Para quem acompanha nossos conteúdos e estuda sobre o universo Lean, sabe que eliminar desperdícios é a essência da metodologia.
Por isso, identificar desperdícios na produção é tão importante se pensarmos em um trabalho que seja eficiente e gere resultados positivos, com lucros crescentes ano a ano.
— Se este for seu primeiro acesso aqui no blog, e ainda não conhece os 08 desperdícios da metodologia Lean acesse antes os artigos a seguir:
- Desperdícios do Lean: Entenda sobre os Defeitos e o Desperdício Intelectual.
- Desperdícios do Lean: Estoque e Excesso de Produção.
- Desperdícios do Lean: Entenda o que é Movimento Improdutivo e Processamento Desnecessário.
- Desperdícios do Lean: Entenda o que é a Espera e o Transporte.
Vamos hoje, então, abordar como você e sua equipe pode combater esforços desnecessários internamente. Confira!
Colete dados:
Quem mede, controla. Isso deve ser sempre lembrado para a gestão da produção, tempo ou estoque e na implementação de um projeto.
Coletar dados e ter um registro atualizado de cada etapa facilita muito o planejamento de novas ações, geração de relatórios A3 e comparações entre o que já foi feito.
Por exemplo, apenas por meio de registro é possível analisar as mudanças que aconteceram depois de um trabalho específico de gestão da qualidade ou a implantação dos 5S.
Além de coletar dados, esse registro pode ser feito por imagens e fotos. Em ambientes de fábricas, as imagens fazem toda diferença. Você pode fazer isso por meio de fotos ou vídeos e, depois, analisar pontos que no dia a dia podem passar ser a devida atenção.
Avalie seu estoque para identificar possíveis desperdícios
Você já sabe que o excesso no estoque precisa ser eliminado rapidamente. Na metodologia Lean, buscamos atingir o máximo de eficiência na produção com o menor custo possível.
O estoque é toda matéria-prima ou produto, que está parado na empresa. Geralmente, erros de cálculos e pedidos em excesso geram esse desperdício que ainda é comum em muitas empresas.
Por exemplo, uma empresa que produz pela previsão, para ter algo a pronta entrega, e não necessariamente pelos pedidos, pode ter um estoque parado, gerando desperdícios por:
- Compra da matéria-prima
- Custo da armazenagem
- Tempo de transporte
- Tempo dos colaboradores
Por isso, controle de estoque é uma das principais maneiras de identificar onde estão os desperdícios na sua produção.
Controle tempos:
Para falarmos sobre medição de tempo, é preciso lembrar que cada empresa e indústria possui necessidades diferentes, por isso os processos de medição de tempos precisam concordar com cada realidade.
Existem alguns tipos de tempos que auxiliam no momento de identificar desperdícios:
Tempo Cíclico: É o tempo em que ocorrem todos os ciclos de todas as peças.
Ex: Colocar a peça na máquina e acionar.
Tempo periódico: É o tempo de uma atividade em que ocorre a cada determinado número de peças.
Ex: A verificação da qualidade de uma peça deve ser feita a cada 80 unidades produzidas.
Lead time: Como já trouxemos em um artigo especial sobre tempos, o lead time é o tempo que uma peça demora para percorrer toda a linha de produção até a entrega ao cliente final. Esse processo leva em consideração coleta de matéria-prima, linha de montagem, componentes de produção, transporte, logística, etc.
Lead time de estoque: O cálculo é baseado na quantidade de estoque em dia/hora.
Lead time para transporte (fluxo): Quando falamos em transporte interno, refere-se ao período total da rota. Se for o caso de caminhão, é o tempo de trânsito mais carga e descarga.
Para entender mais sobre tempos e medições, confira o artigo.
Crie e monitore indicadores:
“Não se gerencia o que não se mede,
não se mede o que não se define,
não se define o que não se entende,
e não há sucesso no que não se gerencia” (William E. Deming)
Indicadores são essenciais tanto para o planejamento, quanto para o controle dos processos nas empresas. É por meio destas informações que conseguimos medir resultados periódicos e também definir metas.
De forma resumida, os indicadores são a forma usada para avaliar a execução de um planejamento durante um período, em termos de qualidade e quantidade.
Como são dados precisos, ao analisá-los conseguimos identificar desperdícios e também oportunidades.
Saiba mais sobre os indicadores do Lean!
Identifique seu valor junto ao cliente:
Desperdício é toda ação e investimento que não consegue ser transferido como benefício ao cliente. Ou seja, que o cliente não enxerga o valor.
É preciso lembrar que valor é bem diferente de preço. O preço é quanto o cliente paga monetariamente pelo serviço ou produto. O valor é o que ele enxerga e atribui ao que está recebendo. É justamente nesse valor percebido que ele decide pagar o preço (R$) pedindo ou não.
Quando falamos em produção de bens, o valor agregado é quando as matérias-primas são transformadas em produtos. Atividades na produção que não contribuam para esse processo podem ser consideradas perdas – e consequentemente desperdícios.
Por isso, identificar o que é de valor para seu cliente e conseguir entregar no produto, faz parte do processo de perceber o que está sendo positivo e gerando lucros ou não.
Se você quer aprender a eliminar definitivamente os desperdícios dos seus processos, conheça o curso “Os 8 desperdícios e uma ferramenta para identificá-los no seu processo”. Acesse o link abaixo para saber mais!
Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre LEAN!
[…] de essencial para que a empresa, reduza os desperdícios e implemente melhorias contínuas, uma boa gestão proporciona muitos benefícios para as empresas […]
[…] porém outros subprocessos existem ex: a pesagem, sendo necessário mapear todo o processo para que desperdícios sejam identificados e melhorias sejam […]