fbpx
Home/Lean Manufacturing, Lean Office/Conheça os Pilares do lean

Conheça os Pilares do lean

Cada vez mais a ideia do trabalho lean (enxuto) vem ganhando espaço nas empresas. Sejam indústrias ou empresas de prestação de serviço, todas podem adotar o modelo de trabalho, ou melhor, o sistema de produção.

Em outro artigo, já aprofundamos mais sobre o que é e como a sua empresa pode colocar essa ideia em prática. Hoje, vamos falar de uma parte fundamental do lean, os pilares que o sustentam.

Um ponto muito importante antes de qualquer coisa é entender que o lean não é o objetivo final do processo. O grande norte é ter um produto final ou serviço de maior qualidade para o cliente e reduzir o tempo de entrega.

Os 3 pilares do Lean

Uma das melhores formas de se representar esse modo de trabalho é por meio de um desenho de casa, contendo a base, os pilares e, por fim, o telhado. Isso porque o telhado (objetivo final) e toda a estrutura só serão duradouros se a base e as paredes forem sólidas e bem construídas.

Pilares Lean

Todos os pilares do lean têm igual importância, pois, uma parede desalinhada pode colocar em risco toda a estrutura. Cada pilar possui seus princípios imutáveis, que já se mantêm desde o início do Sistema Toyota de Produção há mais de 50 anos, e suas ferramentas de auxílio para a manutenção dos princípios.

É importante lembrar que as ferramentas são um meio pelo qual os colaboradores irão atingir o objetivo final. Elas têm por objetivo enfatizar e deixar a mostra os desperdícios, enquanto o usuário irá propor soluções para a sua redução.

Clique aqui para conferir nossa série de artigos sobre os 08 desperdícios do Lean

Just in time (JIT)

Esse pilar diz respeito a ter a matéria-prima na quantidade ideal e no tempo certo. O excesso de estoque e de produtos empurrados escondem falhas na produção, desperdício e ainda aumenta a possibilidade de peças com defeito.

Assim, temos como princípios imutáveis:

  • Peça, prazo e quantidade necessários;
  • Fluir onde você pode;
  • Puxar onde você deve.

Dessa maneira, entende-se que nunca se deve fazer produção empurrada, apenas puxada, ou seja, na quantidade ideal para a próxima etapa.

Alguns exemplos de ferramentas utilizadas aqui são Kanban, setup rápido e produção nivelada.

Pessoas

O respeito ao trabalhador é fundamental para manter a casa em pé. Assim, é muito importante que se tenha treinamentos constantes e mantê-los motivados. São eles que estão na ponta mantendo todo o processo funcionando corretamente e são eles que poderão apontar e cortar desperdícios.

Esse costuma-se ser o pilar central, visto que são os colaboradores que irão trabalhar para construir os outros dois de maneira sólida. Nesse pilar, temos os seguintes princípios imutáveis:

  • Respeito aos trabalhadores;
  • Pessoas multifuncionais;
  • Capacitadas;
  • Altamente motivadas.

Qualidade Intrínseca (QI)

Esse pilar enfatiza a qualidade de todas as peças trabalhadas e deveria ser preocupação de todos os colaboradores. Aqui, temos por princípios imutáveis:

  • Jamais transferir peças ruins ao processo seguinte;
  • Dar visibilidade aos problemas;
  • Andon: a autoridade para interromper a linha de produção.

Uma única peça com qualidade inferior irá prejudicar o produto final e o telhado da casa ruirá, uma vez que o grande objetivo é entregar um produto ou serviço de qualidade ao cliente. É interessante perceber que o colaborador precisa ter autonomia para parar um processo caso os itens estejam ruins, só assim ele poderá cortar o problema e não passá-lo adiante.

Algumas ferramentas que podem ser utilizadas nesse pilar são foco na solução do problema, gestão à vista e separação pessoa-máquina.

A construção dos pilares JIT e QI se dão ao mesmo tempo, pois são complementares. As ferramentas utilizadas no QI irão agilizar as atividades e diminuir (ou até cortar por completo) os erros, enquanto as ferramentas do JIT irão auxiliar a ter feedbacks rápidos e manter a cadência de produção, deixando os erros e desperdícios em evidência.

Os dois pilares são erguidos enquanto se trabalha com as pessoas, para capacitá-las e motivá-las no dia a dia.

By | 2022-10-21T13:49:36-03:00 setembro 18th, 2018|Lean Manufacturing, Lean Office|2 Comments

2 Comentários

  1. Vendorinformationpages 21 de setembro de 2018 at 02:10 - Reply

    Obrigado, vou fazer isso!

    • Gustavo Woltmann 21 de fevereiro de 2021 at 22:23 - Reply

      Vejo que você pesquisou muito. Que bom.

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme