A filosofia lean originou-se do Sistema Toyota de Produção e foi amplamente difundida em diversas organizações e chão de fábrica. No entanto, isso não quer dizer que ela só pode ser aplicada em indústrias, sendo que outros segmentos e ramos de trabalho também podem se beneficiar desta filosofia. No artigo de hoje vamos entender um pouco mais sobre os principais tipos de lean que são praticados pelas empresas.
Entendendo o conceito do lean e o seu principal objetivo – reduzir desperdícios e gerar mais valor para o cliente – você pode adaptar as práticas e metodologias apresentadas para se encaixar no seu setor.
Diferentes tipos de lean?
Antes de abordarmos os tipos de lean, é importante enfatizar que eles não são pensamentos e/ou filosofias diferentes. Todos eles são a aplicação do pensamento enxuto, o mesmo praticado pela Toyota há décadas, com o mesmo princípio do lean “original”. A diferença está na adaptação de alguns conceitos para as realidades das organizações, isso sem deturpar o cerne do lean thinking. Os processos de trabalho e o fluxo de valor no chão de fábrica da indústria automobilística são bem diferentes de quando olhamos para processos administrativos ou quando comparamos com a rotina de um hospital.
Dessa forma, independente do segmento em que você está inserido, queremos destacar os cinco princípios da filosofia lean:
- Identificar o que é valor para o cliente;
- Mapear a cadeia de valor;
- Criar o fluxo de valor;
- Estabelecer produção puxada;
- Buscar a perfeição (melhoria contínua).
Veja mais sobre os 5 princípios do Lean, acesse o artigo completo aqui!
Todas as mudanças trazidas com o lean visam a redução de desperdícios do processo de produção e a entrega de um produto ou serviço de maior qualidade ao cliente final. Você vai perceber ao longo do texto que, por mais que os segmentos de mercados sejam diferentes, muitos problemas são similares e as soluções podem ser replicadas sem grandes mudanças.
Os tipos de lean
Lean manufacturing
Aqui vemos a aplicação do lean onde ele se originou: no chão de fábrica, com destaque para a indústria automobilística. Dentro do Sistema Toyota de Produção, também conhecido como sistema enxuto, todos buscam produzir mais utilizando menos recursos sem afetar a qualidade da entrega final, por isso, a identificação e corte dos desperdícios é fundamental.
O lean identificou oito tipos de desperdícios que devem ser diminuídos ou, preferencialmente, eliminados: espera dos funcionários por equipamentos, materiais, defeito no produto em qualquer etapa de produção, transporte desnecessário de mercadorias, movimentação desnecessária de pessoas, estoque em excesso de matéria prima, excesso de produto final sem a demanda do cliente, processamentos desnecessários e intelectual a baixa utilização das ideias e habilidades dos funcionários.
Você também pode acessar nossa série de artigos sobre os 8 desperdícios do Lean!
Lean office
Quando aplicamos a filosofia lean em áreas administrativas, seguimos a mesma essência de eliminar desperdícios, porém, primeiro deve-se identificar onde eles estão. Podemos afirmar que burocracias desnecessárias são um desperdício, uma vez que atrasam o processo. A simplificação de processos pela eliminação de excessos torna as atividades menos burocráticas e totalmente focadas na entrega rápida do produto final.
O fluxo de valor nos escritórios pode ser traduzido para o fluxo de informações e a criação de conhecimento. Para ajudar na identificação dos desperdícios nesse tipo de ambiente, é importante aplicar os conceitos de Gestão da Informação em todas as etapas do processo, desde a demanda informacional até a geração de novos conhecimentos para a empresa.
Lean healthcare
No meio hospitalar, temos por cliente final o paciente, então busca-se reduzir desperdícios, custos e atividades desnecessárias que não agregam valor a ele. Aqui o grande objetivo é trazer mais qualidade aos pacientes pela redução de erros e tempo de espera e ainda implementar uma rotina de atendimentos uniformizada, na qual a equipe trabalhe em sincronia e com agilidade.
Os benefícios mais tangíveis da utilização do lean em hospitais estão justamente na redução dos problemas mais comuns deste ambiente, como longas filas de espera, custos crescentes e diversos tipos de desperdícios recorrentes em todos os sistemas de saúde. Ao eliminar tarefas desnecessárias, os colaboradores terão mais tempo e recursos para se dedicarem a atividades que realmente importam, como a segurança do paciente e a qualidade no atendimento.
Lean construction
As etapas e processos que ocorrem no canteiro de obras são, na grande maioria, repetitivos e replicados em outros projetos, como a construção de uma alvenaria ou a concretagem.
Ao mapear o fluxo de execução de forma integrada e criar um ritmo de produção, é mais fácil de se enxergar onde estão os desperdícios e reduzir ou eliminar atividades que não agregam valor.
Em uma obra, podemos dividir as atividades em: trabalhos que agregam valor (requisitos importantes ao cliente) e trabalhos que não agregam valor, ou seja, os desperdícios. Estes possuem duas categorias: não agregam valor, mas são inevitáveis em certas situações, e desperdícios puros, que não agregam valor em nenhum aspecto e devem ser eliminados.
Lean service
Se conseguimos aplicar o lean em processos administrativos, onde o produto muitas vezes é intangível, também é possível trabalhar essa metodologia em empresas de serviços. Autores sobre o pensamento Lean, destacam que nesse caso o lean service precisa seguir três metas: entender o valor/propósito certo, procurar pelo processo certo com o melhor método e valorizar as pessoas e suas realizações.
Seguindo o princípio lean, o foco deve estar nas atividades valorizadas pelos clientes finais, sendo essas flexíveis e, claro, capazes de atender as necessidades de quem compra. Aqui também é fundamental mapear o fluxo do processo para identificar as atividades que não agregam valor.
Em todas as aplicações, mas em especial no lean service e no lean office, o uso de ferramentas visuais são extremamente úteis para deixar as melhorias e mudanças mais visíveis e tangíveis.
Agora que você já conhece os principais tipos de Lean é hora de se aprofundar em cada um deles. Acesse os artigos a seguir e continue aprendendo!
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