Confira como a cultura lean pode beneficiar sua empresa e veja como implementá-la!
Falar em cultura empresarial atualmente pode parecer um tema repetido e sem grandes novidades. Mas, na prática, a verdade é que muitos líderes ainda não entendem de fato o que é implantar uma cultura com seus liderados e a importância desses valores no dia a dia.
Cultura, dentro de uma empresa, é o conjunto de todos os valores, hábitos e crenças que regem aquela organização. Por isso, uma empresa sem cultura, é uma empresa sem identidade e possivelmente, sem objetivos bem traçados.
Hoje vamos falar especificamente sobre a cultura Lean nas empresas e como é possível colocá-la em prática. Confira!
Cultura Lean nas empresas: retomando os principais pontos
Não é à toa que falamos sobre investir na cultura Lean em sua empresa. Mas, para isso, é preciso relembrar alguns pontos importantíssimos sobre a metodologia.
- Lean não é algo que aplicamos somente em indústrias. Podemos ver a metodologia sendo usada em processos administrativos, hospitais, escritórios e outras dezenas de modelos de negócios.
- A metodologia, mesmo quando aplicada em cenários diferentes, tem o mesmo objetivo: a redução de desperdícios e é regida por 5 princípios:
- Identificar o que é valor para o cliente;
- Mapear a cadeia de valor;
- Criar o fluxo de valor;
- Estabelecer produção puxada;
- Buscar a perfeição (melhoria contínua).
Como implantar a cultura Lean?
Agora que lembramos os princípios do Lean, é hora de falar como a liderança pode torná-lo a cultura da empresa.
Não é uma missão que será realizada em poucos dias. O trabalho é diário e deve contar com o comprometimento não só dos líderes, mas de toda equipe de colaboradores, como veremos a partir de agora.
1. Servindo o cliente
O primeiro ponto que trouxemos na retomada dos princípios do Lean foi sobre identificar o que é valor para o cliente.
Nessa mesma linha, está o primeiro passo para implantar a cultura Lean em sua empresa: pensar, em primeiro lugar, no cliente.
“O cliente é quem manda”, parece reger muitas empresas, mas na prática isso não é verdade. Para maximizar lucros, diversas organizações esquecem de fazer a pergunta principal dentro de qualquer processo: o que é valor para o meu cliente? O que ele irá valorizar dentro do produto/serviço que estou oferecendo?
Essa nova ideia surgindo, realmente irá agregar algo para meu consumidor?
Se lembrarmos sempre da Toyota como modelo de empresa, vamos ter em mente que, obviamente, a empresa visa lucros. Porém, todas as ações são avaliadas e decididas de acordo com o impacto que terão para os clientes e isso a tornou a referência que é há tantos anos no mercado.
Isso não é fácil. Todos os dias a liderança deve lembrar desse norte e repassá-lo em cada novo projeto, já que ter clientes satisfeitos verdadeiramente é a chave para o sucesso.
2. Buscando o que é certo
Ser verdadeiro e falar com honestidade tanto para equipe, quanto para clientes, é um dos pilares da cultura Lean empresarial.
Pode parecer arriscado e muitas vezes ser mais fácil ir pelo outro caminho, mas a integridade de uma empresa diz muito sobre o que ela entrega em seus produtos. Quando os clientes sabem que, mesmo que as notícias não sejam boas elas serão ditas, o nível de confiança é maior e consequentemente isso impacta nos resultados financeiros.
3. Decisões tomadas com cuidado, mas implantadas com agilidade
É muito comum observamos que as empresas têm pressa em resolver seus problemas. Mas, nem sempre é possível identificar o problema e principalmente, sua causa, com agilidade.
Por isso, no modelo Toyota o indicado é que se invista tempo para entender o problema e somente depois buscar e aplicar a solução.
Quando isso faz parte da cultura da empresa, a equipe de trabalho já sabe que é fundamental a participação de todos para esse processo. Quando descobrimos a causa-raiz do problema, conseguimos evitar que ele se repita. Por sua vez, se apenas solucionamos no momento, teremos que lidar com o mesmo erro/desafio diversas outras vezes.
No modelo de relatório A3, bastante utilizado na metodologia Lean, usamos um papel de tamanho A3 para identificar e tratar problemas. O desenvolvimento do método é baseado no modelo científico conhecido como PDCA (planejar, fazer, verificar e agir), que prega o diálogo entre líder e liderado como a base do sucesso. O modelo estabelece que, por meio do diálogo, é possível encontrar a verdadeira causa raiz dos problemas e, assim, solucioná-los definitivamente.
4. Compartilhando experiências pessoais de sucesso
Você, como gestor, precisa que toda sua equipe de líderes enxergue a cultura Lean como essencial para a empresa.
Por isso é importante que você compartilhe de suas experiências de sucesso com a metodologia: redução de desperdícios, melhoria contínua, melhor definição de processos.
Além de compartilhar suas experiências, inserir a liderança em cenários diários que possam experienciar o kaizen é fundamental para que eles “comprem a ideia” e repassem para seus times de trabalho.
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5. Investir em melhorias diárias
Não existe cultura Lean sem melhorias diárias. Esse não é um processo fácil e na verdade leva anos para que todos da empresa estejam na mesma frequência de trabalho, buscando eliminar a causa-raiz dos problemas.
Porém, é preciso dar o primeiro passo. Treinamentos e consultorias internas sobre a implementação do Lean auxiliam a acelerar a construção da cultura lean por toda empresa.
6. Desafie a equipe
Muitas equipes são movidas por desafios e você pode – e deve – utilizar dessa prática para motivar líderes a buscarem resultados da cultura lean com a redução dos desperdícios, redução de erros e aumento de resultados a cada ano.
Quando aplicado de forma adequada, os desafios de ver melhorias nas métricas e a disciplina para atingir resultados ao longo dos processos passarão a orientar tanto os líderes, quanto toda equipe nos trabalhos diários. É nesse momento que conseguimos enxergar uma cultura nascendo e sendo fortalecida dentro da empresa.
O sucesso para a implantação de uma nova cultura empresarial depende da consistência com que ela será aplicada pelos gestores. Não é uma tarefa fácil e é preciso dedicação – justamente por isso as empresas que aplicam a cultura Lean destacam-se em seus mercados.
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