fbpx
Home/Produtividade, Redução de Custos/Eventos Kaizen: o que são e como aplicar?

Eventos Kaizen: o que são e como aplicar?

Melhorar continuamente e mudar permanentemente são as premissas básicas para que toda empresa torne o hoje melhor do que o ontem. E é basicamente sob estes pilares que o método kaizen está baseado.  Através da implantação de contínuos eventos kaizen, que propõem as chamadas melhorias rápidas, cada vez mais empresas, independentemente do tamanho, alçam sucesso na tão sonhada produção enxuta, engajando funcionários a juntos eliminarem desperdícios e melhorarem a produtividade dentro de seus negócios.

Entendendo o kaizen

O primeiro passo para a decisão de trilhar uma jornada rumo a produção enxuta passa pela necessidade de compreender a teoria que sustenta o kaizen. Tratando da necessidade de melhorar continuamente e mudar permanentemente, o kaizen trabalha com o empenho de todos os funcionários envolvidos nos processos de produção para que, juntos e individualmente, eles sejam os próprios agentes de mudanças, trazendo aquilo que todo empreendedor procura: redução de custos e aumento da produtividade.

Ainda que pareça simples, como o método se baseia no engajamento de pessoas, muitas empresas esbarram em problemas na equipe, como desmotivação, falta de estímulo e empenho, etc. Por isso, como o kaizen depende do envolvimento da equipe para o alcance do sucesso, é de extrema importância a etapa para o estabelecimento de um líder que compreenda que o maior sucesso  do seu poder de liderar está exatamente na transformação de cada membro da equipe em um pequeno líder. No kaizen, satisfação e responsabilidade são valores coletivos.

Como o objetivo é gerar impacto rápido e pró-ativo em toda a organização, o kaizen compreende que o sucesso da produção enxuta só é atingível quando há o engajamento de todos os funcionários trabalhando em direção a objetivos específicos e muito bem definidos.

Eventos Kaizen: o que são?

No ambiente corporativo, o espírito de equipe está intimamente associado ao processo de melhoria contínua. Por isso, o envolvimento de todas as pessoas da organização através de um grupo, nos chamados eventos kaizen, é tão importante para o aperfeiçoamento dos processos.

Chamado muitas vezes projeto de melhoria rápida, os eventos kaizen nada mais são do que intervalos de tempo pré-agendados para que este grupo de funcionários, formado por pessoas de todas as áreas da empresa, se reúna com o objetivo de traçar estratégias para o melhoramento dos processos internos.

Os eventos kaizen servem para desenvolver cada membro da equipe individualmente, seja pessoal e profissionalmente. Eles funcionam como uma espécie de treinamento que ensina as pessoas conceitos importantes para que a cultura empresarial seja implementada com sucesso, tais como trabalho em equipe, cumprimento de prazos, convivência e interação com diferentes tipos de personalidades, métodos de redução de gastos, etc.

Além disso, os eventos também servem para que as equipes definam e realizem melhorias nos indicadores-chave, que, além de beneficiar a empresa sob o ponto de vista de desempenho, melhoram processos de entrega, com redução de prazos e mais qualidade no produto.

Por onde começar a implantação do evento kaizen na minha empresa?

Agora que você já entendeu o quanto esta metodologia pode te ajudar a atingir ações de melhoria na sua empresa, separamos os passos necessários para a realização de eventos kaizen.

  • Pontue e avalie quais são os indicadores fora da meta e problemas que possam existir dentro da sua empresa;
  • Defina a equipe, bem como o líder Kaizen, que serão os responsáveis pela implementação da iniciativa em prol das mudanças que podem resolver os problemas identificados acima;
  • Estabeleça um dia/horário para que esta equipe se reúna. Neste ponto é que efetivamente acontece o evento kaizen, onde a equipe se reúne a fim de entender a situação, identificar a causa, elencar possíveis resolução, criar o plano de implementação, acompanhar os processos e discutir medidas a fim de sanar os problemas com as partes envolvidas;

A partir desta etapa, as ações previstas são executadas, discutidas e avaliadas continuamente em outros eventos.  Em condições ideais, o recomendado é que uma empresa consiga manter uma rotina de eventos sendo realizada pelo menos a cada mês.

Apesar disso, ainda que o objetivo de todo processo, quando iniciado, seja o de transpor todas as barreiras a fim de solucionar os problemas, não há nenhuma orientação genérica que defina o início, o meio e o fim. Haja vista que cada empresa se comporta de uma determinada forma e, por isso, precisa trabalhar de suas especificidades para conseguir alcançar estes indicadores. É importante considerar que um evento kaizen só acaba quando efetivamente termina, ou seja, quando o problema inicial realmente já não faz mais parte da rotina da empresa.

By | 2022-08-19T09:12:47-03:00 maio 29th, 2018|Produtividade, Redução de Custos|2 Comments

2 Comentários

  1. […] Para saber mais sobre Kaizen e sua aplicação, leia nosso artigo. […]

  2. MArlus 28 de abril de 2022 at 14:00 - Reply

    Gostei parabéns

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme