Hoje muito se ouve sobre o termo lean e suas aplicações, como lean manufacturing, lean management e lean office. Essa palavra significa “enxuta” e cada uma das suas vertentes visa trabalhar dessa forma, adotando práticas estabelecidas lá nos anos 50 pela empresa japonesa Toyota e que trazem muitos resultados para as empresas atuais.
Clique aqui para conhecer o significado da metodologia Lean
Resumidamente, a essência do pensamento enxuto é cortar de qualquer processo tudo o que é desperdício e não agrega valor ao cliente, como matéria-prima em excesso, grandes estoques de produtos prontos e o deslocamento desnecessário de recursos, sejam eles materiais ou humanos.
Em uma primeira impressão, é possível que você ache que esses pequenos cortes não fazem diferença no todo da empresa, porém, quando aplicados em todas as áreas corporativas, as economias se multiplicam e geram uma grande diferença no final do mês.
Conheça os 4 principais benefícios do Lean!
1. Produto, serviço e atendimento com mais qualidade para o cliente
O cliente deve ser foco de tudo o que a empresa faz. É preciso se ter claro os processos de cada área e enxergar aqueles que de fato trazem valor ao produto ou serviço da perspectiva do consumidor.
Quantas vezes não nos perdemos na burocracia interna e atrasamos a entrega de projetos ou de outras demandas? Se algo está te fazendo prejudicar o cliente e não atender as expectativas dele, é preciso ser eliminado.
Pensar da perspectiva do consumidor, nos obriga a entregar produtos e serviços melhores, além de prestar um atendimento de qualidade para fidelizá-lo. O objetivo é ter uma base de clientes saudável e que volte recorrentemente.
2. Otimização e organização dos recursos da empresa
Como um dos pontos principais do lean é não fazer estoque de matéria-prima e nem produtos prontos, mas sim trabalhar sob a demanda do mercado, você terá menos materiais parados e ocupando o seu espaço físico.
Assim, poderá organizar melhor o espaço de trabalho das equipes e não terá pessoas ou materiais ociosos pela falta de demanda ou organização. No lean, não há excessos e nem desperdícios.
3. Aumento de produtividade e eficiência dos colaboradores e da gestão
Os gestores da empresa perceberão que podem ter muito mais resultados com os mesmos e até menos recursos. Com os excessos eliminados, temos um processo simplificado o que facilita o fluxo de trabalho contínuo e uma supervisão mais certeira.
Cada colaborador ficará dedicado a uma estação e desenvolverá atividades de alta performance nela. Além disso, a metodologia é extremamente participativa, ou seja, os profissionais não só podem como devem sugerir melhorias constantes e trazer novidades do mercado para aperfeiçoarem os processos e suas atividades. Somado a uma área de trabalho organizada e limpa, a equipe ficará muito mais motivada e produtiva.
4. Aumento nos lucros
Todos os benefícios do lean citados e mais alguns outros fatores levam ao aumento dos lucros da empresa, pois uma vez que os desperdícios são cortados, a margem de lucro aumenta.
Além da própria capacidade produtiva, já que com menos etapas de produção (aqueles processos em excesso que foram cortados), a entrega do produto será mais rápida e você poderá vender mais em menos tempo.
Com mais dinheiro em caixa, é possível reinvestir na contínua evolução do lean dentro da empresa e otimizar cada vez mais os seus recursos, tudo isso sem precisar investir em grandes espaços físicos ou materiais de produção.
Conclusão
O foco do pensamento lean é colocar o cliente no centro e cortar todos os excessos até os mínimos detalhes, como o tempo despendido de um colaborador para buscar no almoxarifado a reposição de um material que estava utilizando. Isso deveria estar próximo dele ou ainda ter um profissional apenas para repor os recursos de toda a área.
Sem excessos, o trabalho é otimizado, ou seja, é feito com uma maior qualidade, mais rápido e com menos matéria-prima. Os colaboradores se motivam por não ter ociosidade, por influenciarem diretamente nas mudanças dos próprios processos e se tornam mais produtivos.
A própria gerência se motiva por não ter perda de tempo e por ter claro quais atividades devem ser feitas e cobradas. E, por fim, a sua empresa tem redução de custos e aumento no lucro.
Agora que você conhece os principais benefícios do lean, separei alguns artigo que você pode gostar. Confira!
Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre LEAN!
Deixe um Comentário