Gestores de todo o mundo, das pequenas, médias e grandes empresas estão buscando se modernizar para se manterem competitivas. No setor da construção civil não seria diferente.
Com o objetivo de obter os mesmos resultados e benefícios que a metodologia lean promove em diferentes segmentos do mercado como: indústria, setor de serviços em geral, área da saúde, entre outros, surgiu o Lean Construction.
De forma geral, podemos destacar que o Lean Construction — ou simplesmente construção enxuta — melhora e muito a logística, reduz os custos, atrasos e cumprimento dos prazos e elimina desperdícios em uma obra.
Em outro artigo do nosso blog falamos sobre quais são os tipos de Lean, mas neste em especial, vamos focar no Lean Construction. Então, continue a leitura e saiba o que é, como funciona e quais as vantagens de adotar essa metodologia nos processos industriais.
Qual a definição do Lean Construction?
O Lean Construction é uma otimização dos processos que tem o objetivo de entregar um produto final com qualidade. Para tal, busca-se eliminar desperdícios, bem como a marcação de um prazo rígido para a construção da obra.
O surgimento desse método começou no século 20, graças ao “modelo T” de Henry Ford, quando a produção moderna estava iniciando.
Depois, devido ao fim da Segunda Guerra Mundial, vieram as dificuldades do povo japonês, junto com a ausência de recursos, o que fez a Toyota criar um sistema de produção onde os desperdícios eram eliminados e as matérias-primas eram usadas com eficiência.
Apesar de ter sido criado em 1940, somente em 1990 o Sistema Toyota de Produção – STP virou um subsídio para o que viria em seguida:o desenvolvimento do Lean Manufacturing, a Manufatura Enxuta.
Com isso, a ideia do Lean atravessou barreiras e passou a ser feito fora das fábricas, em outros ramos do setor industrial, originando outros movimentos.
Quanto ao pensamento Lean Construction, ele inclui ainda outras bases, como o sistema clean — reciclagem de resíduos para o ambiente de construção civil. Inclusive, o mesmo começa desde a gestão produtiva até o fim do projeto.
A partir disso, nasceram os 5 fundamentos que sustentam o Lean Construction. São eles que revelam como funciona essa metodologia no processo de construção.
Como funciona na prática o método Lean Construction: os 5 fundamentos principais
Esses são os 5 fundamentos usados no Lean Construction, que servem como um manual na hora de executar projetos de construção.
Acrescentar valor à construção
Esse princípio tem a ver com as expectativas do cliente perante a construtora, a partir daqui os responsáveis pela obra devem se perguntar como agregar valor à construção.
Uma das formas mais inteligentes de oferecer experiências únicas e marcantes para seus clientes é justamente conhecendo a fundo o seu público-alvo. Dessa forma, a construtora ganha pontos na clientela e se torna realmente competitiva.
Nesse sentido, boas opções são considerar a área do terreno, os gostos dos moradores do local, faixa etária e qualquer outro dado que traga relevância para os futuros habitantes. Para saber dessas informações, vale a pena investir em pesquisas de mercado.
Eliminar o que não acrescenta
Se estamos falando de construção enxuta, isso quer dizer que temos que cortar aquilo que não é necessário. Apesar de termos vários tipos de processos ao longo da construção, a ideia é ir mais direto ao ponto, tornando assim o fluxo de trabalho mais ágil.
Portanto, nessa parte do Lean Construction, o objetivo é diminuir falhas e criar atalhos, fazendo estudos e percebendo como o fluxo de trabalho da empresa está organizado hoje.
Feito isso, vem a fase de identificar quais fases estão sendo feitas repetidas ou sem necessidade. Portanto, o objetivo deve ser substituir aquilo que for difícil por métodos mais fáceis e eficazes.
Otimizar o tempo
Otimizar o tempo em uma construção significa literalmente ser mais produtivo, isto é, fazer mais em menos tempo. Com a produtividade em alta, os desperdícios também são diminuídos.
O sistema Just in Time (JIT), criado nos anos 70, é a base desse fundamento, o qual estimula a correta administração dos materiais e uma gestão dos produtos com qualidade.
Em suma, essa parte do Lean Construction equivale a estar sempre alerta para que nenhuma tarefa seja feita ou entregue sem que aquela, seja a etapa necessária, ou então aquela na qual existe uma demanda. Inclui ainda reduzir o tempo dos ciclos, quando possível.
Reduzir a variabilidade
A construção civil é um ramo com uma forte marca de imprevistos, já que não existe uma fórmula mágica para essas situações, seus profissionais devem sempre tentar prever e ter uma solução caso elas aconteçam.
Cada projeto tem suas especificidades, prazos de entrega, materiais necessários, mão de obra necessária etc. Logo, nem sempre dá para escapar de algumas incertezas.
Porém, o Lean Construction viabiliza a adoção de certos modelos visando uma melhor garantia do tempo, de forma que haja uma redução dos desperdícios nas mais diversas etapas da obra.
Trazer transparência aos processos
Quanto mais transparência existir na gestão de obras em todas as fases da construção, melhor será a comunicação entre os envolvidos e menores serão as falhas.
Isso porque aplicar a transparência nesse contexto significa que há uma busca constante por aperfeiçoamento e melhorias.
Benefícios do Lean Construction para gestão de processos de obras
Em resumo, além dos pontos mencionados no decorrer dos 5 fundamentos do Lean Construction, esse método possibilita ainda:
- Fazer o canteiro de obras um espaço produtivo;
- Manutenção do cronograma e cumprimento dos prazos
- Eliminação de desperdícios de materiais;
- Identificação de riscos/falhas com antecedência, permitindo a correta correção em tempo hábil;
- Melhora do resultado do projeto, expresso na qualidade das obras concluídas e satisfação dos clientes.
Conclusão
As características e benefícios fazem do Lean Construction um modelo de construção enxuta e bastante valorizado nos dias atuais.
Prova disso, são o aumento de capital das indústrias optantes, bem como da boa reputação que a construtora pode nutrir a médio e longo prazo, uma vez que esse método Lean é ecológico e sustentável.
Agora que você já sabe as principais informações sobre o método Lean Construction, não deixe de ler esses outros conteúdos sobre LEAN!
Deixe um Comentário