“É um momento muito difícil, precisamos tomar decisões todos os dias.
Devemos cumprir a quarentena e guardar as energias para um próximo momento, quando tudo isso passar a economia irá nos surpreender, positivamente e negativamente.
Olhar a situação atual de forma planejada e começar a pensar no que fazer no momento que nós formos retornar. Porque nós vamos retornar!
Utilize esse tempo de quarenta e isolamento a seu favor e de forma positiva. Vamos pensar diferente, ter ideias diferentes e conversar com pessoas diferentes. Este é um momento único para enxergar esse período como uma nova etapa e como um novo modelo. ”
PERGUNTAS:
Susan – ACIL
Hélio Terzoni – Faça planos para um cenário instável com ações diárias e semanais, com uma sequência de revisão muito grande. Pode ser que a decisão tomada hoje possa não servir para amanhã devido a mudança do cenário.
Comece a olhar para a sua empresa e a dívida em 4 perspectivas comum do mercado:
Com isso em mãos, crie dois planos para cada setor:
Susan – ACIL
Hélio Terzoni – Para fazer um plano de recuperação, analise cada uma de suas despesas ex: matéria prima, contador, salários, energia elétrica, água, etc. Olhe no máximo por 3 meses (períodos curtos).
Liste quais ações pode tomar para cancelar, eliminar ou reduzir estas despesas.
Negocie com os fornecedores: como postergar os próximos pagamentos, onde é possível reduzir e jogar prazos para frente.
Susan – ACIL
Hélio Terzoni – O primeiro passo é listar o que você tem a receber, assim terá noção mês a mês da sua receita e quanto poderá faltar. Não esqueça de considerar os clientes que já demonstram a inadimplência.
Com isso em mãos, vá atrás de linhas de créditos e fique atento a redução dos impostos. Não tenha receio de utilizar este recurso para lidar com as despesas.
Dica: Trabalhe com sua conta a receber, enxergue o que você necessita e não tenha receio de utilizar alguma linha de credito se você precisar.
Susan – ACIL
Hélio Terzoni – Com a correria do dia a dia, você provavelmente não tinha tempo para conversar pessoalmente com seus clientes.
Neste momento, liste os clientes ativos que você tem e faça uma classificação. Quais clientes você sabe que pode contar neste momento e tem um bom relacionamento. Ligue para eles e converse sobre as necessidades que estão passando neste momento, desta forma você saberá o que oferecer.
É muito mais fácil vender para os clientes que você já tem um relacionamento, seu cliente ativo é a melhor oportunidade de vender neste momento
Susan – ACIL
Hélio Terzoni – O mercado não vai voltar a todo vapor, provavelmente nem como era há 15 dias. Temos que entender que podemos fazer diferente.
Estude novos nichos e novas oportunidades no mercado que você atua. Comece a olhar sua empresa de forma diferente e positiva para poder enxergar novas possibilidades. Pense em como tirar proveito do momento atual. “
Susan – ACIL
Hélio Terzoni – Comece a questionar pequenas despesas. Exemplo: você precisa daquela impressora locada?
No Brasil temos a cultura de ter estoque. Neste momento você tem que queimar seu estoque. Quanto menos você comprar melhor será para seu fluxo de caixa.
Transforme seu estoque em dinheiro, reduza as despesas e tenha esse valor em mãos para reduzir a necessidade de crédito e para passar pelos próximos meses.
Susan – ACIL
Hélio Terzoni – Esse será um excelente desafio para os empresários.
Minha dica é montar uma equipe de profissionais para tratar com os seus fornecedores. Estude e planeje a melhor forma de lidar com eles. Converse com outras empresas e veja como eles estão fazendo.
Ligue para todos os fornecedores, do maior volume para o menor. Faça uma proposta “ganha-ganha”.
Negocie prazos, peça uma promoção e de FORMA ALGUMA caia na tentação de comprar mais do que precisa.
Gaste o mesmo tempo e energia que você utiliza para vender na hora de negociar com seus fornecedores.
Susan – ACIL
Hélio Terzoni – Liderança! Você diretor, empresário ou gerente precisa ser exemplo.
O líder é o capitão do navio, e é ele quem dita o ritmo que a empresa vai percorrer.
Converse com sua equipe, monte um comitê de crise com profissionais que você confia. Faça reuniões diárias para tomar decisões e seja o exemplo.
Sobre Home Office:
Você dever ter uma disciplina de horários, mas não necessariamente cobre sua equipe por horários. Comece a cobrar a demanda e desenvolva um novo modelo de gestão.
Comunique-se de forma constante com sua equipe e mantenha-os animados e alinhados com você.
“Devemos entender que, do mesmo jeito que nos movimentamos para iniciar a nossas empresas, temos que nos movimentar para nos manter no mercado.
Diretores, empreendedores e empresários possuem uma enorme responsabilidade com o momento e a realidade que estamos passando. Têm em mãos a oportunidade de transformar as empresas, o país e a sua cidade completamente, no momento em que sairmos dessa fase.
Precisamos tomar decisões corajosas! Mesmo durante a crise temos responsabilidade de melhorar vidas, gerar renda e pelo crescimento e a transformação do nosso país.
Mas, para isso, precisamos passar por uma mudança de cultura para transformar tudo ao nosso redor. A nossa energia e a nossa força vão realizar a transformação das empresas, negócios e das nossas vidas. “
Esse conteúdo sobre: A Transformação das Empresas em tempos de COVID-19, foi desenvolvido em parceria com a Acil- Associação Comercial de Londrina.
Preencha o formulário e nós entraremos em contato!
Copyright © 2021. Conheça nossa Política de privacidade.
Ed. Twin Towers, Av. Tiradentes, 501 – Jd. Shangri-lá | Londrina – PR
20º Andar, Sala 2001 – Torre 1 I CEP 86070-545
E-mail: contato@terzoni.com.br | Fone: (43) 3322-6330 | Celular: (43) 99917-2244
Acompanhe nossas redes sociais!