Muitos planejamentos falham por não considerar informações importantes na hora do planejamento do projeto. Conhecer as etapas do projeto te ajuda a analisar o que precisa constar nessa proposta, para conseguir a aprovação e, após aceito, como mensurar o sucesso obtido.
Deseja entender como uma proposta bem elaborada te ajuda a ter mais chances do seu projeto ser aprovado e implementado? Então aproveite esse conteúdo!
O que é um modelo de proposta de projeto?
O modelo de proposta de projeto é um documento que contém dados essenciais sobre o projeto, como: cronograma, orçamento, metas e objetivos a serem alcançados. Por ser uma apresentação inicial sobre uma ideia, o projeto deve ser feito de maneira resumida, focando nos tópicos fundamentais.
Um ponto importante a ser considerado aqui é que a proposta de projeto é realizada com o objetivo de ser aprovada, então é preciso ser convincente quanto à necessidade de ter o seu projeto implementado e a viabilidade disso para a empresa.
Como elaborar uma proposta de projeto convincente?
O primeiro passo para elaborar uma proposta de projeto convincente é conhecer o público-alvo para entender quais são os seus anseios e de que forma o projeto seria útil para ele. E essa utilidade deve estar explícita através de explicações sobre os benefícios e funcionalidades.
Ainda considerando o público, é imprescindível se atentar à linguagem a ser utilizada. O foco na comunicação é se fazer ser entendido pelo receptor da mensagem. Na maioria das vezes isso significa simplificar as explicações de uma maneira que o público irá entender melhor a mensagem.
Além disso, o responsável pela proposta deve se antecipar com possíveis questionamentos e conseguir responder isso com base em fontes seguras, fundamentando as informações trazidas a respeito dos problemas encontrados e da solução pretendida.
Uma dica valiosa para conseguir antecipar os questionamentos é apresentando o projeto para outras pessoas da empresa, se possível, profissionais que não estejam envolvidas na elaboração desta ação.
Brief de projeto claro
A formulação do brief é uma das ações que devem ser realizadas para a aprovação do projeto. Esse documento possui as principais informações sobre o projeto a ser disponibilizado para os membros da equipe, ajuda na comunicação e na gestão do projeto.
Um brief claro contém uma descrição breve sobre o projeto com as principais informações de forma resumida: o público alvo, os prazos a serem cumpridos, os objetivos e as métricas a serem alcançadas.
Metodologia Smart
Em busca de melhores resultados na elaboração de uma proposta de projeto, utilize as ferramentas de análise de qualidade que auxiliam no planejamento e na análise de entendimento de problemas e definição de metas mais eficientes, como a técnica SMART.
Essa sigla vem do inglês e representa cinco elementos importantes para o planejamento:
S = Specific = Específico: a meta precisa ser definida e explicada claramente para os participantes do projeto.
M = Measurable = Mensurável: a capacidade de medir através de números ou métricas facilita a análise e a comparação do progresso e dos resultados.
A = Attainable = Atingível: o objetivo deve ser traçado considerando as possibilidades da empresa e de modo que seja alcançável pelo time ao final do tempo definido e com os recursos disponíveis.
R = Relevant = Relevante: os objetivos a serem obtidos precisam estar de acordo com a solução do problema em questão.
T = Time-based = Temporal: delimitação de prazos e de data limite para o projeto ser executado pelo time.
Elaboração do cronograma
O cronograma é um recurso bem importante a ser definido ao fazer uma proposta de projeto, considerando o prazo de elaboração para cada etapa e para o projeto completo. Isso é contabilizado analisando a capacidade produtiva da equipe.
Essa noção de tempo será útil tanto na fase de planejamento quanto de execução. Afinal, todos os participantes devem ter acesso ao cronograma montado pelo responsável para acompanhar o desenvolvimento das atividades.
Nesse contexto, o gestor também deve analisar periodicamente o andamento e controlar o desenvolvimento do projeto e ver se está de acordo com o plano de ação inicial.
Conecte as pessoas envolvidas no projeto
Em busca de alcançar os resultados visados pelo projeto, deve haver o planejamento de quais tarefas devem ser realizadas e quais os profissionais aptos para isso.
Conectar pessoas envolvidas no projeto é a chave para o melhor entendimento do trabalho. Nesse sentido, a comunicação clara é um ponto fundamental a ser implementado, porque proporciona maior integração e colaboração do time com o projeto que está sendo desenvolvido.
Os indicadores de sucesso do projeto
Para que um projeto tenha sucesso, é preciso analisar quais eram os objetivos visados na proposta e quais foram os resultados obtidos ao final. Ou seja, se os problemas a serem resolvidos foram solucionados com a implementação do projeto.
Outro indicador importante é analisar como foi a experiência para os funcionários e quais aprendizados tiveram ao longo do processo.
Considerar também o prazo proposto inicialmente e o cumprimento do orçamento ajudam a analisar o sucesso da proposta de projeto.
3 dicas extras dos especialistas da Terzoni para você ser convincente na sua apresentação!
- Dica 1: Antes de começar a apresentação da proposta de projeto, deixe claro que ao final haverá um momento reservado para dúvidas e perguntas para evitar interrupções durante a sua apresentação;
- Dica 2: Na hora de apresentar a proposta de projeto, não mude o foco da apresentação. Não é o momento de discussões que não estejam no escopo do projeto, por exemplo: falar de desafios que não podem ser resolvidos com este projeto, falar de pequenas melhorias e não da melhoria principal;
- Dica 3: O foco deve ser na solução do problema e em como seu projeto promoverá melhorias e não focar no problema em si.
Relatório A3 como ferramenta para criar e apresentar um projeto
Para facilitar a criação de apresentação do projeto, aqui na Terzoni utilizamos e recomendamos a aplicação do relatório A3.
Como o nome sugere, o documento é elaborado em um papel de tamanho A3 e tem algumas divisões lógicas para serem seguidas:
- Definição do tema;
- Histórico do problema abordado;
- Condição atual do problema;
- Análise das causas raiz;
- Objetivos;
- Plano de ação;
- Acompanhamento e confirmação dos efeitos.
Seguir todas essas etapas na ordem correta possibilita encontrar soluções para os problemas e ações corretivas através de um plano sistemático de ações.
Em conjunto com as técnicas apresentadas anteriormente, é possível aumentar o nível da apresentação da proposta de projeto para ter melhores resultados.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre LEAN!
Deixe um Comentário