Sinalizar e instruir processos de produção ou retirada de itens em um sistema puxado a fim de ter mais controle e melhor visualização das etapas produtivas, evitando, assim, os desperdícios. Essa é a principal função do chamado método Kanban.
Em japonês, o termo significa ‘sinal’ e é um dos mais conhecidos e comuns métodos de sinalização em sistemas de produção que se baseiam na filosofia de “fazer apenas o necessário”.
Pode ser entendido como um método que propõe sinalizações nas etapas de produção, geralmente a partir de cartões visuais, que são aplicadas para a organização da produção puxada, que, inclusive, neste artigo falamos mais profundamente a respeito.
O que é Kanban?
Você certamente já identificou, em um sistema produtivo, a utilização de cartões de papelão, normalmente protegido por envelopes plásticos, trazendo informações importantes para processos de produção, como nome e número de peças, informações sobre fornecedores, local de armazenamento, local do processo de consumo, entre outras. Isso nada mais é do que o Kanban sendo aplicado a partir do método de cartões, o mais comumente adotado pelas empresas que utilizam o sistema puxado de produção.
No entanto, apesar do uso dos cartões serem os mais usuais, o Kanban também pode ser encontrado em placas triangulares de metal, bolas coloridas, sinais eletrônicos ou qualquer outro dispositivo. Independentemente do formato, todos possuem a mesma finalidade: informar as necessidades dos itens no processo, evitando a entrada de instruções erradas à equipe.
Tipos de Kanban
- Kanban de produção:
Utilizado para informar ao processo anterior (fornecedor) a quantidade e qual o tipo de produto precisa ser fabricado, considerando a reposição do que foi obtido no processo seguinte (cliente)
- Kanban de sinalização:
Utilizado para autorizar a fabricação de um novo lote de produto ao processo anterior (fornecedor) quando uma quantidade mínima do produto (reposição) é atingida.
- Kanban de retirada:
Utilizado para indicar quantidade e tipo de produtos que precisam ser movimentos e/ou transferidos para o processo posteriores (cliente).
Por que usar um sistema Kanban?
Com o objetivo de controlar o fluxo de materiais em processo produtivo, determinando, a partir da sinalização, quando um item é fabricado ou retirado ao longo do processo, o método possibilita a diminuição significativa na perda de produtos, fazendo com que desperdícios sejam reduzidos.
Mas este não é o único fator positivo de se utilizar o método. Além disso, o Kanban facilita o controle das etapas a partir da visualização dos fluxos de produção, já que as sinalizações são acompanhadas por todos os colaboradores envolvidos no processo produtivo.
Listamos abaixo outros fatores consideráveis a partir da utilização do método:
- Evita que haja excesso de produção, gerando redução no estoque e, por consequência, evita desperdícios;
- Sinalização de quais as prioridades de produção para todos os funcionários da empresa;
- Direcionamento do trabalho da equipe baseada na condição atual de operação do processo;
- Elimina a necessidade de espera por novas instruções de trabalho, gerando mais fluidez nos processos produtivos.
Como aplicar o método Kanban?
Agora que você já sabe o que é o método Kanban e como ele pode te ajudar na organização e redução de desperdícios em processos de produção, certamente gostaria de saber como, afinal, aplicar o sistema na sua empresa.
Separamos aqui algumas dicas iniciais para te ajudar na implantação desse modelo:
- Engaje sua equipe para a implantação do método, apresentando conceitos, princípios e principalmente quais os benefícios de adotar o Kanban para a empresa;
- Identifique os pontos de implantação do método no processo produtivo, tentando definir regras, como limites de tempo que cartões podem ficar em determinados estágio, por exemplo.
- Defina o que é prioritário e deixe isso em destaque na visualização do Kanban;
- Execute melhoras contínuas, adaptando-o conforme as necessidades dos processos, por isso esteja sempre atento às oportunidades de melhorias, adaptação de fluxos com mais ou menos estágios, priorizar o que tem mais valor, etc.
Com disciplina, priorização, adaptação e transparência, a aplicabilidade do método Kanban torna-se muito mais fácil.
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Quais os elementos básicos da produtividade
Percebemos que além dos fatores internos que geram custos, como compra de insumos, investimentos em tecnologia e pessoal, entre outros, temos também a questão do nosso cliente como estratégico no aumento da produtividade.
Veremos a seguir quais são os três elementos básicos que precisam de atenção para um aumento da produtividade. Eles são responsáveis por essa relação de fatores internos refletindo na qualidade dos produtos e serviços ofertados ao público externo:
- Equipamentos e materiais (Hardware): a melhoria do Hardware acontece quando a empresa investe capital em equipamentos e materiais que impactam na qualidade da produção, por exemplo, uma máquina automatizada — responsável pela padronização da linha de produção.
- Procedimentos (Software): o software, que se refere aos métodos e procedimentos como acontece a produção e o fluxo dos projetos, depende do conhecimento dos recursos humanos (Humanware), o que torna seu investimento mais subjetivo. Devido a necessidade de operação e execução dos recursos disponíveis.
- Seres humanos (Humanware): o desenvolvimento do Humanware depende do aporte de conhecimento. Nada em uma empresa é substituído pelo conhecimento! E ele pode acontecer de diversas formas: contratação de pessoal preparado, investimentos da organização em cursos profissionalizantes e complementares, pelo bom relacionamento com outras organizações, com a troca de experiências entre funcionários, etc. Se houver investimento no pessoal, consequentemente, os softwares também terão desenvolvimento.
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Dessa forma, concluímos que dois investimentos são fundamentais na produtividade: investimento de aporte de capital e de aporte em conhecimento.
Obviamente, se a localidade da empresa permite facilidades de investimentos (crédito, empréstimos e incentivos às empresas), aliada a uma boa educação social, a empresa terá maiores chances de ter sucesso.
Caso contrário, o empresário terá esse esforço a mais, porém, que refletirá como um forte diferencial competitivo, já que o aporte de conhecimento tem um retorno infinitamente maior que qualquer outro investimento a médio e longo prazo.
O que você deve saber para criar um programa de aumento de produtividade
Vimos acima as principais influências para um aumento de produtividade na empresa. Aqui estão alguns conhecimentos que não devem ser esquecidos no seu programa de aumento de produtividade:
- É necessário identificar e reduzir os desperdícios envolvidos no processo produtivo (Input) para redução dos custos;
- Para melhorar a saída de produtos (Output) é necessário investir em qualidade e procurar aumentar o valor agregado dos seus produtos ou serviços;
- O melhor caminho a médio e longo prazo para manter uma alta qualidade dos produtos com menos recursos é investir em ferramentas e materiais necessários (aporte de capital) e em ativo de conhecimento (aporte de conhecimento).
- O investimento em humanware deve ser constante, levando em conta que o ser humano tem um determinado tempo para aprendizado e que cada geração dentro da empresa deve contribuir com o ativo de conhecimento, passando de funcionário para funcionário;
- Por consequência, entendemos que são necessários programas voltados ao quadro de funcionários que melhorem a sua motivação e garanta um baixo turnover, garantindo que o investimento em educação se mantenha dentro da organização.
Esse artigo visa contribuir com a sua visão de como é possível obter maior produtividade na sua empresa por meio do entendimento de elementos-chave.
Se quiser entender melhor o que é fluxo de valor e como ele pode auxiliar a tomada de decisão para ajudar no programa de aumento de produtividade, veja os artigos a seguir.
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