fbpx
Home/Gestão, Metodologia 5S/Aplicando o 5s na gestão dos processos

Aplicando o 5s na gestão dos processos

A metodologia do 5S é mais do que uma ferramenta, ela precisa ser encarada como uma filosofia e aplicada diariamente, seja no ambiente de trabalho ou até mesmo na vida pessoal. De origem japonesa, ela se baseia em 5 palavras iniciadas em “S”, sendo que, no Brasil, ganhou o termo “Senso” para permanecer a mesma nomenclatura e veremos detalhadamente mais abaixo.

No meio industrial, é comum trabalhar com padrões operacionais que especificam métodos, procedimentos e condições de trabalho para que se mantenha a qualidade dos produtos e resultados de determinado processo. Estes padrões também precisam garantir a execução das tarefas de forma correta, fácil e segura.

Porém, é difícil adotar padrões operacionais preocupando-se com a qualidade da entrega em ambientes de desordem e sujos. Neste tipo de local, é mais provável de encontrarmos acidentes de trabalho, produtos e serviços incompletos e quebras inesperadas de máquinas.

Por isso, implantar a metodologia do 5S, seja em indústria ou em outro setor, é benéfico para o sucesso dos padrões operacionais. A aplicação dos cinco sensos organiza e mantém limpo o local de trabalho, enquanto os padrões operacionais garantem a qualidade do que está sendo feito e seus resultados.

Antes de entender a aplicação e implantação dessa filosofia, vamos revisar quais são os fundamentos do 5S:

     Senso de Utilização (Seiri): Separar os materiais e equipamentos necessários para a realização do trabalho, descartando o que não for realmente útil;

     Senso de Organização (Selton): Tudo o que for utilizado para o processo precisa ter um local definido e identificado para ser guardado corretamente após o uso.

     Senso de Limpeza (Seiso): Manter o local de trabalho limpo e organizado, sem sujeira ou qualquer outro material desnecessário;

     Senso de Padronização (Seiketsu): Estabelecer normas e padrões de limpeza que devem ser do conhecimento de todos e praticado pela empresa inteira;

     Senso de Manutenção (Shitsuke): Conscientização e comprometimento de todos os colaboradores para manter a nova metodologia.

Gestão 360º - Terzoni Consultoria

Resultados do 5S na gestão dos processos

  • Melhora na eficiência no trabalho

Com o ambiente de trabalho limpo e organizado, tendo todos os materiais necessários em mãos, o colaborador não fará mais viagens desnecessárias para pegar uma ferramenta e nem gastará energia procurando um material sem saber onde está.

Clique aqui e saiba também o que é o desperdício de processamentos desnecessários

Ao separar todos os equipamentos úteis para o processo, a empresa não está somente cortando desperdícios com os materiais remanescentes, mas também cortando o desperdício de tempo que o trabalhador teria para fazer as atividades citadas.

Além disso, é importante também capacitá-lo para que a equipe tenha a disciplina de manter o local organizado e limpo, o que diminui o estresse dos colaboradores, otimiza o tempo deles e, consequentemente, aumenta a eficiência do seu trabalho.

  • Mais segurança no trabalho

Como mencionado, um local sujo e entulhado de materiais apresenta grandes riscos de acidentes de trabalho, contaminações, entre outros. Assim, o 5S auxilia na segurança do ambiente, ao delimitar o lugar dos materiais e também das áreas de carga e descarga, corredores para o trânsito de pessoas e promove as sinalizações adequadas.

Além disso, o colaborador também é incentivado a dar sugestões de melhorias. Quem trabalha diariamente no local é a pessoa mais indicada para identificar problemas e propor soluções simples e eficientes.

  • Manutenções adequadas e prevenção de quebras

A avaliação periódica dos materiais em bom estado e úteis ao trabalho e a limpeza frequente facilitam a identificação de mau funcionamento dos equipamentos. Muitas vezes produtos são produzidos com defeito por conta de uma máquina configurada errada ou que apresenta falhas na produção, assim, há grande desperdício de matéria-prima, tempo e dinheiro.

Por isso, a manutenção adequada e a identificação de mau funcionamento o mais cedo possível é determinante para garantir a qualidade do produto final e de toda a produção. Além de evitar que as máquinas quebrem quando era possível de ser evitado e fiquem paradas sem produzir.

Como implantar a metodologia do 5S na gestão dos processos?

A prática do 5S acontece no dia a dia, sendo importante tornar dela um hábito para que se enraíze na cultura da empresa. Veja os passos para a implantar essa filosofia com sucesso:

  1. Envolver a equipe inteira: O sucesso do 5S está diretamente relacionado ao envolvimento dos colaboradores. Os resultados alcançados serão maiores se todos participarem da organização e manutenção da metodologia.
  2. Treinar a equipe: É fundamental que a equipe seja capacitada sobre a metodologia e entenda como aplicar cada um dos Sensos. Uma boa sugestão é começar com a promoção e aplicação dos 3 primeiros “S” e, depois da efetiva aceitação, trabalhar os outros dois “S”.
  3. Mapear as áreas: Divide-se a empresa em áreas físicas, onde cada equipe pretende implantar o 5S. É importante que cada área tenha uma pessoa responsável (normalmente o próprio gerente) que possa responder por ela.
  4. Planejar as auditorias: Aqui define-se quais critérios e qual a frequência que as áreas e ações serão auditadas.
  5. Divulgar os resultados: Os resultados precisam ser compartilhados entre todos para que incentive a manutenção da metodologia. Antes de começar a praticá-la, é interessante tirar fotos de como está o local de trabalho antes do 5S para comparar com fotos do depois.
  6. Manutenção do 5S: Para que a filosofia se torne um hábito, as avaliações precisam ser periódicas, assim como a divulgação das melhorias e o reconhecimento dos profissionais mais envolvidos.
By | 2022-08-16T14:47:54-03:00 fevereiro 12th, 2019|Gestão, Metodologia 5S|0 Comments

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme