fbpx
Home/Lean Manufacturing, Produtividade, Redução de Custos/Como os 5 Princípios do Lean podem potencializar sua empresa

Como os 5 Princípios do Lean podem potencializar sua empresa

Criada com a proposta de maximizar o valor agregado ao cliente, ao mesmo tempo em que minimiza os desperdícios no processo de produção, a metodologia Lean já é considerada a maneira mais efetiva de melhorar negócios e processos.

O processo parte da definição do que é valor (a partir das necessidades do cliente), ajustamento das ações para que este valor seja efetivamente atingido e, por fim, a execução ininterrupta e cada vez melhor das ações que trouxeram resultados.  Em termos gerais, a proposta é fazer mais, de acordo com o que o cliente anseia, com cada vez menos no que diz respeito a tempo, espaço e recursos – mas sempre com qualidade.

É como se o processo de produção fosse todo baseado nas necessidades reais do cliente, o que garante, na etapa de execução, mais celeridade na entrega e consequente eliminação de desperdício. Como isso é possível? Seguindo a metodologia Lean, por meio dos seus 5 princípios, é possível identificar o que realmente tem valor para o cliente e, baseado nisso, adequar a produção de modo a atingir suas reais necessidades.

Saiba quais são os 5 princípios do Lean:

1. Identificar o valor

Nesta primeira etapa é extremamente importante entender de forma clara as necessidades do cliente, com o objetivo de fornecer exatamente o que ele precisa. O grande objetivo de qualquer empresa é conseguir satisfazer os anseios do seu cliente, obviamente, pois, a partir disso, obtém-se lucro e sabemos que lucro é o grande final esperado por toda organização.

E é exatamente por isso que o Lean elenca o valor como primeiro princípio. Neste ponto, a metodologia propõe a definição de valor pelo cliente. O processo implica na identificação da necessidade do cliente pela empresa para que ela possa cobrar por isso tão logo esta necessidade seja satisfeita.
Em outras palavras: Ouça seu cliente e você saberá qual valor satisfazer.

2. Mapear a cadeia de valor

Após a identificação da necessidade do cliente, o processo implica na  identificação das etapas que serão necessárias para desenvolver o que ele realmente precisa. Isso diz respeito a definir detalhadamente quais serão as atividades imprescindíveis para o resultado final e quais etapas podem ser eliminadas. Neste momento, o objetivo é melhorar os processos e manter o fluxo contínuo das atividades, além de constatar possíveis falhas antes de iniciar a execução do projeto.

3. Criar o fluxo de valor

Assim que a definição dos processos e a geração de valor ao cliente já estejam alinhadas (etapas anteriores), o próximo passo é fazer com que as atividades ‘fluam’. O objetivo primordial é diminuir o tempo na produção dos produtos, de processamento dos pedidos e estoques.  A ideia nesta etapa é desenvolver um fluxo que seja capaz de produzir e distribuir o produto rapidamente,  atendendo a necessidade do cliente quase que de forma instantânea.

Clique aqui e acesse o artigo: O que é fluxo de valor e como aplicá-lo em sua empresa!

4. Estabelecer o Pull (Puxar)

Nesta etapa, o objetivo é que o fluxo produtivo das empresas já seja invertido. Isto é, elas não mais ‘empurram’ os produtos para o consumidor – produzindo sem que haja solicitação de compra -, mas, sim, produzem a partir de demandas reais, onde o cliente é quem passa a ‘puxar’ o fluxo de valor da empresa, que produz somente a partir do que lhe é solicitado. O resultado é uma produção sem desperdícios, melhora no tempo de entrega e consequente satisfação do cliente.

5. Buscar a perfeição

Assim que os princípios anteriores são efetivamente estabelecidos, é hora da empresa trabalhar no seu aperfeiçoamento contínuo até que se chegue a um estado ideal e próximo da perfeição, atingindo a redução total de desperdício no processo. Nesta etapa, todos os envolvidos nas etapas de produção devem ser capazes de identificar oportunidades de melhoria contínua e aplicar mudanças, buscando continuamente a melhor forma de criar valor.

Para entender mais sobre os resultados esperados na sua empresa com esses princípios aplicados, confira esse conteúdo que trouxemos em nosso blog!

Agora que você já conhece os 5 princípios do Lean, você também baixar nosso e-book completo sobre O que é Lean Manufacturing e como ele funciona na prática! e ficar craque no assunto. Qualquer dúvida, deixe nos comentários que ficaremos felizes em te ajudar!

By | 2024-07-04T11:15:18-03:00 fevereiro 14th, 2018|Lean Manufacturing, Produtividade, Redução de Custos|1 Comment

One Comment

  1. Leo Farias 23 de setembro de 2018 at 20:35 - Reply

    muito bom o artigo

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme