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Lean para carreiras: O que você precisa saber

Já abordamos algumas vezes por aqui sobre os benefícios que a metodologia Lean traz para os negócios e indústrias dos mais diversos segmentos, de automobilística a hospitais (se esse for seu primeiro acesso no nosso blog, clique aqui pra conhecer os benefícios da metodologia lean). Enquanto as empresas estão implementando a mudança, percebe-se o quão importante é ter profissionais também com perfil lean para a manutenção da filosofia e otimizar ainda mais os seus recursos e dos próprios trabalhadores. Dessa maneira, no post de hoje, vamos falar da aplicação do lean na carreira desses profissionais e o porquê essa atitude faz diferença no dia a dia de trabalho.

Não basta somente entender a metodologia e saber seguir as ferramentas ou técnicas, um profissional com perfil lean está constantemente buscando por melhorias e redução de desperdícios. As oportunidades de mudança estão presentes no cotidiano de todos e esse colaborador é capaz de identificá-las, propor e executar soluções.

É importante enfatizar que capacitar os trabalhadores para atender esse perfil é benéfico tanto para a própria empresa quanto para o profissional que encontrará diversas oportunidades no mercado que cada vez mais demanda por colaboradores lean. Assim, vejamos abaixo o que significa aplicar o lean em sua carreira profissional.

1. Errar rápido e aprender rápido

Um pensamento muito importante no lean é a ideia de que quanto mais cedo erramos, mais cedo aprendemos e podemos melhorar o nosso produto, serviço ou mesmo performance. Um profissional lean não tem medo de errar e, da mesma maneira, precisa de uma empresa onde não se pune o erro, mas que incentive a arriscar, a inovar e a aprender com eles.

Existe um conceito comum no meio das startups chamado de Minimum Viable Product (MVP), onde se é possível testar um produto antes de lançá-lo utilizando-se uma versão enxuta do que se pretende fazer no futuro. Como o nome diz, é a versão mínima do produto, totalmente funcional, ainda não completa, porém ideal para testar funcionalidades e aderência do mercado. Essa mesma prática pode ser feita em processos, projetos ou mesmo produtos internos, não somente o que chegará ao mercado.

Sabemos que pode ser custoso mudar um processo, é necessário capacitação e convencimento das pessoas, então é importante desenhar o “mínimo processo viável” que exige menos esforço de aplicação, mas o suficiente para testar a eficiência e apresentar alguns resultados. Mesmo que não dê certo, no mínimo, errou-se e aprendeu-se rapidamente e com baixo custo.

2. Trabalhar para agregar valor ao cliente final

Esses profissionais já estão treinados a fazer mudanças em aspectos onde irá agregar valor aos olhos do cliente, ou seja, onde este estará disposto a pagar por isso. Independente do cargo ou posição que ocupam, eles vão cotidianamente procurar por desperdícios que podem ser eliminados e por oportunidades de melhorias no trabalho.

Quando as pessoas têm os recursos necessários (nesse caso, conhecimento e autonomia), os profissionais de uma empresa lean implementam facilmente técnicas e práticas da metodologia que evidenciam e resolvem os problemas, com foco no que influencia diretamente o valor percebido pelo cliente.

3. Eliminar desperdícios de tempo e otimiza-lo

Tempo é um dos recursos mais preciosos das pessoas e da empresa, porém, é um dos menos valorizados e mais desperdiçados no dia a dia, como uma reunião desnecessária ou decisões importantes postergadas que prejudicam processos subsequentes. O profissional e empresa lean definem com clareza o objetivo da reunião, assim, se realiza somente aquelas que realmente precisam acontecer e com objetividade, não tomando mais tempo que o necessário. Inclusive, determinar um horário para acabar e cumprir com o combinado auxilia a todos serem objetivos.

O email, quando mal utilizado, é um grande vilão da produtividade e, consequentemente, pode desperdiçar o tempo do profissional. Uma pessoa com perfil lean identifica rapidamente quando uma troca de emails está ficando muito extensa e/ou burocrática e resolve a situação de outra maneira, seja por telefone, reunião ou mesmo um café. Além disso, o foco ao se abrir a caixa de entrada é sempre naqueles mais importantes, não necessariamente os mais recentes. Por fim, também apenas a abre em horários específicos e não toda vez que tem um email novo.

4. O papel do gerente lean também é fundamental

Em empresas lean, vemos a tendência da horizontalidade, ou seja, não se há uma hierarquia rigorosa onde as decisões são feitas na diretoria e os demais colaboradores apenas obedecem sem entender os porquês. Os profissionais lean precisam de autonomia para fazer testes e mudanças, mas também precisam crescer pessoal e profissionalmente. O gerente lean atua nesse momento, onde age como um coach e faz perguntas ao colaborador para que ele mesmo chegue nas respostas, sem dar nenhuma solução pronta para ele.

É papel também do gerente lean apresentar metas de curto prazo ousadas, porém, atingíveis para engajar a equipe. Uma vez que o lean traz mudanças a longo prazo, pode ser desestimulante não ver nenhum resultado mais imediato ou ainda olhar para frente e apenas ver uma meta que parece impossível atingir por conta do momento em que a empresa está atualmente.

Confira também o artigo: Como liderar a implantação do Lean em sua empresa!

Uma empresa só será verdadeiramente lean se todos os colaboradores estiverem engajados com a metodologia e com a mudança, por isso, é tão necessário que se capacite e treine os profissionais de todos os níveis. 

Aqui, não importa o cargo, pois todos possuem a mesma responsabilidade de adotar o pensamento lean e de colocá-lo em prática. Da mesma forma, um profissional lean encontra no mercado várias portas abertas para o seu perfil e uma demanda crescente por pessoas capazes de identificar desperdícios e trazer melhorias simples para o dia a dia.

By | 2023-01-12T16:49:09-03:00 abril 16th, 2019|Gestão, Lean Manufacturing, Lean Office|0 Comments

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