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Indicadores Lean: quais são e como analisá-los?

melhoria contínua nos processos de gestão está diretamente relacionada aos indicadores; e isso aprendemos desde muito cedo, desde quando o nosso desempenho na escola era avaliado a partir de notas bimestrais que sinalizavam o quanto estávamos absorvendo o que nos era ensinado. Uma nota abaixo da média em matemática, por exemplo, servia como um indicador de que, naquela disciplina em potencial, era preciso se esforçar um pouco mais para conseguir absorver e aprender o conteúdo.

Em se tratando de negócios, os indicativos mudam um pouco de figura, mas na prática, porém, assim como as notas na escola, eles servem para sinalizar o desempenho de cada etapa e/ou setor que necessite ser tratado com atenção.  Os indicadores são os responsáveis por descrever situações, fazer comparativos, avaliar a execução de ações planejadas, mensurar e quantificar todas as variáveis que possam afetar os processos direta ou indiretamente dentro de uma empresa.  Em poucas palavras: são eles os responsáveis pelo controle de processos em toda organização.

A partir deles é que todo negócio consegue estabelecer metas quantificadas e ajudar no controle de resultados, de modo a respaldar análises que condicionem decisões e replanejamentos assertivos. Dito isso, embora grande parte dos gestores saibam muito bem qual a importância de sempre trabalhar com eles em suas empresas, muitos desconhecem o quais são os principais indicadores e de que forma eles possibilitam análises que façam com que eles cumpram com sua real missão.

Por isso, separamos uma lista com os principais indicadores lean e qual a melhor forma de interpretá-los a partir do que nos demonstram.

Indicadores do Lean

  • OEE

Com a finalidade de monitorar e melhorar a eficácia dos processos de manufatura, o Overall Equipment Efficiency ou Eficiência Global do Equipamento, é muito utilizado como uma chave de medidas do TPM e programas de Manufatura Enxuta. O indicativo trabalha com uma metodologia simples e prática que considera categorias primárias (qualidade, disponibilidade e produtividade), apontando exatamente onde se está e o quanto se pode melhorar.

  • TEEP

O Total Effective Equipment Productivity serve para descrever qual a real capacidade produtiva em 365 dias no ano dividido por 24 horas por dia. Por ser um indicador estratégico, ele é medido durante um tempo definido e utilizado para respaldas decisões sobre investimentos, escalação de turnos de funcionários, entre outros.

  • Índice de entrega ao cliente

Como o próprio nome já diz, este indicador serve para nos mostrar como estão sendo feitas as entregas aos clientes. A performance da entrega é medida por um cálculo que divide a quantidade de entregas no prazo pela quantidade de entregas totais, fornecendo, assim, um percentual de como estão sendo respeitados os acordos.

  • Índice de atrasos do fornecedor

Responsável por apontar a quantidade de dias em que há atraso de determinado fornecedor.

  • Causa das paradas na linha de produção

O indicador serve para registrar quais são e quando ocorreram as anormalidades ao longo do processo de produção.

  • Lead time de fabricação

Este indicativo serve para validar o tempo dos processos, seja de um serviço ou uma operação, levam para serem completamente executados, considerando desde sua solicitação até a sua efetiva entrega. Este indicador também é muito utilizado na implementação de projetos Lean. 

Confira aqui outras ferramentas para medição e controle de produção.

  • Giro de estoque

O indicador é responsável por medir quantas vezes, por unidade de tempo, o estoque da empresa foi renovado. Possibilitando mais assertividade em relação à compra de matéria-prima a partir do controle no estoque, conseguindo medir, num cálculo de divisão entre o valor consumido em determinado período pelo valor do estoque neste período, se há algum tipo de prejuízo.

  • Utilização de horas extras

Indicativo importante para sinalizar a quantidade de horas extras, realizadas por funcionários ao longo do mês, bem como de que forma e por qual razão esta necessidade ocorreu.

  • Produtos produzidos em atraso

Neste ponto é possível registrar exatamente quais são e quantos são os produtos, que foram feitos com atraso durante a cadeia de produção.

  • Monitoramento da operação gargalo

O registro serve para indicar tempos e anormalidades de todo e qualquer obstáculo que tenha surgido de modo a interferir no processo produtivo da sua empresa, afetando a lucratividade do negócio.

  • Fretes extras/Fretes extras internos

Em ambos, registra-se a quantidade de fretes além do padrão foram realizados. No entanto, no caso dos fretes extras internos, o indicativo serve também para empresas que trabalham com milk run, apontando quantas entregas foram feitas com empilhadeiras durante o mês.

Agora que você já sabe quais são os principais indicadores Lean e os indicativos que metodologia gerencia na empresa e quais suas aplicabilidades, lembre-se que de nada adianta implantar uma série de indicadores se estes não forem devidamente verificados e analisados. Para isso, não se esqueça de também implementar uma gestão visual que torne o gerenciamento das métricas bem mais eficazes.

By | 2022-08-19T10:14:25-03:00 julho 3rd, 2018|Gestão, Lean Manufacturing, Lean Office|1 Comment

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  1. […] desdobramentos, devem ser mensurados através de indicadores que devem abranger toda a empresa, em uma visão macro, além de cada colaborador envolvido. Neste […]

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