fbpx
Home/Lean Manufacturing/Implementação do Mapa de Fluxo de Valor em Silos – Cooperativas Agroindustriais

Implementação do Mapa de Fluxo de Valor em Silos – Cooperativas Agroindustriais

As empresas estão cada vez mais buscando ter uma gestão estratégica e ferramentas que as mantenham competitivas e atualizadas no mercado.

Para que isso seja possível, muitas ferramentas baseadas na filosofia do Lean Manufacturing podem ser utilizadas para aumentar a vantagem competitiva das empresas.

Em cooperativas agroindustriais existe um fluxo logístico de materiais principalmente nos silos, que possui como principal objetivo transportar insumos e produtos. Assim, a chegada e saída de materiais do armazém precisa estar sempre organizada.

Aqui está a importância da utilização dessa ferramenta na gestão de processos. Continue com a gente para entender mais!

O que é o Mapa de Fluxo de Valor?

O Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) ou Value Stream Mapping (VSM) é uma ferramenta que veio da filosofia Lean Manufacturing (ou manufatura enxuta – sistema de produção desenvolvido pela Toyota, no Japão, em 1950) e propõe um sistema produtivo mais eficiente por meio da redução de desperdícios na fábrica. Atualmente é utilizado em metodologias Six Sigma também, pois contribui para melhoria de processos em empresas de diversos segmentos.

O Mapeamento do Fluxo de Valor permite a visualização do fluxo completo dos processos, uma ferramenta muito importante e muito utilizada para detectar as causas de desperdícios no fluxo de valor.

Benefícios do Mapa de Fluxo nas Cooperativas Agroindustriais:

  • Permitir um olhar sistêmico dos processos;
  • Identificar desperdícios;
  • Auxiliar no gerenciamento de toda a cadeia produtiva;
  • Apresentar a real capacidade produtiva;
  • Otimizar o uso de equipamentos;
  • Permitir o foco nas melhorias que trarão resultados mais significativos ao fluxo de valor;
  • Auxiliar a manufatura enxuta desenvolver um processo eficiente, capaz de produzir apenas o necessário e no momento certo;
  • Permitir que o processo tenha um menor lead time, alta qualidade e baixo custo.

Como aplicar o Mapa de Fluxo de Valor em Silos?

O MFV possui uma simbologia específica e para desenhá-lo é necessário coletar informações de todo o processo.

Para construir o MFV e visualizar o fluxo completo nos silos é necessário seguir as seguintes etapas:

1 – Monte uma equipe multifuncional com todas as partes interessadas no processo que planeja mapear e colete as informações. É interessante reunir os gestores e os principais responsáveis por cada processo para a realização de uma auditoria em cada etapa, para identificar os fluxos de materiais, informações e auxiliar no mapeamento.

2 – Desenhe o mapa de estado atual utilizando a simbologia da ferramenta. Nesta etapa alguns dados precisam ser coletados, como: tempo de ciclo, número de colaboradores e turnos em cada processo, estoque, fluxo de informação, cliente, fornecedor, etc. 

Obs.: não coloque informações desnecessárias ou a mais.

3 – Ao finalizar o mapa atual, é necessário identificar os desperdícios e traçar estratégias para eliminá-los. Nesta etapa é importante calcular o takt time, para entender as melhorias que são necessárias e quais processos estão agregando valor.

4 – Após estas análises, desenhe o mapa de estado futuro, com as melhorias definidas e os desperdícios eliminados.

Com o mapa atual e futuro, os gestores podem tomar a decisão de implementar as melhorias ou não.

Como propor melhorias utilizando o Mapa de Fluxo?

Após a implementação é importante comunicar a equipe das mudanças a serem realizadas, ou seja, deixe claro todas as oportunidades de melhorias que surgiram e envolva todo o time nesta fase do projeto.

Um plano de ação precisa ser criado e métricas precisam ser definidas para medir se as mudanças estão trazendo os resultados esperados.

Assim que as mudanças forem realizadas, é necessário treinar a equipe, padronizar o novo processo, criar indicadores para monitorar e proporcionar uma cultura de melhoria contínua.

Em uma cooperativa de grãos, o fluxo logístico de materiais envolve o recebimento, armazenamento e expedição. Neste fluxo, várias etapas são necessárias para que o produto seja armazenado e entregue com qualidade e no prazo correto. Além disso, a logística envolve exportação de grãos, e requer maior atenção nas regras e questões fiscais.

O Mapeamento do Fluxo de Valor permite visualizar como são realizadas todas as etapas e quais melhorias são possíveis no processo de recebimento e armazenamento de grãos em silos.

Na cooperativa agroindustrial o fluxo segue a ordem de recebimento de mercadoria, armazenamento, separação de pedido e envio da mercadoria, porém outros subprocessos existem ex: a pesagem, sendo necessário mapear todo o processo para que desperdícios sejam identificados e melhorias sejam propostas.

Assim, a ferramenta dará início na análise do fluxo logístico e no estudo de tempos, estoque, fluxo de materiais e informações da cooperativa.

Com as informações coletadas, é possível desenhar o mapa do estado atual do fluxo logístico nas cooperativas agroindustriais, identificar os desperdícios, discutir melhorias e desenhar um mapa de estado futuro.

Após cumprir estas etapas, é possível apresentar a real capacidade produtiva nas cooperativas agroindustriais, propor a otimização do uso dos equipamentos, permitir que o processo tenha um menor lead time, melhorar a qualidade dos processos e reduzir custos.

O Mapeamento do Fluxo de Valor possibilita uma análise dos processos que envolvem a armazenagem de grãos em silos. É uma fermenta que traz dados reais e mostra como é o processo logístico atual, sugerindo melhorias e com outras ferramentas e dados da empresa, irá auxiliar na tomada de decisão de melhoria de processos.

É indicado começar um projeto de melhoria nas empresas utilizando esta ferramenta, principalmente porque conseguimos ter uma visão de todas as etapas dos processos, fluxos de materiais e de informações.

Após realizar o MFV, outras ferramentas do Lean podem ser utilizadas também para otimizar processos e resultados, além de promover a melhoria contínua, como por exemplo, o Fluxo Contínuo, 5S, Diagrama de Ishikawa, Gestão Visual, Relatório A3, Kanban, Kaizen, PDCA, Andon, Heijunka, entre outras.

Caso você queira realizar a Implementação do Mapa de Fluxo de Valor em Silos na sua cooperativa agroindustrial ou na sua empresa, entre em contato com nossa equipe e entenda como essa ferramenta pode beneficiar os seus processos!

By | 2023-01-25T17:18:15-03:00 agosto 31st, 2022|Lean Manufacturing|0 Comments

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme