“Mas por que eu vou mudar a forma que trabalhamos hoje se está dando certo?”
Essa é uma das perguntas que mais vemos no mercado e queremos dizer que há diversas razões para promover uma mudança no seu negócio. Mesmo que aparentemente esteja tudo certo e a sua empresa seja lucrativa, é possível que existam pontos de melhoria significativos e que você tenha desperdícios de recursos que não tenha percebido. Uma das metodologias mais adotadas atualmente pelas empresas ao redor do mundo para evitar isso é a implantar a filosofia Lean.
A essência do pensamento lean (enxuto) é o corte ou a redução de tudo o que é desperdício e não agrega valor ao cliente em qualquer processo. A ideia central é simples, mas os benefícios e impactos no negócio são relevantes e transformadores. Por envolver mudança de cultura, implantar Lean pode exigir um certo esforço de quem estiver a frente do projeto, porém, com a ajuda profissional certa e tendo em mente os motivos e porquês da adoção de uma nova filosofia de trabalho, valerá a pena.
Os benefícios do lean serão percebidos tanto no aspecto financeiro, quanto no engajamento dos trabalhadores. Assim, confira no post de hoje os 7 principais motivos do porquê engajar a sua equipe nessa mudança.
1. Redução e/ou corte de desperdícios
O pensamento lean enxerga oito tipos de desperdícios que consomem dinheiro, tempo e energia nas empresas e que precisam ser eliminados dos processos e do dia a dia. São eles:
- Espera: Tempo de espera por equipamentos, materiais, pessoas e informações.
- Defeito: Qualquer defeito no produto final traz prejuízos à empresa, seja pelo reparo, retrabalho ou, o pior, a perda de confiança do cliente.
- Transporte: Todo deslocamento de material que não agrega valor ao produto.
- Movimentação: Todo movimento de pessoas que não agrega valor, como buscar ferramentas, materiais, informações etc.
- Excesso de estoque: Matéria-prima mais do que o necessário independente do motivo, como falta de confiança no fornecedor, problemas de qualidade ou mau planejamento. Estoque parado significa capital parado que não pode ser investido.
- Excesso de produto final: Produzir mais que o necessário para atender a demanda do cliente também significa dinheiro parado.
- Mau ou super processamento: São operações que não agregam valor ao produto e/ou ao cliente, como processos complexos sem motivos ou etapas em excesso.
- Intelectual: Profissionais que não conhecem o processo ou não receberam treinamento adequado.
2. Fazer mais com menos
Ao eliminar esses desperdícios, há o corte de custos, dinheiro que poderá ser investido em estratégias mais lucrativas, como expansão de mercado, novos produtos de acordo com a demanda do cliente ou capacitação da equipe. Dessa maneira, a sua empresa poderá produzir e lucrar mais, investindo menos dinheiro e gastando menos recursos.
Um ponto importante para ser enfatizado é que implantar o Lean não se baseia no corte de trabalhadores e, sim, nos desperdícios citados anteriormente. Com o tempo economizado, os colaboradores podem se dedicar a atividades mais estratégicas ou serem alocados em novos projetos. Se isso não for deixado claro a todos, pode se mostrar como uma grande barreira a qualquer mudança de trabalho.
3. Alinhamento de trabalho de toda a empresa
A adoção do lean começa em um único processo, mas o ideal é que se espalhe em todas as áreas e fluxos de trabalho da empresa. Isso é importante para potencializar os resultados, uma vez que pequenos desperdícios em diversos processos terão um impacto significativo para o negócio.
Tendo todos trabalhando com a mesma filosofia, será mais fácil entrar no fluxo de melhoria contínua, perpetuando o pensamento lean. Além disso, novos colaboradores adotarão a cultura organizacional com mais facilidade e agilidade.
4. Engajamento dos trabalhadores
A ideia do pensamento lean e da melhoria contínua é que essa atitude parta dos próprios colaboradores que trabalham no processo, uma vez que são eles que estão no dia a dia e enxergam os desperdícios. Quando as sugestões deles são escutadas e colocadas em prática, aumenta o engajamento deles com o trabalho e a estima com o que fazem.
Colaboradores satisfeitos e engajados apresentam um dia de trabalho mais produtivo e, principalmente, com melhor qualidade.
5. Ambiente de trabalho propício à alta produtividade
Os desperdícios também estão relacionados ao ambiente físico de trabalho, como layout de produção, organização, segurança, entre outros. As ferramentas do lean, como o 5S, ajudam a criar um ambiente de alta produtividade, uma vez que tudo é organizado para que o colaborador não perca tempo e possa trabalhar com segurança, reduzindo acidentes, erros e paradas desnecessárias.
6. Agregar valor perceptível aos olhos do cliente
No lean, o cliente deve estar no centro das mudanças, uma vez que o corte de desperdícios é feito a partir do que não traz valor a ele. Por exemplo, se não há demanda do mercado, não há motivo para estocar matéria prima ou mesmo produto final, ou ainda, acrescentar etapas ao processo que não agregam valor no produto ou serviço que o cliente adquire.
Dessa maneira, o foco está em fazer melhorias principalmente no que irá trazer mais qualidade ao produto ou serviço, como itens sem defeitos ou uma entrega mais ágil.
7. Metodologia aplicável a diversos segmentos
Mesmo tendo surgido na indústria automobilística, o pensamento lean é aplicado nos mais diversos tipos de negócios, como em hospitais, bancos, departamentos administrativos, logística e muito mais.
Por se tratar de uma filosofia, ele é extremamente adaptável. Seguindo a essência do pensamento, os resultados positivos podem ser alcançados por todos os segmentos e áreas de trabalho.
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