fbpx
Home/Gestão, Gestão de Processos, Lean Office/Gestão Disruptiva e os impactos que ela pode causar nos resultados dos seus projetos!

Gestão Disruptiva e os impactos que ela pode causar nos resultados dos seus projetos!

A tecnologia está cada vez mais presente nas nossas vidas e constantemente transformando a realidade. Entenda como as empresas que apostam em novas tecnologias e em inovações ficam à frente dos concorrentes e possuem um grande diferencial competitivo.

O que é a disrupção?

A disrupção é uma interrupção ou uma descontinuação de um processo existente em virtude de ter se tornado obsoleto e ultrapassado.

No âmbito organizacional, esse termo é frequentemente usado para mostrar como a tecnologia proporciona importantes inovações em diversos setores para trazer soluções mais atuais, condizentes com a nova realidade e as necessidades dos clientes.

O que é a inovação disruptiva?

A inovação disruptiva é o nome dado ao processo em que um produto ou serviço passa por uma transformação a partir de uma solução inovadora criada, substituindo a sua versão anterior.

Para que a inovação seja considerada disruptiva, ela precisa tornar seu objeto mais acessível e simples de ser consumido e trazer melhorias, como economia de tempo e de recursos ou mesmo possibilidade de agregar valor à empresa. Ou seja, há uma mudança na dinâmica do mercado de consumo com a sua implementação.

Existe um impacto direto disso no mercado competitivo, na atuação perante a sociedade, na forma como os projetos empresariais são conduzidos, na relação entre o cliente e a empresa.

O que é diferente da inovação tradicional, porque essa foca em um mero aprimoramento de um produto ou serviço já existente, que gera apenas uma inovação incremental ao modelo anterior.

Por que focar na gestão disruptiva?

Com esse cenário de grandes transformações advindas da relação com a tecnologia, as empresas precisam aproveitar para atualizar as políticas de gestão interna.

Além disso, a disrupção tem um importante papel no aprimoramento das gestões de processos e projetos, beneficiando as empresas.

Trabalhar focando na gestão disruptiva significa primeiramente ter um líder que valorize uma busca contínua por mudanças e melhorias na empresa.

Para ocupar esse cargo, o profissional deve ter diversas competências, como: pensamento estratégico, habilidades de comunicação, pensamento inovativo, capacidade de se adaptar às novidades, visão sistêmica do ambiente, entre outros.

Através de sua liderança e do seu exemplo, a equipe terá condições de ser capacitada adequadamente para se desenvolver bem e aprender a nova cultura disruptiva.

Desse modo, os funcionários passam a trabalhar conjuntamente em busca de novas tecnologias para melhorar a performance, trazer novidades e criar novos modelos a serem implementados para que a empresa se destaque entre as concorrentes.

A relação entre gestão disruptiva e Indústria 4.0

A partir de 2011 foi considerada a Era da indústria 4.0, também chamada de 4ª Revolução industrial, que consiste na mudança de implementação de tecnologias no ambiente.

Muitas tecnologias que conhecemos atualmente, foram desenvolvidas somente nesse período da Indústria 4.0. Apesar de ser um curto prazo, já trouxe significativas transformações no mundo.

Gestão 360º - Terzoni Consultoria

Essa tendência de interação entre o homem e as máquinas vem ganhando mais força no presente e se mostrando imprescindível para o futuro.

Desse modo, as empresas devem ter cada vez mais atenção para se atualizar e estar atento para a gestão disruptiva.

Exemplos de tecnologias disruptivas

Existem diversos casos famosos de tecnologias disruptivas que mudaram a forma como a sociedade mudou o padrão de consumo nas mais diversas áreas.

Inclusive, esses casos também ensinam que deixar de inovar não significa necessariamente continuar com os mesmos resultados ou deixar de ter mais ganhos. Em alguns casos, isso significa o fracasso e a falência.

  • Netflix vs locadoras

Antigamente, as pessoas precisavam ir até as locadoras para escolher os filmes que gostariam de assistir e locar o respectivo DVD.

A empresa Netflix começou como uma locadora de DVDs online que enviava os filmes por correspondência.

Depois passou a oferecer filmes online para que as pessoas já assistissem sem precisar sair de casa para locar os DVDs, o que se mostrou ser uma disrupção. Inclusive isso teve um impacto direto no fechamento das locadoras de filmes.

Atualmente existem diversas empresas de streaming de vídeos, inclusive disponibilizando produções próprias e exclusivas aos seus clientes.

  • Airbnb vs hospedagens tradicionais

A empresa Airbnb se destacou por trazer uma nova opção de hospedagem além das formas mais conhecidas, como hotéis e pousadas.

Através da plataforma própria, o Airbnb conecta proprietários e imóveis com os usuários a fim de efetuar o aluguel desejado de uma casa, um apartamento ou mesmo um quarto por um determinado período.

Nesse caso, houve uma mudança de dinâmica não apenas em relação aos hotéis, mas também mudou a disponibilidade de imóveis disponíveis principalmente em cidades grandes ou cidades turísticas.

  • WhatsApp vs SMS

O aplicativo WhatsApp foi criado com o intuito de substituir os SMS, fazendo com que as mensagens pudessem ser enviadas através do acesso à internet.

Com o passar do tempo, trouxe melhorias, como as comunicações em áudio e em vídeos, podendo ser usadas para substituir também as chamadas de telefone.

  • Nubank vs bancos tradicionais

Esse banco digital tem como principal disrupção o fato de ser livre de anuidades. Toda a assistência ao cliente é feita de forma online, não existe uma agência bancária física da empresa.

E todas as funcionalidades podem ser acessadas pelos usuários através de um aplicativo próprio desse banco digital.

Hoje existem diversos bancos digitais e até mesmo os tradicionais estão se modernizando e implementando soluções para facilitar o uso pelos seus clientes.

Além dos exemplos acima, existem diversas tecnologias que recentemente começaram a ser desenvolvidas e que tem grande potencial de gerar transformações inacreditáveis, como: AI – Inteligência Artificial, Ilot – Internet Industrial das Coisas, Robótica, Realidade virtual aumentada,

A tecnologia tem mudado as relações pessoais, profissionais e a dinâmica da sociedade. Portanto, as empresas devem investir em inovação disruptiva e em gestão disruptiva para continuarem crescendo e se destacando.

Cuidar da gestão disruptiva significa se atentar à importância da tecnologia nos projetos, na gestão, produtividade e melhoria dos processos, nos resultados e na relação com o cliente.

By | 2023-04-13T11:40:59-03:00 abril 11th, 2023|Gestão, Gestão de Processos, Lean Office|0 Comments

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme