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Entenda a cadeia de valor de processos

A cadeia de valor dos processos é uma ferramenta poderosa para o crescimento da organização e para a gestão estratégica. Neste artigo você vai conhecer e estruturação da cadeia de valor e os benefícios desta ferramenta!

O conceito de cadeia de valor foi introduzido por Michael Porter em 1985 e representa todo o conjunto de atividades realizadas por uma organização para criar valor aos seus clientes, desde a relação com fornecedores e ciclos de produção, até a fase de distribuição final. As atividades da cadeia de valor de processos determinam os custos de produção, que, por sua vez, afetam os lucros da empresa.

Por conta do detalhamento das atividades e processos da organização, a cadeia de valor oferece uma visão sistêmica da empresa, permitindo a identificação de comportamentos que afetam negativa ou positivamente o processo, trazendo melhorias ao mesmo. Com isso, pode-se reduzir custos de produção e aumentar a qualidade do produto final, proporcionando uma vantagem competitiva importante no mercado.

Vale lembrar que a vantagem competitiva está ligada à capacidade da empresa de administrar com eficácia e eficiência todo o sistema. Dessa maneira, já podemos entender como a cadeia de valor dos processos da organização é uma ferramenta poderosa para o seu crescimento e para a gestão estratégica.

A estruturação da cadeia de valor

Porter definiu em seu modelo uma cadeia de atividades, comum a todos os negócios, divididas em primárias e de suporte. As primeiras relacionam-se diretamente com a criação, venda, manutenção e suporte do produto final ou serviço, enquanto as segundas ajudam na realização das atividades primárias. Vejamos a seguir como elas se subdividem.

Atividades primárias:

  • Logística interna ou de entrada: Atividades relacionadas com a recepção, controle de inventário, armazenamento e distribuição dos inputs aos produtos. Aqui, o relacionamento com fornecedores (sobre custos, prazos e qualidade) é um fator decisivo para criação de valor.
  • Operações: Atividades relacionadas com a transformação dos inputs em componentes ou no produto final, incluindo maquinário, embalagens, montagem, manutenção de equipamento, testes e entre outras atividades.
  • Logística externa ou de saída: Atividades relacionadas com a entrega do produto ou serviço ao cliente, como recolhimento, armazenamento e distribuição física.

Acesse também o artigo sobre a Logística Lean.

  • Marketing e Vendas: Atividades relacionadas com a comercialização e a promoção do produto ou serviço. A criação de valor nesse ponto se dá no modo que se oferece e que se comunica os benefícios do produto/serviço.
  • Serviço: Atividades que aumentam o valor do produto ou serviço após a compra, como pós-venda, serviços de reparação e/ou instalação, atualizações, etc.

Atividades de apoio:

  • Infraestrutura: Aqui estão os sistemas de apoio que a empresa necessita para manter as operações diárias, como gestão geral, administrativa, legal, financeira, contabilística, de qualidade, entre outros.
  • Gestão de Recursos Humanos: As atividades relacionadas com a gestão de recursos humanos, tais como recrutamento, desenvolvimento, retenção e remuneração. As organizações podem criar grandes vantagens competitivas ao adotar boas práticas de RH, uma vez que são as pessoas que geram valor em seus trabalhos.
  • Desenvolvimento Tecnológico: Investimento aplicado em tecnologia que contribui para a melhoria dos produtos ou processos.
  • Aquisição/Compra: Todas as atividades que a empresa realiza para adquirir os recursos necessários para trabalhar: aquisição de matérias-primas, serviços, edifícios, máquinas, etc.

Os benefícios da cadeia de valor

Como comentamos no início do texto, uma das maiores vantagens da cadeia de valor é a visão sistêmica, a visualização do funcionamento de toda a organização. Essa visão macro possibilita um melhor gerenciamento do conhecimento, da informação e dos recursos da empresa. Além disso, também podemos citar outros benefícios, como:

  • Identificação das fontes de vantagem competitiva da organização;
  • Otimização e agilidade na execução das atividades rotineiras;
  • Facilidade na implantação de sistemas estratégicos de gestão por conta da estruturação por processos;
  • Redução na perda de conhecimento e de informação entre pessoas e departamentos;
  • Facilidade no reposicionamento e realinhamento estratégico da organização;
  • Facilidade para redefinir prioridades;
  • Revisão das práticas de negócio de forma a antecipar as tendências de mercado;
  • Divulgação das regras de negócio da organização;
  • Avaliação da rentabilidade das operações e o posicionamento de produtos e serviços no mercado.

4 passos de como utilizar a cadeia de valor

Passo 1: Identificar as sub-atividades para cada atividade primária

Primeiro, deve-se identificar quais sub-atividades criam valor nas atividades primárias, levando em consideração que podemos classificá-las em três tipos:

  • Atividades diretas: criam valor por si próprias;
  • Atividades indiretas: permitem que as atividades diretas funcionem corretamente;
  • Atividades de garantia de qualidade: asseguram que as atividades anteriores cumpram os padrões de qualidade necessários.

Passo 2: Identificar as sub-atividades para cada atividade de apoio

Agora, é preciso determinar quais sub-atividades geram valor dentro das atividades de apoio. Por exemplo, como a gestão de recursos humanos pode gerar valor na logística de entrada, de saída etc. Lembrando que elas também são classificadas nos três tipos citados no item anterior.

Passo 3: Identificar ligações

Nesse momento, deve-se encontrar as ligações entre todas as atividades de valor mapeadas. Essa percepção pode não ser imediata, mas as ligações são fundamentais na identificação e no aumento da vantagem competitiva da organização.

Passo 4: Procurar oportunidades para aumentar o valor

Por fim, deve-se revisar cada sub-atividade e ligação identificadas e analisar como é possível otimizá-las, maximizando o valor oferecido e percebido pelos clientes. É nesse passo que é possível reduzir os custos da operação, aumentando assim a margem de lucro da organização.

By | 2023-01-12T17:21:13-03:00 julho 9th, 2019|Gestão|0 Comments

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