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Gestão de processos: por que é tão importante em tempos de crise?

A gestão de processos é fundamental para que a integração entre as áreas de uma empresa funcione em conjunto e atinja continuamente resultados positivos em tempos de crise. Saiba mais! 

O lean nos ensina que em tempos de crise é fundamental buscar soluções para gerir melhor os processos, estabelecer uma conexão mais eficiente com a equipe, reduzir os desperdícios e enxergar as oportunidades mesmo em cenários voláteis e de retenção econômica.

E, não basta apenas desenvolver um produto ou serviço eficiente, para que a empresa consiga se destacar da concorrência, é fundamental um foco maior na gestão de processos.

A gestão de processos é fundamental para que a integração entre as áreas de uma empresa funcione em conjunto com o objetivo de enxugar os desperdícios e atingir continuamente resultados positivos para a organização.

Neste artigo, queremos destacar a importância de um bom gerenciamento, seus benefícios e como implantá-la na empresa. Acompanhe conosco!

Por que a gestão dos processos é tão importante em tempos de crise?

De uma hora para outra, a cultura organizacional mudou e as empresas foram obrigadas a encontrar maneiras de produzir e se adaptar ao trabalho remoto.

Com diversas mudanças nos processos e na cultura organizacional, se a empresa não faz o gerenciamento de suas atividade e da sua equipe de maneira eficiente enfrentará muitos desafios.

A gestão de processos nada mais é que analisar, administrar e controlar os processos que estão presentes em uma empresa, sendo extremamente eficaz em tempos de crise.

Diante disso, ela é fundamental para qualquer empresa, independentemente do segmento ou porte, para analisar, melhorar e padronizar as operações, porque sem a gestão efetiva dos processos é praticamente impossível gerar um diferencial competitivo para a empresa.

Benefícios da gestão de processos para as empresas

Além de essencial para que a empresa, reduza os desperdícios e implemente melhorias contínuas, uma boa gestão proporciona muitos benefícios para as empresas como, por exemplo:

  • Redução de perdas e custos;
  • Aumento da produtividade e eficiência;
  • Integração de diversos setores;
  • Gestão de riscos;
  • Alcance de objetivos

Como implantar a gestão de processos na empresa?

Para implantar a gestão de processos na empresa é necessário analisar detalhadamente os processos e buscar as atividades que podem ser melhoradas e encontrar ineficiências, gargalos, atrasos e desperdícios a serem eliminados.

E para que a gestão dos processos fique ainda mais fácil de se entender, listamos cinco passos para implantar na empresa em tempos de crise ou crescimento econômico. Confira a seguir:

1º Passo: mapeamento de processos

O mapeamento de processos é o primeiro passo para implementar a gestão de processos na organização, pois tem como objetivo compreender como os negócios estão operando, documentando cada passo da operação.

O mapeamento de processos é uma ferramenta gerencial que potencializa a probabilidade dos bons resultados em uma empresa como, por exemplo,

identificar tarefas desnecessárias e reduzir atrasos ou retrabalhos, ter mais controle a fim de melhorar a satisfação do cliente.

👉 Como fazer um bom mapeamento de processos?

2º Passo: criar um fluxograma de processos

O fluxograma é uma ferramenta que mostra, por meio de gráficos, de forma visual as etapas de um processo, desde o início até o fim, para detalhar rotinas e atividades, ajudando a entender onde existem etapas desnecessárias ou onde existem pontos que precisam de ajuste.

Para criar um fluxograma de processos é imprescindível identificar todas as partes participantes. Além disso, é preciso descrever, de forma cronológica, todas as atividades, executadas dentro do processo e desenhá-lo.

E por fim, validar esse desenho com as partes envolvidas no processo, até que haja um consenso entre a equipe de análise e os interessados no processo.

👉 Como criar um fluxograma de processos

 3º Passo: indicadores de desempenho

O sucesso da gestão de processos está diretamente relacionado a esse segundo passo de implantação: os indicadores de desempenho.

Os indicadores são os responsáveis por apresentar situações, fazer comparativos, avaliar a execução de ações planejadas, mensurar e quantificar todas as variáveis que possam afetar os processos direta ou indiretamente dentro de uma empresa.

Em resumo, os indicadores de desempenho são os responsáveis pelo controle em toda organização, sendo fundamentais para estabelecer metas quantificadas e ajudar no controle de resultados da empresa.

👉 Indicadores Lean: saiba quais são e como analisar

 4º Passo: melhoria contínua

 A melhoria contínua é uma prática para aperfeiçoar produtos, serviços e processos, e consiste em uma análise detalhada dos processos para encontrar as atividades que podem ser melhoradas.

E, como o próprio termo diz, é contínuo, assim, uma determinada atividade pode ser melhorada diversas vezes ao longo do tempo por meio de sugestões, novas práticas e também novas tecnologias.

👉 Melhoria Contínua em processos: o que é e como aplicar?

 5º passo: ferramentas para gestão de processos

A gestão de processos sempre desempenhou um papel fundamental nas empresas e, hoje, seja por conta do cenário econômico devido a pandemia, se tornou mais necessário do que nunca, e utilizar de metodologias e ferramentas é um passo essencial para a implementação de uma gestão eficiente na organização.

As ferramentas de gestão são aplicadas nas empresas por serem simples e de trazerem excelentes resultados em tempos de crise e/ou crescimento.

Atualmente, existem diversas ferramentas e metodologias para a gestão dos processos, por isso destacaremos as principais e mais conhecidas e/ou utilizadas nas organizações como: Lean Manufacturing, Gestão de Qualidade Total (TQM), Six Sigma e ciclo PDCA.

Essas ferramentas são essenciais, pois são capazes de auxiliar em toda a implantação da gestão de processos de maneira simples pelas equipes e, claro, de maneira efetiva.

Entretanto, a escolha da ferramenta varia conforme a aplicação, por isso cabe ao gestor de projetos escolher a que melhor se adéqua a cada processo da empresa.

Viu só como a Gestão de Processos é extremamente importante para as empresas? 😲

É fundamental nesse momento de crise para que as empresas reduzam os custos e perdas, estabeleça um aumento da qualidade e principalmente, melhore continuamente seus resultados.

E se você quer melhorar ainda mais a Gestão de Processos na sua empresa e superar a crise, deveria ler nossos conteúdos sobre metologia lean!

Acesse os artigos abaixo e confira! 😉

By | 2024-04-19T16:02:41-03:00 junho 17th, 2020|Gestão|2 Comments

2 Comentários

  1. […] E para acompanhar as atualizações do mercado e se desenvolver profissionalmente não existe um modelo pré-formatado, é preciso desenvolver novas habilidades, buscar por qualificação e inovação em gestão de processos. […]

  2. […] para atingir a excelência em uma organização, a gestão de processos é essencial para que a integração entre as áreas de uma empresa funcione em conjunto e atinja […]

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