Você já percebeu que não é possível tirar a chave da ignição de um carro sem que ele esteja desligado ou em ponto morto? Ou ainda, quando você vai conectar os cabos de uma televisão, as cores deles correspondem exatamente com as cores das entradas onde devem ser ligados? Essas são duas situações cotidianas em que vivenciamos o Poka Yoke.
Saiba também o que a Gestão Visual!
Essa palavra diferente faz parte do Sistema Toyota de Produção e tem como principal objetivo criar técnicas e dispositivos simples para prevenir erros humanos e outras falhas no processo (poka significa “erro ou desatenção” e, yoke, “evitar ou prevenir”). Esse conceito surgiu para eliminar a ocorrência de defeitos e até as inspeções e controles adicionais realizadas pelos operadores.
Um simples erro humano gera produtos defeituosos que, por sua vez, gera prejuízos para empresa pelo retrabalho, recolhimento dos itens e com a perda de credibilidade frente ao consumidor. Como consequências, ainda podemos citar a possibilidade de estragar um equipamento por receber um produto fora do padrão estabelecido.
O poka yoke é uma ferramenta de gestão de qualidade que já foi validada por empresas do mundo todo e de várias formas. Ela já é muito utilizada na produção industrial, mas por ter aplicação em processos, também pode ser utilizada por outros segmentos e departamentos. Afinal, agir preventivamente para evitar erros é uma preocupação constante dos gestores de todos os ramos de atuação.
Os tipos de poka yoke
Poka yoke de produto: É utilizado para prevenir a produção de produtos defeituosos, levando em consideração as características físicas dele, como forma, tamanho e cor. Ao estabelecer um poka yoke em cada etapa do processo de fabricação e montagem, pode-se detectar a falha com antecedência, antes do produto estar finalizado.
Poka yoke de processo: levando em conta características do produto e do processo, cria-se dispositivos e técnicas para evitar erros e falhas de produção. Por exemplo, controladores de temperatura, sensores de presença, entre outros.
As 6 aplicações do poka yoke
- Poka yoke de controle: A finalidade dessa aplicação é identificar uma falha após um processamento, onde o dispositivo pode selecionar e eliminar o erro ou ainda parar o processo para que o produto defeituoso seja corrigido ou eliminado. Como em um disjuntor, que interrompe a transmissão de energia quando há sobrecargas elétricas.
- Poka yoke de advertência: Aqui, o sistema adverte por meio de luzes e sons uma anomalia no processo, sendo que este pode, ou não, ser parado pelos operadores para evitar que um possível erro ou falha surja ali. Um exemplo comum é a luz do painel do carro indicando baixo nível de gasolina ou problema no motor.
- Poka yoke de posicionamento: Nessa aplicação, usa-se dispositivos para garantir que as peças e produtos estejam posicionados corretamente, o que impede que o conjunto seja montado de forma errada. Por exemplo, ao dispor todas as peças em prato, pode-se observar se no final da montagem há itens sobrando.
- Poka yoke de contato: Neste caso, o sistema só libera a produção a partir do contato de sensores que indicam que o produto está posicionado corretamente.
- Poka yoke de contagem: O dispositivo aqui atua por meio da contagem de produtos, onde se analisa se todas as características do produto estão dentro do conforme. Caso não estejam, o dispositivo alerta para impedir a continuidade.
- Poka yoke de comparação: Na última aplicação, o sistema utiliza sensores para comparar grandezas físicas, como temperatura, torque, pressão etc. Com isso, a operação pode ser interrompida automaticamente quando há anormalidades.
Conclusão
A aplicação do poka yoke nos processos e produção de uma empresa traz diversos benefícios ao eliminar as falhas humanas. Não ter produtos defeituosos no final de um processo representa uma grande economia ao não ter descartes ou insatisfação do consumidor, além de aumentar o volume da produção final. É possível diminuir custos, otimizar recursos, aumentar a produtividade dos operadores e até maquinário e ainda melhorar a qualidade do produto final.
Para que a solução de poka yoke utilizada pela empresa seja a mais eficaz possível, ela deve eliminar a falha, mas sem ter grandes impactos na gestão de custos. Ela deve ser simples, integrada ao processo e ser executada onde a falha ocorre, para que o defeito não passe para a próxima etapa.
Clique aqui e acesse os artigos sobre as ferramentas de análise qualidade!
Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre LEAN!
[…] Poka Yoke; […]
[…] O poka yoke é uma ferramenta de gestão de qualidade que tem por objetivo eliminar as falhas humanas. É possível diminuir custos, otimizar recursos, aumentar a produtividade dos operadores e até do maquinário e ainda melhorar a qualidade do produto final. […]