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Desperdícios do Lean: Entenda o que é Movimento Improdutivo e Processamento Desnecessário

Aqui no blog já mencionamos algumas vezes os oito desperdícios identificados pela filosofia do Lean Manufacturing. Nesse post, especificamente, daremos continuidade no assunto, aprofundando sobre dois desperdícios primordiais: “Movimento Improdutivo” e “Processamento Desnecessário”.

Confira abaixo o que são esses desperdícios, como identificá-los e quais as formas de eliminá-los.

Desperdícios do Lean: O que é entendido como desperdício?

O sistema Lean entende como desperdício é tudo que gera custo ou gasta recursos, sem agregar valor ao cliente. Ou seja, um custo que não é percebido ou pago na venda do produto final.

O conceito é fácil de entender, mas na prática, é comum confundir atividades que geralmente são essenciais e impactam na qualidade final, daquelas atividades que podem ser eliminadas ou extintas sem prejuízo na produção.

No entanto, a dificuldade se encontra nessa identificação e mapeamento de processos que podem ser aprimorados para eliminar ou, ao menos, reduzir os desperdícios.

Para facilitar esse trabalho, as metodologias de Lean elencam oito pontos que são entendidos como desperdício em qualquer linha de produção e merecem atenção especial. São eles:

O que é “Movimento Improdutivo”?

O deslocamento de pessoas ou movimentação não ergonômica que sejam dispensáveis no processo produtivo é o que nos referimos de movimento improdutivo. Aqui, podemos tomar como exemplo quando há a necessidade de mover componentes entre um processo produtivo e outro ou, ainda, quando o colaborador necessita procurar alguma peça para maquinário ou algum documento para despachar um produto.

Quando alguma situação dessa acontece, há movimentos e deslocamentos além do necessário, acarretando atrasos nos processos. Geralmente essas situações são ocasionadas devido a:

  • Falta de organização de peças e materiais;
  • Falta de comunicação das equipes (ao identificar recursos e a necessidade de reposição de insumos, peças ou materiais);
  • Layouts mal planejados na produção;
  • Estações de trabalho mal definidas;
  • Equipamentos inadequados.

Os movimentos improdutivos em uma indústria ocasionam uma produção com menor rendimento, qualidade inferior de produto — porque há necessidade de acelerar o trabalho, — sem contar o próprio cansaço dos colaboradores envolvidos nessas atividades.

Conheça a relação entre lean e qualidade e as vantagens de se trabalhar com os dois!

Portanto, o movimento improdutivo é qualquer movimentação que pode ser evitada sem impactar no valor do produto. Para tal, deve ser estudada e bem planejada.

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O que é “Processamento Desnecessário”?

Processamento desnecessário dentro dos desperdícios do Lean toma uma dimensão mais ampla. Um processamento desnecessário pode ser uma produção acima do pedido ou a fabricação dobrada acarretada pela má qualidade do material e pela falta de algum recurso. Pode, inclusive, até ser o excesso de cópias ou relatórios em excesso de uma atividade, gerando custos com o material e retrabalho do colaborador.

As principais causas dos processamento desnecessário são:

  • A falta de instruções de trabalho;
  • A falta de comunicação entre a equipe ao designar tarefas;
  • Falta de requisitos na compra de materiais;
  • Falta de manutenção e limpeza adequada;
  • Mão de obra não capacitada;
  • Falta de especificações em relação à qualidade de produto ou exigência do cliente;
  • Etapas de projetos que poderiam ser eliminadas.

Dessa forma, o processamento desnecessário se refere a necessidade do trabalho extra ou retrabalho, no que tange a utilização de recursos materiais e má utilização do tempo dos empregados. Esse é um dos desperdícios mais comuns e que tem grande impacto nos custos de uma indústria.

Como reduzir os desperdícios de Movimento Improdutivo e Processamento Desnecessário ?

Vimos acima as causas mais comuns dos desperdícios gerados pelo movimento improdutivo e também pelo processamento desnecessário. Para evitar tais situações é necessário:

1. Planejar e disponibilizar os recursos certos na hora certa

Para cada atividade, é ideal prever quais ferramentas, quais matérias-primas e quais as quantidades são adequadas para aquela situação. Mantendo sempre quantidades reservas de fácil acesso no caso de qualquer contratempo. A organização e identificação dos materiais também é essencial.

2. Dimensionar e estabelecer as estações de trabalho

Pense na movimentação necessária de cada operário em sua estação de trabalho e qual a melhor forma de disposição. Caso seja necessário, readeque a planta de trabalho.

3. Entenda os requisitos de qualidade do seu cliente

Muitas vezes há necessidade de fabricar duas vezes um mesmo produto para atingir a qualidade esperada do cliente. Em outros momentos, a qualidade está acima do exigido na compra.

Conheça bem os requisitos estabelecidos e faça determinações de compra de matéria-prima que comportem esse pedido.

4. Prepare sua equipe de trabalho

Sempre treine e comunique com sua equipe para que todos saibam qual as exigências para aquele produto, a fim de que todos reconheçam quando há alguma matéria-prima ou recurso não adequado no processo. Além disso, prepare-os para lidar com situações não esperadas.

5. Padronize o trabalho

Utilize metodologias de padronização do trabalho para ter um maior controle do seu produto e evitar o processamento desnecessário e o movimento improdutivo.

Reduzir ou eliminar os desperdícios na produção é o primeiro passo para atingir a melhoria contínua do sistema Lean. Faça seu mapeamento de valor e trace quais as atividades podem ser otimizadas.

Esperamos que as dicas acima lhe ajudem a identificar as melhores formas de tornar o seu negócio mais produtivo e lucrativo, eliminado o movimento improdutivo e o processamento desnecessário.

Para entender mais sobre a metodologia Lean e aumentar a eficiência dos seus processos acesse os artigos a seguir!

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    By | 2019-08-29T14:03:50-03:00 junho 19th, 2018|Lean Manufacturing, Redução de Custos|2 Comments

    2 Comentários

    1. […] Clique aqui e saiba também o que é o desperdício de processamentos desnecessários […]

    2. […] estratégicos para otimizar processos. É o caso do Just in Time, método que propõe zerar e eliminar desperdícios  e […]

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