O Lean é uma filosofia e metodologia de trabalho que busca atingir o máximo de eficiência na produção com o menor custo possível, obtendo produtos de qualidade em uma escala de tempo menor.
Uma de suas principais estratégias é eliminar todos os desperdícios no processo produtivo, com a finalidade de agregar mais valor ao produto final.
Nesse post, especificamente, veremos mais sobre “estoque” e “excesso produção”, dois desperdícios do Lean facilmente constatados.
Você sabe como identificá-los e o que fazer para acabar com esses desperdícios? Vejamos mais a seguir!
Desperdícios do Lean: O que é entendido como desperdício?
O Lean identifica oito principais desperdícios que acontecem em toda linha de produção, em maior ou menor escala. Mas sua identificação nem sempre é muito evidente ao gerente do negócio ou seus colaboradores, uma vez que já estão enraizados na cultura da empresa.
O primeiro passo para buscar as soluções para cada desperdício é entender o seu conceito: desperdício é tudo aquilo que gera custo ou depreende recursos sem aumentar o valor percebido pelo cliente.
E para mapear o que realmente é essencial para gerar valor ao seu produto, deve-se fazer a análise da cadeia de valor, elencando todos os processos desde a compra da matéria-prima até a entrega do pedido.
Clique aqui e saiba o que é e conheça o passo a passo para desenhar um mapa de fluxo de valor.
Ao utilizar essa ferramenta, algumas empresas percebem que cerca de 60 a 80% dos processos não agregam valor. Por exemplo, durante o setup das máquinas ou a espera de reposição da matéria-prima, só há aumento do tempo de processamento, sem o cliente pagar a mais por isso. Portanto, é apenas desperdício.
Conhecer sua cadeia de valor e identificar os desperdícios é o primeiro passo para tornar sua empresa Lean. Veja abaixo os principais desperdícios do Lean:
- espera
- transporte
- movimento improdutivo
- processamento desnecessário
- estoque
- excesso de produção
- defeitos no produto
- desperdício intelectual
Como identificar os desperdícios de estoque e excesso de produção?
A melhor forma de identificar os desperdícios do Lean em sua empresa, é buscar conhecer cada um deles, realizar o mapeamento da cadeia de valor e passar para a análise minuciosa dos processos. Entenda melhor:
Acesse nosso artigo e entenda a cadeia de valor de processos!
O que é “estoque”?
Estoque é toda matéria-prima ou produto acabado que está armazenado e em desuso na empresa. Geralmente, é o pedido de matéria-prima ou a produção excedente que geram os estoques.
É considerado um desperdício, porque gerou um custo para a compra da matéria-prima, outro custo para armazenagem, outro custo com o tempo de transporte e, por fim, mais um custo de ocupação dos colaboradores. No fim das contas, é um material ocioso que nem sempre será usado novamente.
A principal causa para a formação de estoque geralmente é a produção empurrada, ou seja, a produção, é programada com antecedência baseada em tempo de entrega; além dos defeitos no produto final, a grande necessidade de manutenção de equipamento e o tempo muito longo para o setup de maquinário.
Esses pequenos imprevistos forçam o gestor a optar por uma produção maior e formar estoque. O que muitas vezes não é percebido é o esforço e os desperdícios gerados em decorrência dessa decisão.
O que é “excesso de produção”?
Excesso de produção é tudo que é gerado além do solicitado pelo cliente, incluindo produtos, serviços, documentos e até mesmo relatórios.
A produção em excesso é um dos desperdícios do Lean que acarretam vários outros, tais como: a formação de estoque, a imobilização de capital desnecessário, maior ocupação da área industrial, exposição de produtos a avaria e uma distorção da percepção de produtividade.
É possível perceber o quanto estoque e excesso de produção são dois desperdícios completamente conectados. Ambos podem ser gerados pela antecipação de lançamentos para evitar a ociosidade.
Além disso, outras causas que levam ao excesso de produção são as falhas na programação de produção, as falhas de comunicação entre os setores que não deixam claro a demanda e a qualidade esperada pelo cliente e a baixa confiabilidade dos equipamentos de linha.
Como acabar com o estoque e excesso de produção?
É notável que várias das causas desses dois desperdícios do Lean são decorrentes da falta de planejamento e conhecimento da cadeia de valor.
Algumas decisões simples ajudam a reduzir ou acabar de uma vez com o estoque e o excesso de produção. São elas:
- Optar pela produção puxada: a produção puxada acontece por meio da emissão de Kanbans (identificações visuais). Conforme há necessidade da emissão de novos pedidos de produção ou solicitação de compras, um cartão é emitido pela equipe de linha de produção.
Essa ferramenta evita que produtos sejam fabricados a mais, respeitando somente a quantia especificada em seus cartões. - Programação na manutenção e setup de máquinas: uma programação de manutenção, limpeza e organização evita que peças quebrem durante o processamento. Além disso, o setup deve ser realizado padrão conforme as exigências de cada cliente e depois repetido, priorizando o trabalho padronizado e garantindo a qualidade do pedido.
- Conhecer bem a demanda esperada do cliente: a equipe comercial deve conhecer qual a quantidade pedida e quais exigências devem ser atendidas. Essa prática evita que qualquer produto volte ou seja reprovado nos testes de qualidade. Toda a equipe de produção deve conhecer bem quais são esses requisitos.
- Não antecipar lançamentos em momentos de ociosidade: nenhuma demanda deve ser antecipada no caso de ociosidade dos funcionários e dos maquinários. Essa prática gera grande quantidade de produtos a mais, além de formar o estoque.
Apesar de conceitos simples, os desperdícios do Lean exigem atenção, envolvimento e preparação da equipe para reduzir custos e obter maior produtividade.
Saiba como encontrar todos os desperdícios do Lean, conheça o curso online “Produção Enxuta” da Academia Lean. Clique no botão abaixo e saiba mais!
Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre LEAN!
[…] sobre a importância da gestão do estoque e como a metodologia lean pode ajudar a sua empresa a eliminar esse desperdício e controlar melhor o estoque da sua organização. Acompanhe a […]
[…] a capacidade produtividade da empresa o guiará na tomada de decisões e a reduzir desperdícios no estoque, superprodução, tempo de produção, entre […]
[…] dos pontos principais do lean é a redução do estoque, ou seja, não fazer estoque de matéria-prima e nem produtos prontos, mas sim trabalhar sob a […]
[…] Veja também o artigo sobre os desperdícios do Lean e entenda sobre Estoque e Excesso de Produção […]
[…] no tempo certo, organizando a programação de aquisições e gerenciamento de estoque, uma vez que excesso de armazenamento de produtos esconde falhas na produção, desperdício e ainda aumenta a […]
[…] que haja excesso de produção, gerando redução no estoque e, por consequência, evita […]
[…] Desperdícios do Lean: Estoque e Excesso de Produção. […]