Entenda o que é gestão de resultados, seus benefícios e como aplicar essa estratégia eficaz para otimizar a performance e garantir os resultados desejados em todos os setores da sua empresa.
Sabemos que, no cenário altamente competitivo atual, as organizações estão sempre buscando maneiras de se destacar no mercado, além de alcançar seus objetivos. Nesse sentido, líderes e gestores podem orientar a equipe a partir de diferentes abordagens e com técnicas variadas. A gestão de resultados, então, surge como uma das práticas mais eficazes para obter o sucesso a longo prazo e garantir o alcance dos objetivos da empresa.
O que é Gestão de Resultados?
O termo “gestão de resultados” tem origem no inglês “management by results” (MBR) ou “management by objectives” (MBO), cunhados por Peter Drucker, um dos estudiosos mais importantes da administração moderna. Trata-se de um modelo de gestão em que os resultados são priorizados em todas as atividades realizadas por todos os profissionais da equipe, buscando a elevação do desempenho da empresa de modo abrangente e holístico.
A gestão de resultados define que o principal foco é o cumprimento de objetivos, metas e indicativos, sem deixar de lado os valores e a cultura da organização. A equipe trabalha em um processo contínuo de monitoramento, avaliação e ajustes das operações, com o intuito de garantir que a empresa esteja no caminho certo para alcançar os resultados esperados, seja em relação a lucro, crescimento, eficiência operacional ou satisfação do cliente. A gestão de resultados foca em gerar impacto e alcançar resultados tangíveis, diferentemente de uma gestão voltada apenas para a execução de tarefas.
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Quais são os benefícios da Gestão de Resultados?
Adotar a gestão de resultados oferece inúmeros benefícios capazes de transformar todo o ambiente organizacional. Confira algumas das vantagens de adotar a abordagem em sua empresa:
⦁ Aumento da produtividade
Este benefício é, provavelmente, um dos mais desejados pela organização e pode ser alcançado com a gestão de resultados, pois as equipes passam a se alinhar continuamente aos objetivos da empresa. O foco em obter resultados em cada atividade, do início ao fim de um projeto, faz com que o resultado final seja facilmente alcançado e aumenta a produtividade. Isso porque todos os funcionários estariam empenhados em buscar não apenas o resultado na fase final, mas em todas as tarefas, por menores que essas sejam.
⦁ Melhoria contínua
A busca por resultados em todas as tarefas promove a melhoria contínua, tendo em vista que o foco não fica restrito ao resultado final. Como o processo envolve a avaliação contínua dos resultados, a empresa tem condições de identificar rapidamente onde estão os pontos fortes e as áreas que precisam de ajustes. Essa análise frequente cria uma cultura de melhoria contínua, fator essencial para o crescimento sustentável.
⦁ Alinhamento de equipes e departamentos
Quando metas são estabelecidas de modo claro e há acompanhamento e avaliação contínua dos resultados, consequentemente os diferentes departamentos e equipes da organização se alinham, trabalham em sinergia e o impacto positivo no desempenho da empresa é mais significativo.
⦁ Maior competitividade no mercado
Organizações que aplicam a gestão de resultados têm notória vantagem competitiva, pois conseguem ser mais rápidas e precisas na adaptação às mudanças do mercado. O acompanhamento constante de indicadores permite que a empresa reaja de maneira ágil, com o ajuste de suas estratégias para se manter à frente da concorrência.
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Como implementar a Gestão de Resultados na empresa?
Para que a implementação da Gestão de Resultados seja efetiva, algumas etapas devem ser seguidas. Isso garante que os benefícios supracitados sejam devidamente alcançados. Veja o passo a passo para aplicar a gestão de resultados em sua organização e alcançar o sucesso a longo prazo:
⦁ Definição de objetivos e metas
O primeiro passo para adotar a gestão de resultados é definir com clareza os objetivos da empresa. Objetivos genéricos impossibilitam que o planejamento estratégico seja compreendido e seguidos pelos colaboradores. É necessário que metas e objetivos sejam específicos, mensuráveis e alcançáveis, para que a equipe tenha um direcionamento claro.
⦁ Escolha de Indicadores de Desempenho (KPIs)
Indicadores de desempenho (KPIs) são ferramentas que monitoram o progresso das tarefas em direção ao cumprimento das metas estabelecidas. Eles conseguem medir a eficácia das ações e a performance de cada setor da organização. A escolha de KPIs deve observar a compatibilidade em averiguar as métricas que, de fato, impactam nos resultados, como aumento de vendas, redução de custos, dentre outras. Alguns exemplos de KPIs úteis para a implementação da gestão de resultados são: taxa de conversão de vendas, custo por aquisição de cliente (CAC) e índice de satisfação do cliente (NPS).
⦁ Acompanhamento dos resultados
Após a definição dos objetivos e metas e escolha de KPIs compatíveis com a gestão de resultados, é essencial monitorar regularmente se esses estão sendo atingidos. Para tanto, é preciso coletar dados de forma contínua, analisar como as ações da empresa estão impactando os resultados e reunir gestores e colaboradores para verificar se as ações estão sendo tomadas em direção aos resultados.
⦁ Ajuste de estratégias
O acompanhamento dos resultados pode revelar que as expectativas não estão sendo atendidas. Como a gestão de resultados não é um processo rígido, ajustes podem ser realizados sempre que necessário, de modo a revisar as estratégias, identificar os pontos de falha e aplicar correções. A flexibilidade é uma das maiores vantagens da gestão de resultados, fazendo com que a empresa consiga se adaptar de maneira ágil às mudanças do mercado e mudar a direção das estratégias caso seja preciso.
⦁ Engajamento da equipe
Engajar a equipe no processo é essencial para a implementação da gestão de resultados. Se os colaboradores conhecem com clareza as metas da organização e reconhecem a importância do trabalho por eles realizado para a obtenção dos resultados, a motivação profissional cresce e há engajamento da equipe. Nesse cenário, o alcance dos resultados torna-se uma consequência natural, fruto de um ambiente colaborativo e produtivo, no qual os funcionários se sentem valorizados e reconhecidos.
Os benefícios da implementação da gestão de resultados fazem com que ela seja uma das estratégias mais poderosas para garantir o crescimento e a sustentabilidade das empresas no cenário competitivo atual. Ao adotá-la, sua empresa pode se beneficiar de um aumento na produtividade, melhores tomadas de decisão, alinhamento entre as equipes e maior competitividade no mercado. Isso torna-se possível com a definição de objetivos e metas claros, engajamento da equipe, dentre outros.
Conte com a Terzoni para implementar a gestão de resultados de forma eficaz, levar sua empresa ao crescimento sustentável e alcançar os objetivos e metas delineados!
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