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Gerenciamento de Processos de Negócio: o que é e como funciona?

Diante da competitividade do mercado, uma empresa que almeja se manter em alta precisa estar sempre atualizada. Atualmente, uma das principais tendências é fazer a coleta e análise dos dados visando o aperfeiçoamento na tomada de decisões do negócio. 

Assim, surge o Gerenciamento dos Processos de Negócio, uma prática que busca organizar os dados sobre como são realizados os processos na companhia e, a partir disso, melhorar a execução destes. 

Além disso, há uma proposta de gestão que se baseia nos processos da instituição, o Business Process Management (BPM), um tema importante ligado à gerência empresarial.  

No artigo de hoje você vai saber o que é gestão de processos, como funciona, qual o impacto na sua empresa e qual a relação do BPM na administração de um negócio. Confira!

Gerenciamento de Processos de Negócio: o que é e como funciona?

Significado de Gerenciamento de Processos de Negócio 

O Gerenciamento de Processos de Negócio pode ser definido como o empenho em enxergar pontos de melhoria e planos de ação visando a qualidade desses processos empresariais. 

Levando em conta que toda empresa é formada por tipos diferentes de processos de negócio, que são interligados e se comunicam na produção de um produto e/ou serviço, entende-se que esse empenho busca o alcance de melhorias nos indicadores de performance (KPIs) da instituição. 

Para tal, o gestor pode contar com diversas técnicas direcionadas a estruturação dos processos, cada qual com seus recursos e maneiras de efetuar o gerenciamento, acompanhando, em geral, alguns passos: 

  • Entendimento da situação atual dos processos; 
  • Constatação dos gargalos presente nos processos ou aspectos de melhoria mais urgentes; 
  • Promoção de atividades necessárias para chegar a resultados satisfatórios; 
  • Prosseguimento das mudanças previstas no planejamento e; 
  • Monitoramento dos resultados apresentados. 

Em vista disso, percebemos o quanto o Gerenciamento de Processos de Negócio se faz útil e fundamental em todas as organizações que desejam se destacar frente a concorrência.  

Afinal, são gerados muitos benefícios ao adotar uma boa gestão dos processos, como veremos adiante. 

O Gerenciamento de Processos de Negócio e seus benefícios 

O Gerenciamento de Processos de Negócio beneficia quatro figuras essenciais: 

  • A própria organização: dado que se torna mais adaptável, se adequando melhor as adversidades, conseguindo controlar despesas e priorizar a qualidade através dos resultados do KPIs; 
  • Os consumidores: têm um impacto positivo, uma vez que recebem um produto/serviço com um valor agregado maior, ou seja, que resolve seus problemas;  
  • O responsável pelo processo: pois tem um entendimento amplo sobre o espaço de trabalho, junto da segurança e consciência de seu papel para a instituição; 
  • A equipe gestora: já que consegue vencer dificuldades funcionais e tem o desempenho e produtividade otimizada. 

Como funciona o Gerenciamento de Processos de Negócio? 

Não existe uma única forma de desenvolver um processo de negócio dentro da companhia. Porém, a seguir temos um exemplo de um trabalho desenvolvido em uma empresa a partir de diferentes etapas: 

  1. Planejamento

Como o nome sugere, aqui é hora de planejar o que vai ser feito, é onde nasce de fato o projeto. Também são debatidas questões como quais ações serão desenvolvidas para alcançar o objetivo final, e se essa meta condiz com a estratégia do negócio. 

  1. Modelagem das ações

Nesta etapa são desenhadas como as ações podem ser executadas. Geralmente são feitos desenhos do fluxo de atividades, isto é, especificando com detalhes como o processo será praticado e desenvolvido. 

  1. Teste

Representa o teste daquilo que foi planejado no item anterior, ou seja, onde é feito um teste para diagnosticar se a metodologia escolhida é um bom caminho, bem como se os funcionários se adaptam bem às novas mudanças. 

Além disso, a etapa de teste é igualmente relevante para colher feedbacks que podem melhorar as técnicas utilizadas até então. 

  1. Realização

Depois da fase de teste, é momento de executar o processo, realizando as alterações necessárias e adaptando o processo conforme a realidade da instituição. 

  1. Avaliação

Neste momento, leva-se em consideração os resultados das métricas e dos indicadores de performance (KPIs) estabelecidos nas etapas de planejamento e modelagem de ações. 

O objetivo é se respaldar nesses dados a fim de entender se os objetivos propostos foram alcançados com êxito ao término do processo. 

  1. Aperfeiçoamento

Por último, torna-se pertinente considerar que um mesmo trabalho de modelagem de ações pode ser repetido no futuro, em um novo processo. 

Por isso, esse projeto aqui terminado pode e deve ser continuamente assistido e investigado, com o intuito de encontrar melhorias em aplicações futuras.

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O Gerenciamento de Processos e a metodologia BPM 

Business Process Management, ou simplesmente BPM, é uma tecnologia que facilita a aplicação do Gerenciamento de Processos de Negócio, sendo um método que considera a reunião de informações sobre a empresa, baseado na maneira como os processos são realizados dentro dela. 

Aliás, essa metodologia vai muito além da gestão de projetos, já que compreende um controle em torno das atividades efetivadas. Assim, o BPM mostra a ligação entre tudo que é feito na instituição. 

Na maioria dos casos, o Business Process Management é utilizado em ações financeiras e operacionais, no planejamento e organização do orçamento.  

Dessa forma, o BPM se torna bastante útil para qualificar a comunicação entre os diferentes departamentos da empresa. 

Conclusão 

Se feito com eficiência, o Gerenciamento de Processos de Negócio traz inúmeros benefícios para as empresas. Além da redução de custos, é possível aumentar a produtividade através da melhoria contínua dos processos internos da empresa. 

Sendo assim, a gestão de processos é capaz de desenvolver uma cultura de autoavaliação na companhia, o que possibilita mais lucratividade e entrega de produtos e serviços com maior qualidade.  

E você, ficou convencido do quanto é importante implementar uma boa gestão de processos na sua organização? Então, saiba agora mais informações relacionadas a essa metodologia, lendo os seguintes artigos: 

Uma boa leitura e até a próxima! 

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    2 Comentários

    1. […] alguns anos, diversas instituições usam o Lean em suas organizações para gerenciamento de processos. O que muitos não sabem é que essa metodologia potencializa resultados e melhora o potencial de […]

    2. […] Gerenciamento de Processos de Negócio: o que é e como funciona? […]

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