Aprenda como otimizar os processos hospitalares utilizando o Lean Health. Método lean aplicado na área da saúde.
O método lean tem como objetivo melhorar e otimizar processos, elevando seu nível de qualidade. Quando aplicado ao modelo de saúde, o Lean Health pode ser um grande facilitador na redução de custos e recursos e, apesar de ser relativamente recente – cerca de duas décadas – a aplicação da gestão Lean em processos de saúde no Brasil vem crescendo e ganhando novos adeptos.
Quando pensamos em saúde, pensamos em pessoas. Por isso, o método é inclusive um facilitador na gestão de equipe e claro, no relacionamento com o cliente.
Em linhas gerais, o modelo de gestão lean é amplamente conhecido por sua capacidade de gerir o orçamento e seus recursos materiais ou pessoais com base nas necessidades do negócio e de seus clientes, que em clínicas, centros de saúde e hospitais, são os pacientes e seus familiares.
Gestão de qualidade na saúde
A gestão de hospitais é um trabalho árduo e com pontos muito específicos, lidando com famílias, o paciente propriamente dito, fornecedores e colaboradores. Dessa maneira, a gestão de recursos humanos, materiais e processos é constante. Além disso, não podemos esquecer das administradoras de seguros e planos de saúde.
O Lean Health já foi aplicado em diversos hospitais no exterior, como países da Europa, América do Norte e Oceania, que são precursores deste modelo de gestão na saúde e já colhem bons frutos com a metodologia. A seguir, conheça os passos para executar com sucesso a gestão lean em uma empresa da saúde.
1) Encontre o valor correto dos seus serviços
Precificar de forma competitiva, mas que gere lucro suficiente para a empresa é um desafio. Hoje o paciente sabe bem quais são os valores justos para serviços relacionados à saúde e por isso é preciso começar levantando os custos para saber como não cobrar nem a mais e nem a menos.
Custos com equipe, estrutura física e materiais precisam ser controlados de perto.
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2) Identifique sua cadeia de valor
Como já trouxemos anteriormente aqui no blog, o conceito de cadeia de valor foi introduzido por Michael Porter em 1985 e representa todo o conjunto de atividades realizadas por uma organização para criar valor aos seus clientes, desde a relação com fornecedores e ciclos de produção, até a fase de distribuição final.
Neste momento crucial, você identifica quais os principais gargalos e perigos que podem comprometer a entrega do seu serviço, além de visualizar os desperdícios que precisam ser corrigidos e como tornar todo processo mais eficaz.
Pode não ser fácil identificar essa cadeia, mas é totalmente possível e necessário. Você pode entender mais sobre o assunto aqui.
3) Elabore seu fluxo de atendimento
Desde a chegada do paciente na recepção ou urgência, como é o atendimento? Como sua equipe recebe o chamado e é distribuída para o trabalho? Quais áreas são envolvidas em cada novo paciente?
Construir o fluxo é detalhar a sequência ideal das etapas de trabalho, o que também auxilia a identificar perdas e possíveis erros.
4) Estabeleça um sistema puxado
Segundo a metodologia lean, o sistema puxado é um método de controle da produção no qual a atividade atual determina quais são as necessidades para a próxima atividade. Ou seja: só é realizado o que realmente é fundamental. A produção puxada tenta eliminar a produção em excesso e é um dos três componentes principais de um sistema de produção Just- in-Time.
Isso auxilia na redução de estoques, como de suprimentos e medicamentos, bem como do uso de mão de obra qualificada em etapas que não são necessárias.
O cliente se sente mais valorizado ao ser atendido com mais rapidez e conforme suas necessidades e por isso o sistema é “puxado” pelo cliente e não pelo fornecedor.
5) Busque a perfeição
Parece impossível, mas o pensamento Lean está em constante busca de aperfeiçoamento, seja para a empresa, seja para o cliente. Por isso, revisar processos é tão importante para manter um alto padrão de qualidade.
Conhecer seus clientes e grupos de interesse no seu serviço (por especialidade médica, por exemplo), muda toda a forma como o processo é visto, já que a gestão passa a ser feita de fato nas necessidades dos pacientes.
Porém, entender as necessidades dos colaboradores, suas jornadas de trabalho e condições em que trabalham é fundamental para os bons resultados, afinal é a equipe que fará os atendimentos e será a “cara” da sua empresa.
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Benefícios do Lean Health na gestão dos hospitais
A gestão Lean na saúde pode ser baseada em dois princípios: Gestão e assistência.
Na gestão, o lean health auxilia no planejamento e execução de processos e procedimentos, além da avaliação da entrega ao paciente. Isso engloba, inclusive, identificar linhas de tratamento e prevenção de doenças, já que esses são produtos quando falamos em empresas de saúde.
Já na assistência, a equipe é treinada para ofertar o melhor atendimento, quais recursos devem ser usados, alcançando assim melhores taxas de sucesso em tratamentos.
Com o modelo de gestão lean de qualidade é possível otimizar pontos como filas de espera por atendimento, ajustando as jornadas de trabalho de acordo com a demanda e um orçamento mais enxuto e alinhado com a realidade de cada hospital.
A metodologia Lean aplicada à saúde ouve mais o paciente e colaboradores e está diretamente ligada ao quanto a cultura da qualidade faz parte da gestão da empresa. Quanto maior for, mais fácil será aplicar os pontos lean na gestão de empresas da saúde, melhorando ciclos de atendimento, reduzindo custos desnecessários e aumentando a credibilidade junto ao público.
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