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Principais ferramentas do Lean

A prática do lean está se tornando cada vez mais comum entre indústrias e empresas de todos os segmentos. A essência do pensamento enxuto é cortar de qualquer processo tudo o que é desperdício e que não agrega valor ao cliente, isso faz com que se reduza custos e otimize os recursos das empresas.

Sabendo que é possível aplicar técnicas diferentes para identificar e reduzir esses desperdícios, confira as principais ferramentas do lean e como elas podem ajudar a sua empresa a melhorar os seus resultados.

11 Ferramentas do Lean que farão a diferença em sua empresa!

  1. 5s

O 5s reúne cinco conceitos simples que são fundamentais para garantir a qualidade do processo e a redução de desperdícios. São cinco palavras começadas em “S” em japonês e, ao traduzir, temos:

  • Separar (Seiri): Separar os materiais e equipamentos necessários para o trabalho, descartando o que não for realmente útil;
  • Organizar (Selton): Tudo o que for utilizado para o processo precisa ter definido e identificado um local para guardar após o uso;
  • Limpar (Seiso): Manter o local de trabalho limpo e organizado, sem resíduos ou qualquer outro material desnecessário;
  • Padronizar (Seiketsu): Estabelecer normas e padrões de limpeza que devem ser do conhecimento de todos e praticados pela empresa inteira;
  • Sustentar (Shitsuke): Conscientização e comprometimento de todos os colaboradores para manter o programa adotado.
  1. Kanban

Kanban é a uma sinalização, normalmente com cartões coloridos, que organiza a produção puxada. Por sua vez, a produção puxada é produzir apenas conforme a necessidade, sem estocar produtos desnecessariamente no meio do processo.

As sinalizações do Kanban têm dois usos principais: indicar quando há necessidade de produção de determinado produto e indicar quando é preciso repor ou fazer uma requisição de um item.

  1. PDCA

O ciclo PDCA é um método que visa melhorar continuamente um processo e/ou resolver determinado problema. Por ser um ciclo, a ideia não é aplicá-lo apenas uma vez, mas trabalhar em uma melhoria contínua. A sigla é formada por:

  • Planejar (Plan): Estabelecer um plano para eliminar um gargalo da empresa ou otimizar um processo;
  • Fazer (Do): Colocar em prática o plano de ação, sem esquecer de treinar todos os envolvidos;
  • Verificar (Check): Analisar métricas e coletar observações feitas durante a execução do projeto;
  • Ação (Act): Realizar as ações corretivas levantadas na etapa anterior.
  1. Relatório A3

Método onde o colaborador apresenta o contexto de determinado problema ou oportunidade, explica o plano de ação, as métricas que devem ser acompanhadas e ainda sugestões futuras. Tudo isso dentro de uma folha de tamanho A3.

Essa prática traz objetividade ao discurso, forçando a pessoa a ter um raciocínio lógico sobre o problema e a visão sistêmica da empresa, para entender quem e como será impactado pela solução proposta.

  1. Poka Yoke

O poka yoke é uma ferramenta de gestão de qualidade que tem por objetivo eliminar as falhas humanas. É possível diminuir custos, otimizar recursos, aumentar a produtividade dos operadores e até do maquinário e ainda melhorar a qualidade do produto final.

São soluções simples, sem grande impacto em custo de implantação, durante o processo de produção, como a checagem do produto em cada etapa, que garantem a qualidade no resultado final.

  1. Mapa de Fluxo de Valor

O Mapa de Fluxo de Valor é uma ferramenta estratégica que possibilita enxergar o macro de uma produção por meio do mapeamento de todas as etapas do desenvolvimento do produto de início ao fim.

Os processos mapeados podem ser classificados de três maneiras: a) os que geram valor realmente, b) os que não geram, mas são importantes para garantir a qualidade e c) os que não geram valor e nem garantem a qualidade do produto ou processo. Esse último é o que deve ser evitado ou, se possível, eliminado.

  1. Gestão Visual

A Gestão Visual é uma ferramenta que fica a vista de todos permitindo que saibam como andam os projetos e processos produtivos sem a necessidade de perguntar para ninguém ou procurar em planilhas e documentos.

Alguns exemplos de quadros para a gestão visual são kanban, planejamento semanal, quadro de solução de problemas e quadro de controle de produção diária.

Gestão 360º - Terzoni Consultoria
  1. Fluxograma Vertical

O fluxograma vertical é uma ferramenta muito importante para a compreensão de um processo como um todo. Nele, as atividades são organizadas de maneira sequencial e vertical, sendo estruturadas com símbolos que classificam entre operação, transporte, inspeção, espera e estoque.

Esse fluxograma é rápido e simples de ser preenchido, por isso é muito utilizado para estudar detalhadamente a sequência das etapas de um processo.

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  1. GBO – Gráfico de Balanceamento de Operadores

Esse gráfico representa, de forma empilhada, as atividades que cada funcionário exerce e o tempo despendido para isso. Ele é utilizado para balancear as atividades, identificando onde há tempo ocioso e desperdícios por conta da falta de alinhamento entre os colaboradores.

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  1. Diagrama de espaguete

O diagrama espaguete representa o caminho percorrido por um produto ou pessoa dentro da empresa ao longo de um fluxo de valor. Essa ferramenta é de fácil aplicação, pois basta uma planta baixa do lugar ou um desenho em escala (com todos os equipamentos e postos de trabalho) para se fazer o diagrama. Com ela, é possível visualizar onde há deslocamento em excesso, mau aproveitamento do espaço físico, riscos de acidentes etc.

  1. Diagrama Ishikawa

Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, é uma ferramenta de qualidade que ajuda a levantar as verdadeiras causas de um problema ao se analisar todos os fatores envolvidos na execução do processo.

Todo problema tem causas específicas e estas devem ser analisadas e testadas para comprovar qual de fato está causando a situação que se deseja eliminar. Ao cortar as causas, também se elimina o problema.

Todas essas ferramentas fazem parte da gestão lean e é importante conhecê-las para saber quando aplicar cada uma delas. Lembrando que o objetivo do lean sempre é eliminar desperdícios e otimizar recursos sem perder a qualidade do produto, serviço ou processo.

As ferramentas do Lean são as responsáveis por garantir a eficiência e os resultados da implementação da metodologia. É muito importante que você conheça cada uma delas e entenda como elas podem beneficiar seus processos.

By | 2022-08-16T14:33:06-03:00 novembro 20th, 2018|Lean Manufacturing, Lean Office|3 Comments

3 Comentários

  1. […] habilitar na metodologia lean, o profissional aprenderá cada vez mais e se conectará com todas as ferramentas do lean, etapas e ensinamentos. O conhecimento adquirido tornará esse profissional uma autoridade no […]

  2. […] que você já conheceu as principais ferramentas do lean para aumentar a produtividade da linha de produção da sua fábrica de móveis, confira dicas […]

  3. […] Para que os desperdícios sejam eliminados, primeiramente, é preciso identificá-los. Alguns são bem nítidos, como uma máquina quebrada ou excesso de produção. Entretanto, outros são notados quando se analisa etapa por etapa, por meio do Mapeamento de Fluxo de Valor ou das outras ferramentas de Lean. […]

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