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Excelência Operacional nas Cooperativas de Crédito

O sucesso de uma cooperativa de crédito está diretamente ligado à aplicação de recursos eficientes ao desenvolvimento das pessoas, visando sempre a otimização dos resultados. Sabemos que o mundo das cooperativas de crédito é extremamente competitivo e a implantação de planos de melhoria e de desenvolvimento é uma das formas de construir uma excelência organizacional. Mas o que é isso e como pode ser aplicado em cooperativas de crédito? Leia esse artigo até o final e descubra!

O que é Excelência Operacional?

Excelência Operacional é um conceito muito bem difundido entre organizações de todo o mundo. Ganhou notoriedade com o Sistema Toyota de Produção e se refere a estabelecer uma melhoria contínua, com maior qualidade nos produtos e/ou serviços e, claro, eficiência nos processos operacionais.

Como a excelência se materializa no dia a dia? Com o comprometimento dos funcionários em fazer certo. Isto tudo envolve uma busca constante por melhorias, aliado a um perfil de colaboradores que realmente entendem e conhecem os seus respectivos papéis e que se preocupam em sempre fazer o certo e cada vez melhor.

Como alcançar a excelência operacional nas cooperativas?

Para alcançar esse nível de excelência organizacional é preciso, primeiro, desenvolver essa cultura dentro da sua cooperativa. Portanto, não pense que essa mudança será feita de uma hora para outra, afinal, é de conhecimento de todos que para mudar a visão de uma empresa leva tempo.

Então, se você quer implantar um modelo operacional de excelência na sua empresa, o primeiro passo é implantar uma cultura de pensamento enxuto nos processos administrativos, também conhecido como Lean Office. O modelo da Casa Toyota se baseia nas engrenagens principais de uma organização e estabelece: trabalho padronizado, melhoria contínua e fluxo de trabalho nivelado; produção de acordo com a demanda e no tempo certo (Just in Time), produtividade e a relação do uso da tecnologia com uso do trabalho humano (Jidoka); menor custo, maior qualidade e foco no cliente.

4 princípios da Excelência Organizacional nas Cooperativas de Crédito

Para implementar a Excelência Operacional é preciso focar em quatro pilares: gestão, estratégia, processos e pessoas. Ou seja, envolver todas as engrenagens da organização a fim de funcionarem com plena eficiência e alta performance utilizando todos os recursos disponíveis, a um menor custo, para alcançar os melhores resultados para a empresa. Veja a seguir:

Gestão:

Ter uma boa gestão é um dos principais pilares da Excelência Operacional de uma cooperativa de crédito, pois é através dela que a empresa caminha em direção aos bons resultados, executando as tarefas da melhor forma possível e se mantendo dentro de um plano de melhoria contínua.

Para ter um bom plano de excelência operacional, é preciso entender quais são as dificuldades e as necessidades enfrentadas pelas lideranças da cooperativa, em todos os níveis de hierarquização da empresa – só assim, será possível traçar um plano de implementação de melhorias, análises de desempenho, novas estratégias e processos organizacionais mais eficientes.

Estratégia:

A estratégia é outro grande pilar da Excelência Organizacional e ela deve ser muito bem compreendida, não apenas por todos os líderes da cooperativa de crédito, como também por toda a equipe que nela trabalha.

Propósito, missão, visão, valores e objetivos precisam ser muito bem direcionados para que toda a equipe saiba para onde, como e para quem as estratégias da cooperativa estão sendo feitas. Indicadores de desempenho e análises de melhoria contínua são fundamentais para que a organização da estratégia seja bem definida, tudo isso para que a Excelência Organizacional seja alcançada.

Processos:

Implementar uma gestão de processos eficiente é fundamental para atingir a excelência em uma organização. Isto porque uma boa gestão de processos é essencial para atingir a integração entre as várias áreas de uma cooperativa, fazendo com que os resultados sejam mais assertivos.

Pessoas:

Uma cooperativa é feita de pessoas e atingir a máxima Excelência Organizacional também depende do compromisso, desempenho e produtividade da sua equipe de trabalho.

Para isso, é necessário que a equipe seja constantemente treinada, capacitada e motivada tendo os propósitos da cooperativa como foco do alinhamento e a melhora contínua da qualidade e eficiência como os principais objetivos.  

Quais os benefícios da Excelência Operacional?

São vários os desafios que uma cooperativa de crédito enfrenta no seu cotidiano e você, mais do que ninguém, deve saber disso. Alguns exemplos que podemos elencar são: aumentar a produtividade na atualização de cadastros, aumentar a agilidade no agendamento dos pagamentos antecipados, aumentar a rapidez na abertura de contas e de compras, reduzir o tempo de execução dos processos de admissão e muitos outros.

Aqui, na Terzoni, nós temos ótimos cases de sucesso na implementação de gestão em processos de Excelência Operacional em cooperativas de crédito. Durante o tempo que passamos com eles, nós desenhamos um fluxo de processos e analisamos as interfaces de todas as atividades que eram desenvolvidas pelas equipes de trabalho. Identificamos os processos que podiam ser reduzidos ao máximo para evitar o desperdício de despesas ao longo dos processos e ajudamos a cooperativa a estabelecer prioridades.

Com isso, a cooperativa de crédito teve um aumento de +73% de produtividade na admissão de pessoal, reduziu em +60% todo o tempo desse processo e muitos outros resultados expressivos.

Como implantar a Excelência Operacional na sua Cooperativa de Crédito?

Acompanhe a seguir os 7 passos para ter a Excelência Operacional na sua cooperativa e atingir os seus objetivos:

1. Defina bem os seus objetivos

Definir os objetivos é fundamental para obter os resultados esperados na sua cooperativa. Estratégias bem definidas e direcionadas são essenciais neste processo.

2. Tenha um bom planejamento

Ter em mente muito bem detalhado os objetivos e o que será feito para cumprir as metas é um ponto essencial para atingir a Excelência Operacional na sua cooperativa de crédito.

3. Invista em Gestão de Processos (Lean Office)

A gestão de processos nada mais é do que analisar, administrar e controlar os processos que estão presentes em uma empresa da melhor maneira possível. Saber como gerir os processos é um dos passos mais importantes para obter a Excelência Operacional.

4. Lidere e motive a sua equipe

A liderança é um fator determinante neste passo para obter a excelência operacional, pois a motivação e exemplo vêm através dos gestores. Capacitar, motivar e engajar seu time é o que tornará os seus planos realidade.

5. Capacite quem trabalha com você

Invista na capacitação da sua equipe! Esse investimento vai retornar em qualidade, tempo de entrega (lead time) e melhora contínua na execução dos processos.

6. Solucione os problemas tão logo eles apareçam

Não deixe para resolver os problemas depois, pois isso só vai encarecer ainda mais as soluções. Busque sempre encontrar as falhas logo que elas começarem a surgir e analise o que pode ser melhorado, sempre com foco na melhora contínua.

7. Faça uma análise dos resultados obtidos

Analisar os resultados irá te ajudar a identificar o que foi feito e o que deu certo e errado – além de também ser uma ótima maneira de saber o que pode ser melhorado para sustentar os resultados positivos.

Quer implantar um plano de Excelência Operacional na sua cooperativa de crédito? Conte com os especialistas da Terzoni Consultoria.

By | 2023-01-25T17:07:00-03:00 junho 15th, 2022|Gestão, Lean Office|1 Comment

One Comment

  1. Letícia 15 de junho de 2022 at 14:08 - Reply

    Excelente artigo!

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