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Excelência Operacional: como implementá-la nos processos?

Veja, neste artigo, os princípios e os passos para implementar a Excelência Operacional rumo ao sucesso em sua organização! 

Se você já acompanha o nosso blog, já deve saber o quão importante é a excelência nos processos operacionais de uma empresa e que esse é um dos maiores objetivos que os gestores buscam alcançar – incansavelmente.

Mas você deve ter se perguntado o que fazer para obter a tão sonhada excelência operacional nos processos da sua organização, não é mesmo? E esclarecer essa questão é o objetivo deste artigo.

A Excelência Operacional é um conceito muito difundido em organizações, no Brasil e no mundo, e ganhou notoriedade com o Sistema Toyota de Produção. O conceito se refere em estabelecer a melhoria contínua, uma maior qualidade nos produtos e/ou serviços e, claro, a eficiência nos processos operacionais de uma empresa.

Para tirar todas as suas dúvidas, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre os princípios da Excelência Operacional e como implementá-la  em seus processos.

Acompanhe conosco!

Excelência operacional: de Peters ao modelo da Toyota

O conceito surgiu quando Tom Peters, em 1982, difundiu pela primeira vez na obra “In Search of Excellence”. em 1982. No livro, o autor enfatiza que a excelência operacional acontece de forma   diferente para cada organização, pois vai de acordo com seus objetivos estabelecidos.

É importante explicar como surgiu o conceito de excelência, pois a mesma veio a ser disseminada, internacionalmente, pela Toyota com o modelo da Casa Toyota, que se baseia em uma produção de eficiência ligada aos princípios do  Lean.

O modelo da Casa Toyota se baseia nas engrenagens principais de uma organização e estabelece que:

  • Base: trabalho padronizado, melhoria contínua e fluxo de trabalho nivelado;
  • Colunas/paredes: produção de acordo com a demanda e no tempo certo (Just in Time), produtividade e a relação do uso da tecnologia com uso do trabalho humano (Jidoka);
  • Teto: menor custo, maior qualidade e foco no cliente.

Esse modelo de Excelência Operacional da Casa Toyota representa a construção de um resultado promissor e duradouro para a organização, envolvendo todas as engrenagens da organização que focam em promover a eficiência das operações com foco em fazer mais com menos sem deixar de lado a qualidade e excelência.

É importante lembrar que para sua empresa atingir a excelência operacional não precisa seguir um modelo pré-formatado e sim seguir os princípios que a move a um único objetivo: obter resultados satisfatórios utilizando menos recursos possíveis.

Para ficar mais claro, a seguir, vamos falar um pouco mais sobre os princípios da Excelência Operacional para você saber por onde começar e que podem despertar seu interesse na implantação de um programa em sua organização. Confira!

Os 4 princípios da Excelência Operacional

Para implementar a Excelência Operacional é preciso focar em quatro pilares: gestão, estratégia, processos e pessoas. Ou seja, envolver todas as engrenagens da organização a fim de funcionarem com plena eficiência e alta performance utilizando todos os recursos disponíveis, a um menor custo, para alcançar os melhores resultados para a empresa. Veja a seguir:

  • Gestão

A gestão é um dos principais pilares da Excelência Operacional, pois é com a gestão empresarial que a empresa caminha, executa e dá sequência no seu plano de melhoria contínua. Isso porquê a tomada de decisão e a concentração de estratégias partem da gestão e envolvimento da liderança organizacional.

Para um bom plano de Excelência Operacional é preciso entender as dificuldades e atender as necessidades dos líderes, de todos os níveis da hierarquia da empresa, para implementar melhorias, análise de desempenho, estratégia e processos eficientes na organização.

  • Estratégia

Outro pilar da Excelência Operacional está centrado na estratégia, que deve estar bem definida para todos os líderes e toda a equipe.

O propósito (missão, visão e valores), objetivos (saber para onde, como e para quem essas estratégias serão direcionadas), indicadores de desempenho e análise da melhoria contínua, são pontos indispensáveis para definir a estratégia da organização a fim de atingir a Excelência Operacional.

  • Processos

Fundamental para atingir a excelência em uma organização, a gestão de processos é essencial para que a integração entre as áreas de uma empresa funcione em conjunto e atinja continuamente resultados positivos.

Sendo assim, os processos – operacionais e administrativos – devem ser reavaliados e implementados de forma correta para atingir os resultados almejados pela empresa.

  • Pessoas

Uma organização não seria nada sem as pessoas, não é mesmo? E para atingir a Excelência Operacional, a empresa depende do desempenho e produtividade da sua equipe e comprometimento de seus fornecedores.

