fbpx
Home/Gestão, Redução de Custos/10 Ferramentas para reduzir custos agora mesmo na sua empresa

10 Ferramentas para reduzir custos agora mesmo na sua empresa

Quer reduzir os custos na sua empresa agora mesmo? Veja, neste artigo, as 10 melhores ferramentas que reunimos para te ajudar!

Como sabemos, a redução de custos é um dos principais pilares do lean. Muitos gestores precisam se antecipar a fim de encontrar alternativas imediatas para reduzir os custos e apresentar bons resultados para a empresa mesmo diante da crise.

Diante disso, uma boa alternativa para começar a reduzir os custos na empresa é analisar as ferramentas utilizadas. Essa simples prática pode apresentar uma economia para o negócio e ajudar a atravessar essa etapa.

Seja em momentos de crise ou crescimento econômico, contar com ferramentas adequadas para o negócio pode gerar uma maior eficiência operacional e, consequentemente, maior economia e lucro.

Por isso, o nosso Consultor Rafael Domingues reuniu as 10 melhores ferramentas para reduzir custos na sua empresa agora mesmo. Confira a seguir!

1.  Sistema ERP

O Sistema ERP é um sistema de gestão integrado que objetiva unificar, padronizar e melhorar os processos internos a partir da centralização dos dados em um único local.

Essa ferramenta ajuda a eliminar a duplicidade de informações e o resultado é a redução de retrabalho e utilização de mão de obra.

2.  Armazenamento de arquivos em nuvem

O armazenamento de arquivos em nuvem é ideal para pequenas empresas e muitas vezes pode ser utilizado de maneira gratuita.

Esse tipo de ferramenta gera economia com a não manutenção do servidor de backup já que por se tratar de uma solução em nuvem, o backup é feito de forma instantânea.

3.  WhatsApp, Skype e Zoom

O WhatsApp, Skype e Zoom são ferramentas de comunicação muito utilizadas para eliminar ou reduzir o uso de telefone na empresa.

Além disso, essas ferramentas são alternativas para uma comunicação mais rápida e muito utilizadas para evitar o deslocamento desnecessário com o objetivo de cumprir tarefas sem atrasos.

4.  Contador on-line

Outra ferramenta muito interessante para pequenas empresas é o Contador on-line.

Além de gerar economia, esse tipo de ferramenta é vantajoso principalmente em agilidade, transparência e segurança.

Com a ferramenta Contador On-line, o gestor de uma pequena empresa pode acompanhar pela internet a contabilidade, pagando um valor mais barato conforme atividade da empresa.

5.  Utilização do Office 365

O Office 365 é um serviço online que oferece a vantagem de utilização das ferramentas mais atualizadas da Microsoft, como: Word, PowerPoint e Excel. Em planos mais avançados está incluso o Skype, Teams, Exchange, PowerBI, OneDrive e SharePoint.

A grande vantagem da utilização da ferramenta é a integração com vários sistemas da Microsoft pagando por usuário, acabando com o desperdício e garantindo mais produtividade para sua empresa.

4.  Trello 

O Trello é uma ferramenta muito utilizada para gestão de tarefas e projetos. A grande vantagem da ferramenta é a utilização gratuita e online para organizar as tarefas a serem executadas na empresa.

Além disso, o Trello é inspirado no Kanban, método que objetiva sinalizar e instruir processos a fim de ter mais controle e melhor visualização das etapas produtivas para evitar os desperdícios.

Com a ferramenta é possível organizar o fluxo de trabalho, visualizando os projetos divididos em tarefas e ações, além de envolver toda a equipe e separar por projetos.

5. Power Bi com plano gratuito

O Power BI é uma ferramenta Business Intelligence em nuvem muito utilizada para análise de negócios, dados e insights.

A grande vantagem desse tipo de ferramenta é a centralização de informações que facilita toda a análise do negócio.

Com essa ferramenta, o gestor consegue analisar o seu negócio por meio de diferentes fontes de dados em um único dashboard.

6.  Plataforma de Venda On-line

Outra ferramenta indispensável para quem quer vender mais e reduzir os custos com a hospedagem ou manutenção de lojas virtuais é a plataforma de vendas on-line contratada por planos.

Um bom exemplo de ferramenta de vendas on-line é a Loja Integrada, que tem planos a partir de R$49 com todas as facilidades para o empresário criar a sua própria loja virtual.

7.  Just in time para reduzir estoque

O Just in time é utilizado nos projetos de Lean, esta entre as ferramentas para reduzir custos e também é muito eficaz para alavancar a produtividade das empresas e eliminar os desperdícios. A metodologia JIT é baseada no princípio de só produzir na quantidade necessária, no tempo certo e fazer exatamente o que o cliente solicitar.

Em tempos de crise, o Just in time pode ser a solução para reduzir os custos eliminando desperdícios como a superprodução e produtos parados em estoque.

8. Chatbot 

E por último, não menos importante, outra excelente ferramenta para reduzir custos na empresa é o Chatbot.

O Chatbot é uma ferramenta que faz a simulação de uma conversa humana via chat. Assim, é possível automatizar conversas como, por exemplo, as dúvidas frequentes de cliente, pré-definindo o diálogo.

Colocar essa tarefa em “piloto automático” fará toda a diferença na rotina da sua empresa, pois serve para aumentar e padronizar o atendimento ao cliente, reduzindo a mão de obra para executar esse tipo de tarefa.

Esses são alguns exemplos de ferramentas que podem gerar uma redução de custos considerável para a sua empresa e fazer toda a diferença neste momento, pois deste modo é possível mudar os números ao final do mês.

A redução de custos é algo totalmente necessário para manter os negócios e obter lucro, e como vimos, essas ferramentas podem ajudar – e muito! – o seu negócio.

Se você conhece alguma ferramenta que não falamos aqui, compartilhe com agente nos comentários abaixo. 😉

Agora que você já conferiu as principais ferramentas para reduzir custos em sua empresa, que tal dar um próximo passo e entender mais sobre a metodologia lean?

O pensamento lean enxerga oito tipos de desperdícios que consomem dinheiro, tempo e energia nas empresas que precisam ser eliminados dos processos.

  Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre LEAN!

By | 2023-01-13T15:32:16-03:00 junho 2nd, 2020|Gestão, Redução de Custos|1 Comment

One Comment

  1. […] reduzir o estoque da sua empresa, a necessidade de mão de obra diminui, reduzindo ainda mais os custos fixos. Aliás, o tempo para executar as tarefas também encurta, dado que a complexidade do estoque é […]

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme