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Gestão da Inovação | Porque a inovação é importante para a gestão da sua empresa!

A inovação parece ser uma realidade apenas para empresas novas ou para quem tem tempo sobrando para tal atividade, mas, na verdade, já é uma realidade. Entenda como a inovação pode e deve ser aplicada na sua empresa para crescer mais e se destacar no mercado.

O que é a gestão da inovação?

A gestão da inovação se mostra como um processo contínuo que tem como objetivo gerar mais valor através da implementação de novas ideias ou soluções para problemas nas atividades do dia a dia e na empresa.

O desafio deste modelo de gestão se verifica desde o momento de propor novas ideias até a execução e análise final sobre os resultados. Assim, o processo deve seguir determinadas etapas e ser constantemente acompanhado por pelo menos um responsável.

Qual é a importância da gestão da inovação?

Atentar-se sobre a importância da gestão significa ampliar o horizonte da empresa para conquistar os clientes através de diferenciais e de aumento na percepção de valor da marca. Eles notam e valorizam quando uma empresa está focada em apresentar novas soluções e passam a buscar constantemente soluções criadas para a sustentabilidade da organização.

Em relação às outras empresas, a inovação proporciona características que as diferencia da concorrência e geram vantagens competitivas.

A depender da inovação apresentada, é possível aumentar a produtividade dos funcionários, reduzindo o valor de determinados serviços ou produtos, resultando em lucros maiores.

Existem casos em que as soluções apresentadas são revolucionárias a ponto de abrir novos mercados ou um novo nicho a ser trabalhado pela empresa em questão.

Por esses motivos, focar no processo de gestão da inovação é essencial para todos os negócios.

Quais são as categorias de gestão da inovação?

Em uma empresa, a inovação pode ser classificada de duas formas, como disruptiva e como incremental:

  • Inovação disruptiva é aquele que proporciona uma transformação radical do mercado através de uma nova ideia que consegue romper paradigmas.
  • Inovação incremental, por sua vez, é responsável por otimizar produtos, serviços ou modo de produção já existentes na empresa.

Não se esqueça, que para que as inovações aconteçam, tanto a disruptiva quanto a incremental, é necessário que haja um ambiente propício para essas mudanças.

Cultura inovativa da sua empresa

O primeiro e mais desafiador passo para que a inovação passe a ser mais frequente na sua empresa é através da cultura inovativa, que acontece inicialmente através da decisão de tratar esse tema como parte estratégica nos negócios.

Ou seja, entender que a inovação é responsável por criar valor para a empresa e clientes, é dar atenção ao tema e passar essa nova mentalidade tanto para os gestores quanto para os demais funcionários através de uma cultura inovativa.

Isso significa a reorganização para entender como a empresa funciona (hierarquia, atividades, setores, processos…), buscar o que já foi proposto e quais melhorias foram verificadas e ter claro quais os objetivos a serem alcançados.

É fundamental ter profissionais preparados para a função de criar um ambiente favorável para novas ideias e de inspirar o seu time. E todos os funcionários devem ser treinados para terem uma visão mais ampla em busca de soluções inovadoras.

Essa qualificação pode acontecer através de palestras que ajudem a desenvolver novas habilidades analíticas, comunicativas e criativas dos profissionais. Também, pode contar com o apoio da Terzoni, empresa especializada em gestão e a implementação de cultura de inovação.

Além de todo o esforço, é necessário entender que a construção dessa cultura é diária e leva um determinado tempo a ser consolidado. Por isso, é algo a ser construído pensando no longo prazo e no crescimento da empresa.

Como implementar a inovação na sua empresa?

Após a criação da cultura inovativa e percepção dos frutos dessa implementação, a gestão deve ser feita conjuntamente pelos funcionários em vez de unicamente por um superior.

A troca de experiências e abertura para entender novos pontos de vista é muito útil para entender a dimensão dos problemas a serem solucionados.

Então uma ferramenta de grande importância para o gestor é reunir um determinado grupo para conversar sobre determinada questão ou mesmo crenças da empresa que eventualmente precisam ser reformuladas para se adequarem à nova realidade.

Afinal, no processo de inovação pressupõe a desconstrução do que não está mais funcionando para a construção de novas crenças e novos modos de trabalhar para chegar nos resultados almejados.

A primeira fase dentro da implementação é justamente a coleta do máximo de informações relevantes para o processo, seja com funcionários, clientes e até mesmo especialistas (em determinados casos) para ter consciência geral sobre a questão e qual o objetivo a ser estipulado.

Na sequência, a segunda fase é a análise das ideias criadas. Afinal, nem todas as sugestões podem ser acolhidas, pela limitação de recursos humanos, financeiros e até mesmo por nem todas serem ideais para o presente momento. Por isso, deve haver uma priorização das ideias, com base em critérios pré-estabelecidos pelo gestor.

Nessa fase, o feedback é uma ferramenta importante para valorizar quem sugeriu ideias que podem ser implementadas ou otimizadas e também para mostrar de que forma aqueles cujas ideias não foram aprovadas podem contribuir mais nas próximas vezes.

A terceira etapa é a implementação da sugestão, através da criação de um plano de execução, determinando a meta a ser alcançada, quem será responsável por realizar cada tarefa, o orçamento a ser investido na inovação. Além disso, o gestor deve acompanhar o andamento da execução para garantir que está de acordo com o proposto e dentro do prazo estipulado.

Por fim, a quarta e última etapa consiste na análise dos resultados em comparação com o planejamento para entender os ganhos advindos da inovação, o valor gerado e o retorno financeiro.

Devido à relevância da inovação para a empresa, é imprescindível a criação de uma gestão própria, de planejamento e de execução em busca de otimização do trabalho, de aumento de percepção de valor perante os clientes e de vantagem competitiva em relação aos concorrentes.

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