Ser gestor de uma empresa não é uma tarefa fácil, ainda mais em um mercado em que existem inúmeras maneiras de liderar a equipe e tudo depende dos objetivos e focos estabelecidos pela empresa. É por isso que hoje nós vamos te contar um pouco mais sobre a gestão de resultados e como ela pode melhorar os indicativos da sua companhia.
O que é Gestão de Resultados?
Derivado de uma expressão em inglês, “Management by Results” (MBR), foi cunhado por Peter Drucker, o pai da administração moderna, e é um modelo de gestão que foca na priorização dos resultados em todas as atividades desempenhadas pela equipe, elevando a organização significativamente as ações internas e externas.
Ou seja, nesse modelo de gestão de resultados os principais focos são o cumprimento de objetivos, metas e de indicativos, não deixando de lado os valores e a cultura da empresa. Nesse processo, os gestores conseguem trabalhar de maneira mais organizada com suas equipes, seguindo um objetivo de cada vez, mas ainda mantendo todo o ambiente produtivo.
Por que é importante investir nesse modelo de gestão para sua empresa?
Bom, implementar uma Gestão de Resultados pode ser muito importante para a sua empresa, pois ela gera uma série de melhorias, como ganhos na capacidade produtiva e melhora na execução dos projetos, tudo por tornar os objetivos mais claros de serem compreendidos por todos. Uma outra melhoria que é muito fácil de identificar é em relação à comunicação interna, entre gestores e colaboradores que, ao partilharem uma meta em comum, conseguem trocar melhor as informações, tornando tudo bem mais objetivo e com menos ruídos nos diálogos.
Outro ponto importante é que a motivação da equipe também aumenta de forma evidente, pois eles se sentem mais envolvidos nos processos de execução das tarefas e trabalham com muito mais vontade de alcançar os objetivos, sentem que o trabalho que desempenham é reconhecido e não apenas números para a empresa.
Processos de planejamento e de tomada de decisões também são otimizados, isso tudo porque a empresa que investe em gestão de resultados consegue analisar tudo com dados muito mais precisos.
Quer conhecer mais benefícios de uma Gestão de Resultados, é só acompanhar a lista que fizemos abaixo:
Quais são os benefícios de uma “Gestão de Resultados”?
- Retenção de talentos;
- Maior produtividade entre os colaboradores;
- Melhora do trabalho em equipe;
- Torna o ambiente de trabalho mais positivo;
- Melhora a comunicação entre gestores e suas equipes;
- As métricas são devidamente alinhadas;
- Maior transparência entre os departamentos;
- Distribuição de responsabilidades, afinal devem trabalhar para que os resultados sejam obtidos e, caso não forem, a responsabilização também é de todos.
Você sabe quais são as diferenças entre objetivos, indicadores e metas?
Antes de qualquer coisa, precisamos estabelecer as diferenças entre objetivos, indicadores e metas, pois esses termos, apesar de correlatos, causam muitas dúvidas entre os gestores. Você também não sabe dizer a diferença? Então acompanhe a explicação abaixo:
Objetivos: são os grandes anseios da empresa, como aumentar as vendas, por exemplo.
Indicadores: são as métricas que serão utilizadas para mensurar se os objetivos estão sendo cumpridos. Por exemplo: observar a quantidade de vendas brutas e líquidas de um produto específico.
Metas: são os valores que serão obtidos após o fim de um período, por exemplo. No caso das vendas, a meta pode ser o aumento de 15% nos números até o final do ano.
Como implantar uma gestão de resultados na minha equipe?
Bom, para a implantação da metodologia ser efetiva, ela precisa ser aplicada em 5 importantes etapas: revisão dos objetivos organizacionais; estabelecimento dos objetivos dos profissionais, acompanhamento dos processos, avaliação do desempenho e recompensas.
Na primeira etapa, os gestores precisam ter uma visão bem objetiva a respeito dos objetivos, para que os planejamentos estratégicos sejam recebidos com clareza pelos colaboradores. Na segunda etapa é fundamental que tanto os gestores quanto as equipes se reúnam e estabeleçam, em conjuntos, quais serão os objetivos que serão desenvolvidos e os objetivos que a empresa pretende alcançar em um período de tempo, estabelecendo prazos para a execução das ações.
Na terceira etapa em que o acompanhamento de processos é realizado, é preciso que os gestores e colaboradores se encontrem, periodicamente, e façam reuniões para verificar se os objetivos estão sendo atingidos. Na penúltima etapa de aplicação da gestão por resultados, o desempenho de cada um dos colaboradores será avaliado de acordo com o grau de alcance dos objetivos estabelecidos previamente.
A última etapa do fluxo de gerenciamento de resultados trará recompensas aos colaboradores pelos resultados que obtiveram ao longo do período em questão – o que funciona como um mecanismo de motivação profissional e contribui para o aumento da produtividade.
E como saber que a Gestão de Resultados está dando certo?
Para identificar se a Gestão de Resultados está tendo efeito na sua empresa, você precisa estar sempre atento a informações qualitativas a respeito dos processos desempenhados pela sua equipe, ver o feedback dos profissionais e analisar todos os dados, independente da fonte.
Para fazer isso, é recomendado que você utilize recursos tecnológicos que otimizam esse processo de análise, como indicadores de produtividade e indicadores de performance, por exemplo.
Resumindo, o que você precisa é:
- Revisar os objetivos que a empresa tem;
- Definir novos objetivos;
- Monitorar todo o processo;
- Avaliar o desempenho da equipe;
- Dar recompensas para quem se destaca.
Seguindo esses passos, sem sombras de dúvidas você terá sucesso na sua gestão de resultados conseguindo, inclusive, enxugar os custos de produção, melhorar o entrosamento entre a equipe e, o melhor, aumentar a produtividade da sua empresa.
Lembre-se de que implementar uma gestão de resultados pode ser o diferencial para que seus resultados melhorem e os objetivos sejam alcançados.
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