Ao executar uma estratégia nem sempre são alcançados os resultados esperados pela equipe. Em momentos assim, com metas abaixo do planejado, o clima de toda empresa acaba prejudicado e o caos se instala. Desse modo, em grande parte dos casos, novas estratégias são traçadas, porém novamente os resultados ficam aquém das expectativas.
Em casos assim, claramente, o primeiro ponto é entender onde está o problema, no entanto, mensurar essas instabilidades nem sempre é tarefa fácil.
A partir disso, mais do que implementar estratégias diferentes, é preciso colocar em prática um novo método de acompanhamento das ações e resultados, capaz de identificar e garantir a execução de uma estratégia mais certeira e eficaz, principalmente para a análise de toda a proposta estabelecida. Surge, assim, o Gerenciamento Diário.
O que é o Gerenciamento Diário?
O conceito de Gerenciamento Diário, como o próprio nome já indica, está ligado ao acompanhamento e gestão dos principais indicadores a partir de estratégias definidas por uma companhia, de modo altamente frequente.
Ou seja, a assiduidade dessa prática de monitoramento desenvolve de forma rápida o aprendizado, além de dar mais agilidade na elaboração de soluções e respostas para os eventuais problemas que surgirem. Desse modo, possibilita que toda a organização se torne mais preparada e segura.
Com esse processo contínuo de acompanhamento, é possível garantir que todos os envolvidos saibam se o trabalho está dentro planejado: bom ou ruim, dentro do prazo ou não, ou seja, em caso de desvios na estratégia, a equipe pode mensurar os resultados e implementar correções no tempo correto.
Como implementar esse método?
Para dar início ao Gerenciamento Diário é preciso traçar uma estratégia que vai guiar os trabalhos futuros da empresa, com um tempo de duração em média de 12 a 18 meses. Nesse primeiro momento, serão desdobradas as prioridades e o que se espera alcançar com base no propósito da companhia.
Para dar início ao Gerenciamento Diário é preciso traçar uma estratégia que vai guiar os trabalhos futuros da empresa, com um tempo de duração em média de 12 a 18 meses. Nesse primeiro momento, serão desdobradas as prioridades e o que se espera alcançar com base no propósito da companhia.
Estes desdobramentos, devem ser mensurados através de indicadores que devem abranger toda a empresa, em uma visão macro, além de cada colaborador envolvido. Neste momento, a comunicação é essencial, a fim de que todos da empresa tenham conhecimento acerca das prioridades e desafios propostos por essa estratégia. Com a interação de todos, torna-se mais fácil o processo de adaptação e, principalmente, tomada de decisão diante de ações fora do planejado que possam surgir.
Desse modo, a partir da implementação de cada passo na organização embasado pelos indicadores, torna-se capaz de discutir o planejamento e confrontar se a estratégia está sendo cumprida de forma correta. Vale ressaltar que essas discussões devem sempre ocorrer com a presença de um líder, para que tudo possa ser conduzido de maneira eficiente e objetiva, engajando todos da equipe.
O Gerenciamento Diário é uma ótima ferramenta para a gestão de pessoas, tendo em vista o estímulo na resolução de contratempos e, principalmente, no diagnóstico de problemas, possibilitando ações corretivas dentro do prazo ideal e gerando melhores performances para toda a empresa.
Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre LEAN!
Deixe um Comentário