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O que é o Lean Thinking (pensamento enxuto)?

O Lean é uma filosofia que se originou a partir do sistema Toyota de produção e se tornou vastamente conhecido a partir das obras de James P. Womack e Daniel T. Jones  nos anos de 1990.

Seu principal objetivo é agregar mais valor ao produto a partir da redução dos desperdícios e o aumento do foco na padronização e qualidade dos processos.

Dessa forma, temos alguns termos que se ramificaram a partir daí: Lean Manufacturing, Lean Office e o Lean Thinking.

Nesse artigo, entenderemos o que é o Lean Thinking, quais o seus princípios e como é possível aplicá-lo em seu negócio. Veja adiante!

Lean Thinking: o pensamento enxuto

O Lean Thinking poderia ser simplesmente traduzido como o pensamento enxuto. É uma filosofia para as estratégias empresariais que foca no fluxo do valor para o cliente, buscando a máxima eficiência na produção despendendo o mínimo de recurso possível.

O sistema Toyota surgiu em um cenário pós-guerra totalmente em crise, onde era estritamente necessário ter autodisciplina e economia de recursos para garantir a própria sobrevivência dos negócios.

Assim, nesse período surgiram conceitos e princípios que hoje guiam as mais variadas empresas para obter mais sucesso e rentabilidade a partir da redução de custos e da satisfação dos seus clientes.

Veja abaixo quais são os cinco princípios do Lean Thinking:

  • Valor: definir o que é entendido como valioso para seu cliente;
  • Fluxo de valor: selecionar os processos que agregam valor ao cliente;
  • Fluxo contínuo: organizar os processos;
  • Produção Puxada: produção sob demanda;
  • Kaizen: a melhoria contínua dos processos.
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Especificando o valor

O valor é definido pelo cliente final. Ele que irá especificar qual a sua necessidade em produto ou serviço e qual o preço que pode pagar. Por outro lado, é o produtor que irá agregar o devido valor ao seu produto, desde o seu atendimento rápido e eficaz até a entrega do seu produto dentro do prazo com a qualidade esperada.

O primeiro passo aqui é entender a demanda do cliente e o que ele realmente precisa, deixando de lado itens supérfluos que não farão diferença para a sua utilização.

Muitas empresas se queixam dos problemas financeiros buscando um aumento na venda da mercadoria, quando muitas vezes o problema pode ser solucionado focando na redução de custos a partir da identificação dos desperdícios.

Somente após entender o que é esperado pelo cliente, é possível focar em quais ações internas que ajudam na formação do valor e, então, identificar quais são os desperdícios durante seu processamento.

Veja também o artigo sobre os desperdícios do Lean e entenda sobre Estoque e Excesso de Produção

Esse princípio pode ser alcançado na prática a partir de reuniões, conversas e um relacionamento próximo com o cliente.

Definindo o fluxo de valor

Nessa fase, é necessário desenhar todo o fluxo de produção: da compra da matéria-prima até a entrega e distribuição do produto finalizado. Quantos processos existem?

Faça o desenho desse fluxo em um quadro grande especificando cada etapa que acontece durante sua produção. Depois, analise quais dessas etapas são aquelas essenciais que geram o valor que o seu cliente precisa no produto.

É essencial a construção do seu fluxo de valor porque ele permite visualizar de forma clara com a sua equipe o passo-a-passo da produção, identificando mas facilmente desperdícios e problemas no processo como um todo.

E quando nos referimos a processos desnecessários, estamos englobando desde a espera pelo funcionamento de um maquinário, a emissão de documentos duplicados ou a entrega de relatórios que não são devidamente utilizados.

Criando o Fluxo Contínuo

Após selecionar cada etapa que é necessária para sua produção, eliminando processos que não agregam valor ao seu produto, é hora de organizar, criar e disseminar qual o seu fluxo contínuo de processo de produção.

Para o Lean Thinking, é necessário estipular qual a ordem de cada etapa, garantindo que não haja desperdícios com espera ou transporte entre a finalização de uma etapa e o início da próxima. Operários ociosos geram custos e aumentam os desperdícios.

Produção puxada

Os conceitos de Lean trazem algumas ferramentas que auxiliam na organização de uma produção puxada, ou seja, a produção que trabalha sem estoques. Aqui, somente com a entrada de novos pedidos de fabricação que um novo processo se inicia, evitando que produtos sejam feitos a mais, acarretando a formação de estoque.

O mesmo acontece com a reposição de matéria-prima e outros insumos. Ao retirar do almoxarifado uma quantia x de recursos, uma identificação visual conhecida como Kanban é emitido, acusando a necessidade de reposição desses itens. Isso garante que haja sempre a quantidade correta utilizada pela empresa.

Kaizen: Foco na melhoria contínua

conceito de Kaizen dentro do Lean Thinking é a busca pela perfeição. Após identificar a cadeia de formação de valor, estabelecimento do fluxo e organização dos seus processos, o Lean Thinking propõe que os times sejam organizados para buscar limpeza, trabalho padronizado e melhoria na qualidade do produto. Ter processos bem delineados no papel, mas não obter uma cultura organizacional voltado para a mudança, não trará grandes efeitos na rotina.

O Lean Thinking pode ser aplicado nos mais diferentes cenários, o seu ponto de partida é sempre uma equipe engajada e uma gestão bem preparada para motivar os colaboradores.

Cada etapa do processo deve envolver a organização como um todo, mesmo que as mudanças aconteçam por setores, um a um. Assim, o Lean Thinking é muito mais que uma estratégia gerencial, é uma filosofia que busca autodisciplina e consciência.

5 Comentários

  1. […] adaptação de alguns conceitos para as realidades das organizações, isso sem deturpar o cerne do lean thinking. Os processos de trabalho e o fluxo de valor no chão de fábrica da indústria automobilística […]

  2. […] a linha do pensamento enxuto (lean thinking), o qual visa a eliminação de desperdícios do processo que não agregam valor ao cliente, […]

  3. […] se tornando cada vez mais comum entre indústrias e empresas de todos os segmentos. A essência do pensamento enxuto é cortar de qualquer processo tudo o que é desperdício e que não agrega valor ao cliente, isso […]

  4. […] de sucesso e sustentação dos esforços de transformação, tornando possível a incorporação do pensamento Lean às práticas do dia a dia de maneira […]

  5. Andykaufmantony 22 de agosto de 2018 at 14:57 - Reply

    Obrigado

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