fbpx
Home/Lean Manufacturing, Lean Office/3 dicas de livros sobre Lean para você conhecer ainda hoje!

3 dicas de livros sobre Lean para você conhecer ainda hoje!

O termo Lean, que pode ser traduzido como “enxuto”, começou a ser aplicado nos anos de 1950, no pós-guerra. Porém, ganhou notoriedade somente em 1990 com a publicação de James P. Womack e Daniel T. Jones, do Massachussetts Institute of Technology, intitulada “A máquina que mudou o mundo”.

De uma forma simplificada, a metodologia de Lean busca reduzir o desperdício e maximizar a eficiência da produção, simplificando processos e focando na qualidade do produto.

Por isso, hoje, essa máxima é aplicada e adaptada às diferentes organizações, buscando a melhoria contínua dos processos.

Para se atualizar e entender melhor como a metodologia é aplicada, separamos 3 livros sobre Lean para se aprofundar no assunto e aplicar em seus negócios.

Confira abaixo nossa seleção de livros sobre Lean, que tem muito a ensinar sobre a metodologia!

1. “Entendendo o pensamento A3: Um componente crítico do PDCA da Toyota”.

O livro “Entendendo o pensamento A3” foi escrito por dois grandes especialistas no Modelo Toyota, Art Smalley e Durward Sobek. O intuito, como o próprio nome sugere, é explorar o sistema de um relatório A3.

Sabendo-se que a Toyota é, até hoje, o maior exemplo da aplicação do Lean Manufacturing, os autores mostram nessa obra como o sucesso da montadora se deu justamente por conta do PDCA (Plan-do-check-act, ou em português, planejar, executar, verificar e agir) e sua disciplina utilizando o relatório A3 para mostrar os resultados.

O A3 é utilizado nesse método para elencar problemas atuais e suas respectivas soluções. Devem ser descritos os problemas e as situações atuais que merecem atenção, bem como qual seria a situação ideal e os objetivos a serem atingidos.

Essa exposição dos fatos e a gestão visual permitem criar soluções inteligentes, baseadas no método científico. Assim, as ações e as medidas são organizadas em forma de cronograma pelos utilizadores e são acompanhadas pelo supervisor.

A chave do pensamento A3 é mostrar como a disciplina e a capacidade de síntese são elementos fundamentais nas melhorias dos processos e também um recurso de gestão eficaz na gestão dos times.

Gestão 360º - Terzoni Consultoria

2. “O talento Toyota: o modelo Toyota aplicado ao desenvolvimento de pessoas

Além de ser marcado por seus processos enxutos e sua gestão de inovação, certamente um ponto que coloca o sistema Toyota ou sistema Lean em destaque é a sua capacidade de desenvolver e treinar pessoas.

O grande diferencial mostrado nesse livro sobre Lean pelos autores Jeffrey Liker e David Meier, é que a Toyota não desenvolve apenas produtos, mas também desenvolve grandes talentos em sua empresa.

Essa grande empresa, líder mundial, não ocupa sua posição de destaque apenas pelo seu recrutamento e seleção bem feitos, mas também por ter trabalhadores de alto desempenho formados dentro de suas próprias equipes. Equipes essas, que são preparadas por meio de uma cultura interna muito eficaz.

A grande preocupação dos autores na obra é mostrar as metodologias utilizadas pela Toyota e como o sistema Lean pode ser utilizado e apropriado nas organizações. Seus exemplos vão da produção à alta administração, tornando claro como é aplicado na prática.

Certamente, esse livro sobre Lean é leitura obrigatória para gestores e funcionários da área de recursos humanos, que podem utilizar as técnicas em busca de equipes bem preparadas e realizadas profissionalmente.

3. “A mentalidade enxuta nas empresas: Elimine o desperdício e crie riqueza”

E voltamos aos autores que popularizaram o termo Lean: James P. Womack e Daniel T. Jones.

Esse livro foi escrito ao fim dos anos de 1990, permanece atual e com conteúdo muito relevante para quem deseja aprofundar a leitura no tema. Ele discorre sobre a mentalidade enxuta, ou seja, Lean Thinking, a partir do seu primeiro livro, “A máquina que mudou o mundo”.

Nessa obra, os autores criam paradigmas para o leitor a respeito dos desperdícios de recursos e de tempo, fazendo-o considerar o quanto a empresa se torna competitiva ao reduzir os desperdícios, otimizar seu tempo e, consequentemente, obtendo custos de produção mais baixos. Isso garante valor e qualidade ao consumidor – elementos essenciais em tempos de globalização e mercado saturado.

O intuito do Lean Thinking é produzir mais e com qualidade, utilizando menos. Sua metodologia se torna aplicável por meio da racionalização dos processos.

Os autores apresentam os princípios do Lean, dando possibilidade ao leitor de aplicação dessa metodologia, utilizadas por grandes multinacionais. Entre os princípios estão: a qualidade imediata, a flexibilização, a redução do desperdício e melhoria contínua (Kaizen).

Por fim, o livro finaliza trazendo alguns casos e relatos reais de empresas ao redor do mundo que tiverem os princípios do Lean aplicados em sua cultura organizacional e quais os impactos gerados.

Esses são livros sobre Lean de grande valia para gestores e empreendedores que queiram melhorar seus processos e resultados dos seus negócios. Não deixe de ler e entender todos os benefícios do Lean.

Agora que você já conhece principais livros sobre lean, pode aprender ainda mais sobre a metodologia nos artigos a seguir!

By | 2022-08-16T10:49:25-03:00 março 27th, 2018|Lean Manufacturing, Lean Office|1 Comment

One Comment

  1. Thaís Bruschi 28 de março de 2018 at 10:34 - Reply

    Muito bom!!! Estou amando esse mundo lean!

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme