Entenda como a implementação desse modelo de gestão estratégica auxilia no controle dos indicadores pelos líderes e no crescimento das empresas de acordo com a sua visão e missão.
O que é o Balanced Scorecard?
O Balanced Scorecard (BSC), também conhecido como Indicadores Balanceados de Desempenho, é uma ferramenta criada por Robert Kaplan e David Norton, professores da Universidade de Havard, para aprimorar a gestão estratégica dentro dos negócios.
A proposta desse modelo se baseia na visão completa dos negócios para medir o desempenho em cada setor e facilitar a execução do que foi planejado anteriormente.
Como o próprio nome sugere, busca-se analisar de forma balanceada as métricas da empresa para então tomar decisões mais acertadas e direcionadas sobre o futuro da organização.
Um grande diferencial desse modelo de gestão é trabalhar de modo a unir tanto o que precisa ser feito no presente quanto o planejamento para o futuro sem perder de vista a visão e a missão da empresa.
As quatro perspectivas do Scorecard
Existem diversas ferramentas que têm como objeto apenas a perspectiva financeira. Apesar de sua importância, somente essas informações são insuficientes para ter uma análise 360 da empresa. Consequentemente, o processo de gestão se torna incompleto e não é o mais indicado para ser aplicado nos negócios.
Por isso, o Balanced Scorecard aborda as relações de causa e efeito entre quatro perspectivas dentro da empresa:
- Perspectiva Financeira: está relacionada a entender como aprimorar os trabalhos de modo a atender as necessidades dos clientes, com ênfase nas metas de tempo, de qualidade e de serviço;
- Perspectiva dos Clientes: o foco está em entender o que é importante para satisfazer os acionistas da empresa e ter maiores rendimentos, normalmente ligado à lucratividade e crescimento do negócio;
- Perspectiva dos Processos Internos: envolve quais as atividades devem ser realizadas para promover a satisfação dos clientes;
- Perspectiva do Aprendizado e Crescimento: diz respeito às melhorias que podem ser feitas para aprimorar as atividades, os procedimentos, os produtos e os serviços prestados e também trazendo novidades no mercado competitivo. Desse modo, há um aumento de valor e de eficiência na empresa.
Com os dados coletados é possível comparar o que foi colocado como meta no início e qual é o progresso atual das atividades. Além disso, permite concluir se está de acordo com o esperado ou se é preciso rever os processos e realizar mudanças no decorrer do caminho com o intuito de ter os melhores resultados.
Todas essas áreas estão relacionadas entre si e o desempenho de uma afeta diretamente a outra, então cuidar da visão global é fundamental para alcançar o sucesso da empresa.
Os desafios dos gestores na gestão estratégica
Uma grande dificuldade na gestão das empresas é que com a correria das atividades do cotidiano, perde-se o foco do que precisa ser realizado no futuro, ou seja, da visão de negócio.
Para solucionar essa questão, o BSC é uma visão que permite atender diversas necessidades gerenciais em um único modelo de gestão e alinhar as ações do presente com os objetivos a longo prazo.
Estrategicamente, esse método também promove uma maior colaboração entre o líder com o seu time, porque existe um planejamento e uma clara atribuição de quais são as funções de cada um e como o trabalho impacta no todo para a empresa. O resultado disso é um maior envolvimento dos colaboradores.
O gestor precisa garantir que as metas sejam cumpridas e a verificação é feita a partir métricas de: qualidade, tempo, desempenho, entre outras.
Caso alguma informação demostre que a execução está aquém do planejado, será necessário um estudo mais aprofundado para entender a origem desse problema e as causas e efeitos entre as perspectivas.
A partir da reunião desses dados, o gestor deverá tomar uma decisão de qual é a atitude correta a ser tomada naquele momento, seja corrigir uma falha ou, eventualmente, cancelar o prosseguimento se verificar a necessidade.
Com um bom planejamento, atribuição clara de tarefas entre os colaboradores e acompanhamento constante dos processos pelo líder, as chances de crescimento da empresa aumentam consideravelmente.
Implementação do método de gestão Balanced Scorecard para impulsionar a sua empresa
O Balanced Scorecard tem sido um grande sucesso desde a sua criação, na década de 90.
Para implementar essa ferramenta na sua empresa, o primeiro passo é criar um mapa estratégico que contenha a missão e o valor da empresa, e os pontos em comum.
Esse mapa funcionará como um guia para os colaboradores do que precisa ser feito para chegar ao resultado buscado, quais são as suas atribuições e o prazo para cumprir com as tarefas.
Na sequência será necessário criar a estratégia e as metas a serem alcançadas. Destaca-se que a meta deve ser realista, específica, mensurável, atingível e com tempo determinado.
As metas devem englobar as quatro perspectivas do BSC: Financeira, Clientes, Processos internos e Crescimento.
Essa etapa é fundamental, porque – juntamente com os indicadores de desempenho – guiará o responsável durante a gestão estratégica a verificar o cumprimento das atividades no decorrer do tempo.
De acordo com os resultados, o gestor terá a análise 360 do andamento do negócio e dos objetivos para saber se está conforme o previsto ou se é preciso fazer alguma mudança nos planos com o intuito de chegar nos melhores resultados.
Outra circunstância que afeta diretamente o rumo da execução é a análise de mercado e de comportamento dos clientes, que acabam mudando por inúmeros motivos, como uma crise internacional ou uma nova tendência.
Considerando as vantagens do modelo de gestão estratégico Balanced Scorecard, essa é uma excelente ferramenta para medir o desempenho da execução de planejamento, solucionar problemas e impulsionar a sua empresa, proporcionando resultados prósperos.
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