fbpx
Home/Metodologia 5S/Resultados do 5s: O que esperar ao implantar este método!

Resultados do 5s: O que esperar ao implantar este método!

Resultados do 5s: Diversas metodologias, ferramentas e técnicas de gestão da qualidade surgiram no cenário pós-guerra no Japão. O principal objetivo das técnicas era garantir uma recuperação do mercado devastado ao fim da segunda guerra mundial.Os grandes exemplos japoneses se pautam na disciplina, na organização e na redução de custos para garantir uma produção mais eficiente e eficaz.

programa 5S é uma dessas importantes metodologias que recebem destaque e são aplicáveis com excelência até os dias de hoje. Adiante, entenda melhor o que é o programa e o que você deve esperar com os resultados 5s após a aplicação do seu conjunto de técnicas. Confira!

O que é o Programa 5S?

Nós já falamos sobre isso (acesse o artigo completo aqui), mas se você chegou agora vamos relembrar o que é o 5s.

O programa 5S se iniciou com o Sakichi Toyoda na busca de redução de desperdícios e foco na qualidade em sua empresa.

Esse esforço deu início a um conjunto de técnicas que buscam aprimorar seus processos produtivos de várias formas: maximizando recursos, focando na qualidade, priorizando a segurança no trabalho, entre outras.

O termo 5S tem origem em suas palavras de referência, entendidas como os pilares para a execução da técnica. Conheça cada um dos sensos a seguir:

1. Seiri – Senso de Utilização

Busca ao máximo separar aquilo que ainda pode ser utilizado do que deve ser descartado. Portanto, o Seiri reduz os desperdícios, maximiza recursos e matéria-prima e tem um impacto generoso nos custos de uma organização.

2. Seiton – Senso de Arrumação e Ordenação

O senso de arrumação prioriza locais de trabalhos bem organizados com a intenção de poupar tempo durante o trabalho. A organização torna recursos e ferramentas mais acessíveis ao corpo de trabalhadores e garante um ambiente de trabalho mais harmonioso.

3. Seiso – Senso de Limpeza

Seiso é a máxima que preza pela limpeza no ambiente de trabalho e produção. A limpeza e a organização estão ligadas à qualidade do produto, segurança do empregado e correto funcionamento dos maquinários.

4. Seiketsu – Senso de Padronização e Saúde

O quarto S é o pilar que busca estabelecer normas e regras, garantindo que o ambiente limpo e organizado se torne parâmetro de normatização e padronização.

5. Shitsuke – Senso de Autodisciplina.

Por fim, o quinto S é o que afirma o esforço de todos os itens anteriores, pois exige o comprometimento de todos os trabalhadores envolvidos. É o que garante que as normas virem rotina e sejam hábitos, se tornando, de fato, parte da cultura organizacional.

Saiba quais os resultados do 5s pode-se esperar

Após implementar os conjuntos de técnicas acima, alinhado à equipe de trabalho e com aderência completa dos setores de produção, espera-se alguns principais resultados 5s:

  • Eficiência no trabalho

É por meio dos padrões operacionais bem estabelecidos com a implementação dos 5s que busca-se maior eficiência e excelência na execução de tarefas.

Mas por quê?

A resposta se torna mais clara quando notamos que trabalhadores bem orientados e auto disciplinados executam as tarefas conforme o padrão estabelecido pela empresa. A partir disso, garante-se qualidade padrão na produção, redução de desperdícios e também economia de tempo.

Mais que descrever uma sequência de atividades e tarefas, a normatização deve buscar também estabelecer recursos e quantias. Com um bom treinamento do corpo de trabalhadores, o próprio indivíduo passa a ser protagonista de seu trabalho, medindo sua eficiência e buscando sua melhoria contínua.

Um exemplo muito simples disso, é a economia de tempo ao buscar uma peça, por exemplo. Ou, ainda, evitar gastos de produtos com testes ao conhecer exatamente qual o padrão de produção para tal resultado.

São os processos bem desenhados e normatizados que orientam os funcionários a uma rotina disciplinada e proativa.

  • Facilidade na manutenção

O ambiente de trabalho limpo e bem organizado impacta diretamente na preservação e manutenção das máquinas e recursos. A principal razão disso é conseguir separar quais peças e materiais ainda estão bons para serem utilizados, enquanto o restante deve ser avaliado e descartado.

O acúmulo de poeira e sujeira também é responsável por manutenções mais recorrentes, além ajudar na deterioração precoce do maquinário.

  • Segurança no trabalho

 Ter uma cultura de atitudes positivas e autodisciplina é um determinante para escolhas seguras no trabalho.

O 5s pode contribuir nesse ponto, ao gerar um ambiente de trabalho confortável e adequado às necessidades. Deve-se também buscar boa sinalização e indicadores no ambiente de produção, deixando as saída desobstruídas e garantindo uma boa visualização dos recursos de emergências, tais como extintores.

Esse ponto deve ser trabalhado junto ao técnico de segurança para passar as devidas recomendações e utilização de EPI.

Apesar de premissas simples, o 5s traz a essência da disciplina japonesa. Dificilmente uma organização poderá atingir qualidade de referência e fluxos de trabalho modelos sem antes iniciar pelo básico: a implementação do programa 5s para organizar e melhorar o ambiente de trabalho.

By | 2022-08-19T08:39:05-03:00 abril 6th, 2018|Metodologia 5S|3 Comments

3 Comentários

  1. […] Antes de entender a aplicação e implantação dessa filosofia, vamos revisar quais são os fundamentos do 5S: […]

  2. […] grande objetivo da aplicação dos conceitos do 5s é engajar todos os funcionários a compreender melhor seus papéis dentro da empresa, tornando-os […]

  3. […] as lideranças, é o momento de construir a infraestrutura para a execução do 5S e consequente a melhoria da empresa. Nesta etapa são estabelecidas as responsabilidades para que o […]

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme