poder contar com uma equipe de profissionais experientes para auxiliar na tomada de decisões e no planejamento estratégico em busca de realizar as metas e os sonhos dos empresários para seus negócios.

A Gestão empresarial e o Conselho Consultivo

Administrar empresas é uma tarefa complexa e que exige conhecimentos tanto na área de atuação quanto em várias outras para aumentar as chances de sucesso.

Quando o empresário decide iniciar seu negócio como o único responsável, ele enfrenta diversos desafios que normalmente precisa lidar sozinho.

Então as decisões são tomadas somente de acordo com a visão dele sobre o negócio e muitas vezes sem o preparo necessário para fazer a melhor escolha no momento.

Em uma sociedade, os sócios podem contar uns com os outros para administrar a empresa e tomar as decisões em conjunto ou cada um com sua área de competência.

No entanto, nem sempre essa soma de habilidade é o suficiente para que a empresa consiga se desenvolver significativamente em todas as áreas de trabalho.

Seja em uma empresa com um único empresário ou em uma sociedade, infelizmente é comum ver que nem sempre eles conseguem realizar os sonhos e as metas estipuladas para o negócio, seja por falta de estratégias para implementar ou de conhecimento para aproveitar o potencial de crescimento.

Em outros casos, conseguem um crescimento considerável ao usar uma elevada quantidade de recursos humanos, financeiros ou em somente com um extenso prazo de trabalho. Isso acontece, novamente, pelo conhecimento insuficiente para extrair o máximo dos recursos existentes.

Para que esse cenário se torne mais interessante aos donos de empresas, é de grande valia poder contar com outros empresários para auxiliar nos processos de tomadas de decisões, ou seja, um conselho consultivo.

Quais são as vantagens de ter um Conselho Consultivo?

O Conselho Consultivo traz diversas vantagens comerciais e competitivas para as empresas.

Por ser formado por membros externos ao negócio, eles possuem uma visão global para analisar as necessidades atuais e futuras da gestão. Isso é um grande diferencial na hora de analisar determinada questão objeto de estudo pela empresa.

Além disso, devido à experiência dos conselheiros nos anos de atuação no mercado e suas habilidades, conseguem dar importantes contribuições em reuniões e na tomada de decisões. Isso faz com que a empresa consiga aprimorar o uso dos recursos disponíveis para chegar em excelentes resultados, inclusive em um período de tempo menor do que se os empresários não tivessem essa ajuda. 

A formação de um time plural e competente para aconselhar a empresa impacta positivamente nas discussões de trabalho. Assim, cada um pode colaborar com o outro e contribuir compartilhando sua visão sobre as melhores estratégias a serem implementadas para aquele determinado negócio.

Ao contrário do que muitos imaginam, essas vantagens podem ser aproveitadas por empresas de vários portes, desde as pequenas até as grandes, cada um com suas próprias especificidades.

Afinal, a visão externa, combinada com a experiência e com a atenção focada no negócio, tem a capacidade de potencializar o crescimento e os resultados da empresa em busca da realização dos sonhos do empresário.

Como um Conselho Consultivo é formado?

Considerando a importância dessa estratégia para auxiliar na gestão da empresa e dos negócios, é preciso cuidado com a escolha dos conselheiros.

O primeiro aspecto é analisar a quantidade de conselheiros recomendados de acordo com o porte da empresa em questão. Afinal, quanto maior a empresa, em regra, maior a complexidade para a tomada de decisões e os desafios a serem trabalhados.

Em relação aos requisitos dos conselheiros, eles precisam ter vasta experiência no mercado comercial para poderem contribuir significativamente enquanto estiverem ocupando essa função temporária. Isso porque estarão em um papel como mentores dos empresários.

Outras análises individuais a serem feitas é quanto às habilidades que possuem, o perfil profissional e o modo como podem contribuir para a obtenção de resultados para aquela empresa.

Além disso, após considerar os possíveis futuros membros, deve-se pensar na união deles como um time. Ou seja, visando profissionais com competências distintas e complementares para que seja extraído o melhor de cada um.

Portanto, a escolha individual e coletiva dos membros do Conselho Consultivo é uma etapa de extrema importância e que impacta diretamente nas chances de crescimento e de sucesso do negócio.

Gestão 360º - Terzoni Consultoria

Dicas para implementar o Conselho Consultivo

Após a etapa de minuciosa escolha dos membros do Conselho Consultivo que serão responsáveis por auxiliar temporariamente a empresa com os desafios que enfrenta para poder crescer, alguns cuidados devem ser tomados para aproveitar ao máximo esse Conselho.

Considerando o tempo limitado dos conselheiros para dar atenção à empresa, a elaboração de um cronograma com as reuniões a serem realizadas facilita o planejamento deles para estarem disponíveis nesses momentos.

A prestação de contas e apresentação de dados e de novas informações sobre o desempenho da empresa são muito importantes para que o time consiga ter uma visão mais clara sobre a situação atual da empresa. Entretanto, não precisam ser apresentados apenas nas reuniões.

Inclusive nesses momentos em que o conselho se reúne, a objetividade é um ponto importante para fazer com que a pauta seja cumprida e os assuntos necessários sejam objeto de análise.

É recomendável usar de outras ferramentas para a comunicação, como e-mails para envio de avisos e até mesmo de relatórios com os dados citados acima para que os conselheiros possam analisar com calma e chegar mais preparados para focar em estratégias a serem conversadas nas reuniões.

Como cada empresa e Conselho Consultivo possuem particularidades, essas características devem ser consideradas na hora de determinar como o trabalho deles será realizado.

O trabalho em conjunto do empresário com o Conselho Consultivo será determinante para que as empresas, independentemente do porte atual, consigam ter mais sucesso e realizar sonhos.

By | 2023-10-06T17:09:03-03:00 agosto 17th, 2023|Gestão, Gestão de Processos, Lean Office|0 Comments

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme