Os desafios na área da saúde são muitos e não seria diferente na parte de gestão médica. Dessa forma, a otimização de serviços parece algo distante, quase impossível para alguns. Entretanto, a produtividade na área da saúde é possível e nós vamos mostrar o porquê.
Um dos principais métodos utilizados para evitar desperdícios é o Lean. Essa metodologia visa minimizar custos e desperdícios de produção e maximizar a produtividade, e é claro, o lucro.
Se esse termo é novo para você, recomendamos que leia o artigo 10 fatos sobre Metodologia Lean e também o artigo sobre tipos de Lean. Dessa forma você vai compreender muito mais nosso texto e, certamente, melhorará a produtividade na área da saúde. Continue acompanhando nosso artigo e boa leitura!
Como conseguir produtividade na área da saúde
Quando o assunto é gestão da área médica, o seu termômetro sempre serão os pacientes e os colaboradores envolvidos. Ou seja, o valor é definido pelo paciente. Qualquer tarefa ou ações que não possuam valor agregado da perspectiva do paciente é considerado um desperdício.
Logo, pacientes e equipes insatisfeitas são sinais claros de que algo não está funcionando bem e é preciso analisar o setor inteiro para identificar os erros, ou como chamamos, os desperdícios.
Um paciente satisfeito é aquele que consegue fazer um rápido agendamento, não espera muito para ser atendido e quando atendido, o faz em um tempo justo. Já uma equipe organizacional fica satisfeita com sistemas mais fluidos e rápidos, aliviando a carga de trabalho e melhorando a sua produtividade.
Mas, afinal é possível melhorar a produtividade na área da saúde? Sim, é possível e o mais incrível é que isso pode ser feito de forma simples, como você verá a seguir.
Defina metas
Qual a sua meta? O que você deseja melhorar? Essas são perguntas importantíssimas a serem feitas, pois assim já se consegue determinar um ponto de partida. Ao identificar os desperdícios nos processos você descobre sua meta.
Por exemplo, você identificou que muito tempo é tomado ao se resolver as glosas e isso acarreta em acúmulo de outras tarefas. Logo, sua meta é agilizar esse processo.
Outro exemplo interessante é o longo tempo de espera para atendimento de pacientes. Salvo exceções, como um atendimento hospitalar emergencial, o restante é possível de otimizar, para a felicidade de quem espera.
Metas definidas? Agora é a hora de trabalhar com o Lean Healthcare.
Lean Health
O Lean Health é uma vertente da Metodologia Lean, voltado especialmente para a área da saúde. A importância de usar Lean em hospitais proporciona redução de custos e recursos consumidos. Além disso, outro ponto importante que já falamos aqui, é a satisfação de seus usuários, ou seja, os pacientes.
Para se ter uma ideia, o Lean Health pode ajudar a otimizar os processos relacionados a seguradoras, planos de saúde, fornecedores e, é claro, aos colaboradores.
Veja abaixo alguns dos passos utilizados pelo Lean Health visando acabar com desperdícios.
- Determinar o valor justo do serviço;
- Elaborar e padronizar fluxo de atendimento;
- Incentivar a busca pela perfeição em oferecer o melhor, otimizando tempo e agregando valor ao serviço;
– Agora, acompanhe abaixo alguns dos benefícios ao se adotar gestão Lean para melhorar a produtividade na área da saúde.
- Padronização de procedimentos;
- Otimização do tempo na realização de tarefas;
- Minimizar custos;
- Reduzir e até mesmo eliminar retrabalhos;
- Incentivar o uso de tecnologia como um facilitador de processos.
Respeite os profissionais envolvidos
Lembre-se: a comunicação é essencial e deve ser estimulada sempre. Quando falta comunicação entre setores, fica muito difícil chegar na solução de um problema.
Por exemplo, o problema está no atendimento ao paciente e isso precisa ser resolvido. Como os gestores podem buscar uma resposta se não há uma comunicação assertiva com quem está na linha de frente, lidando diretamente com o paciente?
Valorizar e dar voz a esses colaboradores é imprescindível para que não haja desperdícios.
Além disso, invista na capacitação das equipes. Busque capacitá-los para usar da melhor forma possível as tecnologias oferecidas. Dessa forma, o colaborador se sente valorizado e também alivia a carga de trabalho.
Gostou das dicas? É provável que você também goste dos artigos 5S em hospitais, Profissional Lean Health e Gestão de materiais na área da saúde. Boa leitura!
Abraços e até a próxima!
Quer aumentar a Produtividade na área da saúde?
Agende agora mesmo uma conversa com os especialistas da Terzoni e saiba mais.
[…] layout funcional tem processos e equipamentos em setores de trabalho específicos (como os ambientes hospitalares). Já o layout em linha possui máquinas lado a lado, lineares e padronizadas a uma peça em […]
[…] O que fizemos neste projeto de Lean na Saúde? […]