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Gestão de Processos com Eficiência Operacional é possível?

Qualquer empresa que deseja se desenvolver e enfrentar a concorrência deve adotar uma estratégia de melhoria contínua. Ou seja, é preciso investir em eficiência operacional como tática visando crescimento, amadurecimento e com a finalidade de evitar uma possível crise.

Pequenas mudanças feitas em diferentes níveis da empresa melhoram seu desempenho geral. Sendo assim, a implantação da eficiência operacional faz parte dessa lógica e não seria diferente quando aplicada à gestão de processos, principalmente os administrativos.

Esse conjunto de abordagens de melhoria contínua de desempenho vem sendo adotado com frequência por aqueles que querem maximizar lucro e otimizar tempo. Vamos descobrir os detalhes?

 

Afinal, o que é Eficiência Operacional?

Você já se perguntou o que esse termo realmente representa? Muitas vezes vista como uma filosofia, a eficiência operacional também é um processo de amadurecimento e de melhoria contínua.

Tornar menos moroso cada processo da empresa, seja ela de entrada ou saída, é uma forma de buscar Eficiência Operacional.

A eficiência operacional é principalmente uma métrica que mede a eficiência do lucro obtido em função dos custos operacionais. Quanto maior a eficiência operacional, mais lucrativa será a empresa ou o investimento.

Por exemplo, se conseguirmos fazer um investimento menor do que estava sendo feito na entrada e obtivermos um lucro maior ou igual na saída, isso significa que conquistamos, de certa forma, Eficiência Operacional.

Parece bem interessante, certo? Melhor ainda se disséssemos que é possível, sim, atingir máxima eficiência com Lean Office (metodologia Lean aplicada às áreas administrativas)?

 

Como utilizar o Lean Office em benefício da Eficiência Operacional?

Se você é novo em nosso blog e ainda não ouviu falar sobre o metodologia Lean, vamos explicar de forma bem simples o que é. Entretanto, recomendamos que leia o artigo 10 coisas que você deveria saber sobre a Metodologia Lean e o artigo Como obter maior produtividade na sua empresa para entender melhor o que estamos falando.

Sendo assim, de uma forma bem direta, o objetivo do Lean é acelerar todo e qualquer processo, evitando ao máximo qualquer desperdício (tempo, material e dinheiro).

Em resumo, o foco é na redução de custos sem afetar a qualidade dos resultados. Ou seja, está intimamente ligado à Eficiência Operacional.

Quando adotamos o Lean Office em prol da eficiência operacional, um minucioso estudo se inicia. Primeiramente, a área administrativa é observada em todos os aspectos: como recebe e manda informações, como processa tarefas e interage tanto com clientes, fornecedores e com os próprios colaboradores.

Esse é um estudo extremamente delicado e é preciso muita atenção, pois o grande problema é que em escritórios e setores administrativos é mais difícil identificar os desperdícios.

Por exemplo, enquanto nas fábricas você consegue visualizar maquinário quebrado, ou o estoque aumentando, nos escritórios você dificilmente percebe aquele sistema que você paga e não usa.

 

Problemas-desperdícios mais comuns em um escritório

  • Atividades que não fazem sentido, não agregam valor e não ajudam a atingir metas (famoso “foi sempre assim que fizemos”);
  • Perda de tempo aguardando liberações, assinaturas, procurando documentos, preenchendo à mão formulários…;
  • Movimentações desnecessárias em busca de documentos arquivados, busca de assinaturas, buscar impressão em outro setor…;
  • Retrabalho devido a informações incompletas, falha de comunicação ou falta de atenção por ter a tarefa dividida;
  • Má utilização de recursos como ferramentas contratadas e não utilizadas ou até mesmo contratação de serviços que tem uma versão similar gratuita;
  • Falta de padronização nos processos que se dá através de realização de procedimentos informais. Logo, o desperdício de tempo aumenta com os questionamentos constantes de como realizar uma determinada tarefa;
  • Múltiplas checagens de uma mesma tarefa, como muitas verificações e aprovações. Certamente, isso gera um gargalo no setor;
  • Processos manuais morosos e repetitivos que poderiam muito bem ser substituídos por um RPA (Automação de Processos Robóticos) enquanto o colaborador se ocupa em funções que exigem mais da criatividade dele.
  • Armazenamento local de informações impressas, como um arquivo morto desorganizado, dificultam muito na procura e obtenção de informações.

Como atingir a Eficiência Operacional na gestão de processos?

Primeiramente, elimine os desperdícios para ter uma melhor produtividade. Sendo assim, identifique um a um dos desperdícios e ajuste os processos a fim de conseguir maior eficiência operacional.

Entretanto, analisar, estudar, identificar falhas e empregar soluções assertivas levam tempo e precisam ser realizados por empresas que já tem experiência no setor, como a Terzoni.

Veja abaixo os números de um case de sucesso. Uma empresa do segmento de cooperativa de crédito que apostou na metodologia Lean Office:

  • Aumento de 73% na produtividade relacionado ao processo de admissão de pessoal;
  • Diminuição de 60% no tempo de processo de admissão de pessoal;
  • Aumento de 267% nos atendimentos do setor de compras;
  • Diminuição de 27% no fechamento do balancete;
  • Aumento de 29% na produtividade em relação ao cadastro de clientes.

São números impressionantes, frutos de um processo cuidadoso realizado em cinco etapas:

  1. Diagnóstico
    Observamos a rotina de trabalho e os processos da empresa.
  2. Detalhamento
    Esmiuçamos cada uma das ações para alcançar os resultados planejados;
  3. Implantação
    Capacitamos os funcionários através da implantação dos projetos;
  4. Monitoramento
    Todas as ações foram monitoradas e, quando necessário, ajustes foram feitos;

Celebração!
Sim, nós sempre celebramos o sucesso do projeto e das metas alcançadas. Isso é muito importante!

Gostou das informações ou tem alguma dúvida? Deixe seu comentário aqui embaixo que teremos um enorme prazer em ler!

Abraços e até a próxima!

By | 2024-04-19T15:57:10-03:00 maio 11th, 2021|Produtividade, Redução de Custos|0 Comments

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