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Escritório Enxuto: Conheça esse modelo de gestão

O Escritório Enxuto, conhecido também como Lean Office, é responsável por fazer a gestão dos processos administrativos dentro de uma empresa. Você com certeza já ouviu falar sobre a metodologia Lean Manufacturing, responsável por eliminar os desperdícios dos processos industriais, não é mesmo?

Agora, quando a metodologia é utilizada para eliminar os desperdícios nos processos administrativos, ela recebe o nome de Lean Office. Por isso, preparamos um conteúdo exclusivamente para te ensinar a aplicar esse método no ambiente administrativo da sua empresa.

Quer saber um pouco mais sobre o Escritório Enxuto e sobre como aplicar esse método na sua empresa, bem como os seus benefícios? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você. 

O que é um Escritório Enxuto?

O Escritório Enxuto, também chamado como Lean Office, é a aplicação dos conceitos da metodologia Lean no ambiente administrativo de uma empresa. Ou seja, o Escritório Enxuto nada mais é do que aplicar os conceitos do Lean para eliminar os desperdícios no ambiente administrativo, no seu escritório.

Os principais desperdícios no ambiente administrativo são:

● Tempo de espera (Lead Time) das atividades administrativas podem ser longos e imprevisíveis;
● Falta de padronização nos processos administrativos;
● Falta de integração entre as diversas equipes;
● Produção de documentos ou relatórios incorretos que precisarão ser refeitos;
● Má utilização dos horários disponíveis;
● Gasto de recursos em processos secundários que não serão utilizados na sequência;
● Equipamentos obsoletos ou inadequados;
● Espaços mal dimensionados ou com layout que geram movimentos desnecessários;
● Grande quantidade de documentos em inventário, que estão prontos para serem despachados;
● Grande quantidade de recursos sem utilização.

Como aplicar este método no ambiente administrativo?

Para aplicar o método Lean Office no ambiente administrativo, basta seguir algumas práticas simples, como:

● Identificar e eliminar os desperdícios;
● Padronizar os processos;
● Aumentar a comunicação entre os vários setores administrativos;
● Criar um ciclo de melhoria contínua.

Gestão 360º - Terzoni Consultoria

Identificar os desperdícios para eliminá-los!

O primeiro passo para aplicar a metodologia do Lean Office no ambiente administrativo é identificar os desperdícios. Para isso, é preciso fazer uma análise para saber a origem desse desperdício, por exemplo, na má utilização dos recursos ou nos deslocamentos desnecessários.

Ao identificar o problema, é possível elaborar uma solução, seja ela para fazer uma melhor utilização dos recursos ou até mesmo alterar o layout da área de trabalho.

Padronizar os processos

Depois de identificar os desperdícios, a segunda etapa é padronizar todos os processos de modo que todos os setores administrativos sigam a mesma base no dia a dia. Com essa base, será possível ter uma maior homogeneidade em todos os processos administrativos.

Para padronizar os processos administrativos, a metodologia japonesa do 5S é aplicada, que significa:

  • Seiri: senso de utilização
  • Seiton: senso de organização
  • Seiso: senso de limpeza
  • Seiketsu: senso de conservação
  • Shitsuke: senso de autodisciplina

Para se aprofundar neste conteúdo veja o artigo: 5s: a aplicação no escritório

Aumentar a comunicação entre os vários setores administrativos

Consequentemente, ao fazer a padronização dos processos, é possível aumentar a comunicação entre os vários setores administrativos. Assim, todos os processos podem ser facilitados, bem como evitar a má distribuição de insumos e produção de documentos acima do necessário.

Além disso, a comunicação entre os setores administrativos é essencial para diminuir o tempo de processamento das informações e o tempo de espera. O tempo de espera (Lead Time) é um dos maiores problemas enfrentados nos ambientes administrativos.

Seja em filas de espera ou mesmo em uma ligação muito demorada, é um problema que frequentemente se torna um empecilho para os clientes. Por isso, ao melhorar a comunicação entre os setores, é possível diminuir esse tempo de espera para garantir um atendimento mais rápido e eficiente.

Criar um ciclo de melhoria contínua

Seguindo a metodologia Kaizen de que você pode “ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje”, é preciso criar um ciclo de melhoria contínua. Não basta apenas aplicar as mudanças, é preciso estar atento para ser sempre melhor, dia após dia.

Benefícios do Lean Office

São vários os benefícios do Lean Office, mas os principais são:

  • Diminuir o tempo de processamento das atividades administrativas;
  • Redução no inventário;
  • Redução do Lead Time;
  • Maior organização no ambiente de trabalho;
  • Redução de etapas nos processos administrativos;
  • Melhor utilização dos recursos;
  • Melhor comunicação entre os vários setores administrativos;
  • Melhor utilização do tempo disponível;
  • Maior controle sobre a informação produzida;
  • Maior flexibilidade da equipe para identificar e lidar com situações adversas.

Resumindo, os benefícios do Lean Office são de diminuir os desperdícios no ambiente administrativo, consequentemente aumentando a produtividade. Ao aumentar a produtividade no ambiente administrativo, é possível também aumentar a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

Além disso, uma das maiores vantagens do Lean Office é o de fazer com que o tempo seja utilizado da melhor forma possível. Com isso, os colaboradores aproveitam melhor o tempo disponível na agenda, diminuindo o cansaço e a necessidade de fazer horas extras.

Os desafios do Lean Office

Mesmo que seja uma metodologia cheia de vantagens, a aplicação do Lean Office é cheia de desafios, como:

  • Dificuldade em identificar os desperdícios;
  • Simplificar os processos administrativos;
  • Fazer o gerenciamento das informações coletadas;
  • Ter controle sobre a produção de informação;
  • Manter a transparência nos processos administrativos.

Exemplos de aplicação do Lean Office

Para te ajudar a entender a importância da aplicação do Lean Office, separamos algumas empresas, clientes Terzoni, que aplicaram essa metodologia em suas rotinas diárias.

Com objetivo de desenvolver o capital humano através da metodologia lean. O Moinho Globo, implementou o projeto Lean Office em 7 setores: Financeiro, Faturamento, Logística, Expedição, Manutenção e Logística Interna.

Um dos resultados obtidos foi a redução em 63% do Lead Time do processo do departamento financeiro.

Clique aqui e veja mais sobre esse projeto de Lean Office no Moinho Globo.

Outro exemplo de sucesso, foi o projeto de Lean Office em uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob Unicoob,  que aumentou em 44% sua produtividade!

Clique aqui para ver mais sobre o projeto de Lean Office no Sicoob Unicoob.

Agora você já sabe um pouco mais sobre a metodologia do Lean Office e como aplicar esse método nos ambientes administrativos. Mesmo que seja um processo cheio de desafios, é uma metodologia cheia de vantagens para a sua empresa.

By | 2022-11-23T09:59:00-03:00 fevereiro 8th, 2022|Gestão, Lean Office|2 Comments

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