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Como liderar a implantação do Lean em sua empresa

Já falamos aqui no blog diversas vezes sobre os benefícios da filosofia lean (pensamento enxuto), onde se busca cortar desperdícios que não agregam valor ao cliente e melhorar a qualidade final do produto ou serviço prestado. Porém, por mais claras e explicadas que estejam as vantagens, mudar a cultura organizacional de uma empresa nunca é fácil. Dessa maneira, hoje vamos trazer dicas importantes para você liderar a implantação do lean com sucesso.

De acordo com John Kotter, professor de Liderança da Harvard Business School, doutor em Comportamento Organizacional e considerado a maior autoridade mundial em liderança e mudança, 70% dos esforços de mudanças nas organizações fracassam. Assim, Kotter desenvolveu um modelo de 8 passos para promover a transformação dentro das empresas, sendo amplamente utilizado em organizações do mundo todo.

Confira a seguir os 8 passos propostos por Kotter e esteja preparado para liderar a implantação do Lean em sua empresa.

8 passos para liderar a implantação do Lean

1º Passo: Crie senso de urgência

Criar senso de urgência não significa pressionar as pessoas para uma causa a qual elas não abraçaram. O melhor jeito de fazê-lo é trazer os fatores externos que requerem uma mudança organizacional e, você, enquanto líder, agir com urgência todos os dias.

É fundamental o envolvimento de todos da empresa e não somente um setor ou nível hierárquico. Da alta gerência até a ponta da fábrica, todos precisam ser envolvidos, entenderem o porquê da mudança e perceberem a importância de agir imediatamente.

2º Passo: Construa uma equipe para liderar a mudança

Uma pessoa sozinha não consegue engajar toda a empresa na mudança, vencer as resistências, gerar resultados no curto prazo e ainda gerenciar outros projetos. Por isso, o segundo passo diz respeito à formação de um time que agirá em prol da mudança.

As pessoas escolhidas para esse papel não precisam ter necessariamente um cargo de liderança. Nesse caso, é até mais eficaz avaliar o poder que elas têm sobre os seus colegas, seja por influência, política, carisma, credibilidade, etc. Tê-las à frente trará maior credibilidade à mudança proposta e poderá evitar resistência dos outros colaboradores.

3º Passo: Desenvolva uma visão clara da mudança

Toda a empresa precisa saber onde se quer chegar com essa mudança, como o futuro será diferente da onde se está agora. Quanto mais clara e factível for a visão, menor a resistência e mais resilientes as pessoas serão nas dificuldades iniciais.

4º Passo: Comunique a visão para toda a organização

Todas as pessoas afetadas pela mudança devem entender os objetivos da mesma e comprar a ideia desta. Lembre-se que elas terão outras atividades e preocupações, por isso, a visão precisa ser clara, de fácil entendimento e também ser fácil de lembrar.

Kotter aconselha que a visão seja a) simples, uma única palavra ou jargão; b) viva, por meio de metáforas e exemplos; c) repetitiva, com o poder de se espelhar boca a boca; e d) participativa, sendo uma comunicação de duas vias.

5º Passo: Remova barreiras e assuma riscos

Neste momento, as empresas precisam se certificar de que as barreiras humanas, técnicas e normativas sejam devidamente removidas e a base da organização seja empoderada para que as mudanças possam ser adotadas sem empecilhos.

6º Passo: Planeje metas de sucesso de curto prazo

Em processo de mudança de longo prazo, como é a adoção da filosofia lean, as metas e resultados de curto prazo são essenciais para manter a motivação dos colaboradores. Por isso, já no planejamento é importante estabelecer iniciativas prioritárias considerando quais trarão resultados mais rápidos e assim comprovar que a mudança é benéfica para a empresa.

As ferramentas de análise 5 Porquês e SMART podem ajudá-lo nesta etapa!

As vitórias a curto prazo devem ser recompensadas e estarem claramente relacionadas com o esforço de mudança. Essa atitude aumenta o sentido de urgência e fornece um feedback positivo, reforçando a motivação.

7º Passo: Consolide melhorias

Este 7º passo também é conhecido como “persistência”, uma vez que, mesmo com o reconhecimento das vitórias de curto prazo, a mudança e a adoção de um novo comportamento é a longo prazo e isso não pode se perder de vista.

8º Passo: Torne a mudança parte da cultura organizacional

Todas as mudanças e novos comportamentos adquiridos durante esse processo devem ser incorporados no DNA da empresa. É importante que a liderança tenha o papel de relembrar e reforçar constantemente sobre as expectativas deste novo cenário e evitar que antigos hábitos voltem.

Antes da implantação do Lean lembre-se!

Cultura organizacional é o conjunto de crenças, valores e paradigmas presentes em uma empresa e que se manifestam pelos comportamentos individuais e coletivos. Assim, todos os colaboradores fazem parte e ajudam na construção dessa cultura, inclusive ela é tão forte que novos funcionários se adaptam a ela mesmo sem perceber.

É sempre importante lembrar que o lean não é um projeto pontual, mas um ciclo de melhoria contínua. Dessa forma, os colaboradores devem entender que o novo comportamento a ser adotado é constantemente buscar melhorar seus processos e atividades.

Continue aprendendo sobre Lean, inscreva-se em nossa newsletter para não perder nenhum post do Lean Blog!

By | 2023-01-12T15:36:26-03:00 janeiro 29th, 2019|Gestão, Lean Manufacturing, Lean Office|2 Comments

2 Comentários

  1. […] metodologias que priorizem os participantes responsáveis pelos resultados. Por isso, ao encorajar a equipe, cada uma passa a entender seu valor e participação nos […]

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