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Excelência nas áreas administrativas – Lean Office

Veja neste artigo como promover excelência nas áreas administrativas por meio da equipe!

Será que tenho controle sobre as áreas administrativas da minha empresa? Será que meus funcionários estão usando toda sua capacidade intelectual para resolver problemas? Como faço para manter o foco da equipe no cliente e no lucro? Como faço para que os funcionários se envolvam com a estratégia da empresa? É possível mensurar a produtividade da equipe administrativa?

Estas e outras perguntas são dúvidas constantes entre empresários e administradores. Será que tem solução? E a resposta é sim!

Ao nos inspirarmos na cultura Toyota, que deu origem ao Sistema Toyota de Produção (TPS), podemos observar que para se tornar uma das mais lucrativas indústrias automobilísticas do mundo, a cultura predominante na empresa é a da excelência. E como isto se materializa no dia a dia? Com o comprometimento dos funcionários em fazer certo, de preferência logo na primeira vez.

Isto envolve uma busca por melhoria contínua, onde cada um conhece o seu papel, o seu propósito e se preocupa genuinamente em fazer certo cada vez melhor. E nada é tão bom que não pode ser melhorado.

Seguindo este princípio a empresa toda se envolve em uma energia que fica longe da estagnação, longe da acomodação que é muito perigosa.

Como obter Excelência nas áreas administrativas?

Se a empresa ainda não tem esta cultura desenvolvida, ainda possui vários funcionários imaturos para um processo de melhoria contínua, mas mesmo assim quer trabalhar a excelência na estratégia, que metodologia é possível adotar? É possível sonhar com a excelência nas áreas administrativas?

A resposta é sim, é possível! O Lean Office pode ser o primeiro passo. A implementação do pensamento enxuto nos processos administrativos é fundamental para criar uma nova visão dos processos, para que novos conceitos de gestão sejam implantados e disseminados na organização.

Para iniciar a implementação do Lean Office é necessária a formação de uma equipe que será responsável pelo projeto. Os profissionais devem ser treinados nas ferramentas poderosíssimas de gestão de projetos e de lean. Caso não possua profissionais capacitados na sua equipe, se faz necessário estimulá-los a estudarem, a conhecerem mais, melhorando cada vez mais os resultados da empresa.

Este trabalho, quando guiado por um profissional especializado, empodera a liderança e estimula bons resultados na condução das equipes, motiva funcionários, proporciona um clima de cooperação e abertura para resultados diferentes dos que vêm sendo obtidos até o momento.  

Com isto, pessoas que estão na zona de conforto sentem-se incomodadas e reagem positivamente, começam a entrar no clima de melhoria. Desta forma, inicia-se um processo de mudança de cultura dentro da empresa, onde se faz mais com menos, onde se faz uma vez só e da maneira correta, sem retrabalho, onde as pessoas valorizam a produtividade, o conhecimento, a troca de informação e a colaboração entre setores.

Principais fatores da Excelência nas áreas administrativas

Dentro deste contexto, a excelência nas áreas administrativas depende de três pontos cruciais que  somam o diferencial da Toyota: Ter uma cultura bem implantada, uma metodologia bem estruturada e utilizar ferramentas adequadas para a realização dos projetos.

CULTURA: Um dos maiores investimentos da Toyota é nas pessoas, no seu capital intelectual, na sua cultura. O que seria ter uma cultura bem implantada? É investir fortemente na capacidade das pessoas. É enxergar nos problemas, oportunidades e resolvê-los de forma ágil e intensiva, não se conformando com o estado atual e buscando sempre formas melhores de fazer as coisas.

Clique e saiba com implementar a cultura Lean na sua empresa neste artigo!

METODOLOGIA: A metodologia mais utilizada é o ciclo PDCA, que em inglês significa: PLAN – DO – CHECK – ACT, ou também PLAN – DO – CHECK – ADJUST. Em uma tradução livre, significa “Planejar – Fazer – Verificar – Agir” ou “Planejar – Fazer – Verificar – Ajustar” . O PDCA é o ciclo de 4 passos para implementação de projetos.  A Toyota usa essa ferramenta como ninguém, a todo instante! Desde o chão de fábrica para solucionar problemas até os níveis administrativos. Por isso podemos dizer que o PDCA é o coração da Toyota.

FERRAMENTAS: Para melhoria contínua e uso da metodologia, há várias ferramentas utilizadas pelo Sistema Toyota, sendo que no Lean Office inicia-se pelo Relatório A3, onde é possível gerenciar as ações de melhoria.

Conheça também as principais ferramentas da Metodologia Lean

Empresas inspiradas no Sistema Toyota de Produção estão mais preparadas para superar crises, pois a ânsia por melhoria continua está mais latente, gerando continuamente otimização de processos e corte de gastos desnecessários. Para que estas melhorias ocorram, os funcionários precisam estar preparados tecnicamente e emocionalmente, sendo que a empresa pode e deve acelerar este processo, estimulados pela alta direção.

By | 2023-01-13T11:07:56-03:00 fevereiro 4th, 2020|Lean Office, Metodologia Ágil|0 Comments

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