Para isso é preciso uma equipe treinada, capacitada e engajada com os propósitos da organização para caminhar alinhada a um mesmo objetivo: qualidade, eficiência e resultados.

Agora que já apresentamos os pilares da Excelência Operacional para você, gestor, ficou muito mais fácil entender o quão importante esse conceito é para sua organização. A seguir, você confere os passos para trilhar sua jornada na implementação da Excelência Operacional nos seus processos. Acompanhe!

7 passos para implementar a Excelência Operacional nos processos

Para implementar a tão almejada Excelência Operacional na organização é preciso de um plano e para isso vamos te ajudar com 7 passos indispensáveis para atingir  seu objetivo. Confira agora!

1.   Defina seus objetivos

Assim como tudo o que fazemos em nossas vidas, pessoal e profissional, é preciso ter um objetivo definido. E, como falamos, definir os objetivos da empresa (saber para onde, como, quando e para quem) são fundamentais aos resultados da organização já que é o que move pessoas, estratégias, ações e processos.

Estratégias bem direcionadas são essenciais para atingir a Excelência, pois

com os objetivos definidos e claros, a sua empresa estará direcionada a trilhar os próximos passos rumo à excelência.

2.   Tenha um planejamento

Saber para onde vai também é um ponto essencial na busca pela Excelência Operacional. O planejamento parte dos objetivos bem definidos pela organização para preparar estratégias e ações a fim de alcançar os resultados.

Esse planejamento (estratégico, operacional e tático) é o que guiará a sua organização à excelência, por isso é importante não pular ou ignorar esse passo.

3.   Gestão de processos

A gestão de processos nada mais é que analisar, administrar e controlar os processos que estão presentes em uma empresa. Saber como gerir os

processos é um dos passos mais importantes para obter a Excelência Operacional.

Para implantar a gestão de processos na empresa é necessário analisar detalhadamente os processos e buscar as atividades que podem ser melhoradas e encontrar ineficiências, gargalos, atrasos e desperdícios a serem eliminados.

4.   Lidere, motive e engaje pessoas

Anteriormente, falamos sobre as pessoas como um dos pilares da Excelência Operacional e como uma equipe treinada, capacitada e engajada com os propósitos da organização é fundamental para seguir com seu planejamento estratégico e para alcançar resultados para a empresa.

A liderança é um fator determinante neste passo para obter a excelência operacional, pois a motivação e exemplo vêm através dos gestores.

Capacitar, motivar e engajar seu time é o que tornará os seus planos em realidade. E para isso é necessário investir em treinamentos, capacitações, reuniões e ações de melhorias para que esse pessoal faça parte da excelência.

5.   Capacite a equipe e invista em recursos

Investir na capacitação da sua equipe e melhorias dos processos – como em novas tecnologias – são indispensáveis para obter a excelência operacional.

O investimento em recursos auxilia na qualidade da produção, do tempo de entrega e na melhoria contínua da execução dos processos. A capacitação da equipe diante desses recursos tecnológicos também é fundamental para saber como operar e diminuir o lead time da produção.

6.   Procure e solucione os problemas de imediato

Não deixe para resolver problemas depois, pois o depois sempre será mais caro.

Para conseguir estar sempre um passo à frente de qualquer situação ou problema, é necessário que o gestor esteja presente no gemba, onde tudo acontece.

Busque sempre encontrar falhas e analisar o que pode ser melhorado, ferramentas de índice de desempenho são úteis nesse processo e podem ser implementadas para solucionar e se prevenir de situações que podem ser facilmente resolvidas.

7.   Analise os resultados

E por fim, e não menos importante, analisar os resultados é mais um passo essencial para obter a Excelência Operacional.

Analisar os seus resultados te ajudará a identificar o que foi feito – que deu certo e o que deu errado – e também o que pode ser melhorado, é a base da melhoria contínua e para sustentar os resultados positivos para a organização.

Como começar?

 Para implantar um plano de Excelência Operacional na sua empresa é preciso que você também se capacite para liderar sua equipe e melhorar os seus processos.

E, para isso, você poderá contar com os especialistas da Terzoni Consultoria.

Responda o formulário abaixo e agende um horário com nossos especialistas. Descubra como a metodologia Lean pode potencializar os resultados e ajudar a sua empresa obter a Excelência Operacional rumo ao sucesso!

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By | 2023-01-13T17:33:23-03:00 março 2nd, 2021|Gestão, Produtividade, Redução de Custos|0 Comments

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