A prática do lean está se tornando cada vez mais comum entre indústrias e empresas de todos os segmentos. A essência do pensamento enxuto é cortar de qualquer processo tudo o que é desperdício e que não agrega valor ao cliente, isso faz com que se reduza custos e otimize os recursos das empresas.
Sabendo que é possível aplicar técnicas diferentes para identificar e reduzir esses desperdícios, confira as principais ferramentas do lean e como elas podem ajudar a sua empresa a melhorar os seus resultados.
11 Ferramentas do Lean que farão a diferença em sua empresa!
- 5s
O 5s reúne cinco conceitos simples que são fundamentais para garantir a qualidade do processo e a redução de desperdícios. São cinco palavras começadas em “S” em japonês e, ao traduzir, temos:
- Separar (Seiri): Separar os materiais e equipamentos necessários para o trabalho, descartando o que não for realmente útil;
- Organizar (Selton): Tudo o que for utilizado para o processo precisa ter definido e identificado um local para guardar após o uso;
- Limpar (Seiso): Manter o local de trabalho limpo e organizado, sem resíduos ou qualquer outro material desnecessário;
- Padronizar (Seiketsu): Estabelecer normas e padrões de limpeza que devem ser do conhecimento de todos e praticados pela empresa inteira;
- Sustentar (Shitsuke): Conscientização e comprometimento de todos os colaboradores para manter o programa adotado.
Kanban
Kanban é a uma sinalização, normalmente com cartões coloridos, que organiza a produção puxada. Por sua vez, a produção puxada é produzir apenas conforme a necessidade, sem estocar produtos desnecessariamente no meio do processo.
As sinalizações do Kanban têm dois usos principais: indicar quando há necessidade de produção de determinado produto e indicar quando é preciso repor ou fazer uma requisição de um item.
PDCA
O ciclo PDCA é um método que visa melhorar continuamente um processo e/ou resolver determinado problema. Por ser um ciclo, a ideia não é aplicá-lo apenas uma vez, mas trabalhar em uma melhoria contínua. A sigla é formada por:
- Planejar (Plan): Estabelecer um plano para eliminar um gargalo da empresa ou otimizar um processo;
- Fazer (Do): Colocar em prática o plano de ação, sem esquecer de treinar todos os envolvidos;
- Verificar (Check): Analisar métricas e coletar observações feitas durante a execução do projeto;
- Ação (Act): Realizar as ações corretivas levantadas na etapa anterior.
Relatório A3
Método onde o colaborador apresenta o contexto de determinado problema ou oportunidade, explica o plano de ação, as métricas que devem ser acompanhadas e ainda sugestões futuras. Tudo isso dentro de uma folha de tamanho A3.
Essa prática traz objetividade ao discurso, forçando a pessoa a ter um raciocínio lógico sobre o problema e a visão sistêmica da empresa, para entender quem e como será impactado pela solução proposta.
Poka Yoke
O poka yoke é uma ferramenta de gestão de qualidade que tem por objetivo eliminar as falhas humanas. É possível diminuir custos, otimizar recursos, aumentar a produtividade dos operadores e até do maquinário e ainda melhorar a qualidade do produto final.
São soluções simples, sem grande impacto em custo de implantação, durante o processo de produção, como a checagem do produto em cada etapa, que garantem a qualidade no resultado final.
Mapa de Fluxo de Valor
O Mapa de Fluxo de Valor é uma ferramenta estratégica que possibilita enxergar o macro de uma produção por meio do mapeamento de todas as etapas do desenvolvimento do produto de início ao fim.
Os processos mapeados podem ser classificados de três maneiras: a) os que geram valor realmente, b) os que não geram, mas são importantes para garantir a qualidade e c) os que não geram valor e nem garantem a qualidade do produto ou processo. Esse último é o que deve ser evitado ou, se possível, eliminado.
Gestão Visual
A Gestão Visual é uma ferramenta que fica a vista de todos permitindo que saibam como andam os projetos e processos produtivos sem a necessidade de perguntar para ninguém ou procurar em planilhas e documentos.
Alguns exemplos de quadros para a gestão visual são kanban, planejamento semanal, quadro de solução de problemas e quadro de controle de produção diária.
Fluxograma Vertical
O fluxograma vertical é uma ferramenta muito importante para a compreensão de um processo como um todo. Nele, as atividades são organizadas de maneira sequencial e vertical, sendo estruturadas com símbolos que classificam entre operação, transporte, inspeção, espera e estoque.
Esse fluxograma é rápido e simples de ser preenchido, por isso é muito utilizado para estudar detalhadamente a sequência das etapas de um processo.
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GBO – Gráfico de Balanceamento de Operadores
Esse gráfico representa, de forma empilhada, as atividades que cada funcionário exerce e o tempo despendido para isso. Ele é utilizado para balancear as atividades, identificando onde há tempo ocioso e desperdícios por conta da falta de alinhamento entre os colaboradores.
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Diagrama de espaguete
O diagrama espaguete representa o caminho percorrido por um produto ou pessoa dentro da empresa ao longo de um fluxo de valor. Essa ferramenta é de fácil aplicação, pois basta uma planta baixa do lugar ou um desenho em escala (com todos os equipamentos e postos de trabalho) para se fazer o diagrama. Com ela, é possível visualizar onde há deslocamento em excesso, mau aproveitamento do espaço físico, riscos de acidentes etc.
Diagrama Ishikawa
Também conhecido como Diagrama Espinha de Peixe, é uma ferramenta de qualidade que ajuda a levantar as verdadeiras causas de um problema ao se analisar todos os fatores envolvidos na execução do processo.
Todo problema tem causas específicas e estas devem ser analisadas e testadas para comprovar qual de fato está causando a situação que se deseja eliminar. Ao cortar as causas, também se elimina o problema.
Todas essas ferramentas fazem parte da gestão lean e é importante conhecê-las para saber quando aplicar cada uma delas. Lembrando que o objetivo do lean sempre é eliminar desperdícios e otimizar recursos sem perder a qualidade do produto, serviço ou processo.
As ferramentas do Lean são as responsáveis por garantir a eficiência e os resultados da implementação da metodologia. É muito importante que você conheça cada uma delas e entenda como elas podem beneficiar seus processos.
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