fbpx
Home/Produtividade, Redução de Custos/Entenda o que é Kanban e como fazer produção puxada

Entenda o que é Kanban e como fazer produção puxada

Dentro do Sistema Toyota de Produção, várias estratégias foram desenvolvidas e aperfeiçoadas para tornar as linhas de produção eficazes, reduzindo custos e desperdícios ao máximo. O conceito de Kanban e produção puxada (ou sistema puxado) foram também inventados nesse cenário. E o que são?

O Kanban pode ser entendido como uma sinalização, geralmente cartões visuais que são aplicadas para a organização da produção puxada, que nada mais é do que “fazer apenas o necessário”.

O sistema puxado têm como objetivo a redução do estoque e sua reposição contínua, produzindo somente o que é necessário. Vamos entender melhor adiante!

O que é Kanban e quais seus tipos?

O Kanban é uma sinalização visual, geralmente em envelopes de vinil ou formato retangular para indicar quando há necessidade de reposição ou produção de algum produto específico.

Essas sinalizações podem ser aplicadas na produção e na gestão de estoques com diferentes cores e formatos. Elas têm basicamente duas funções:

  • Indicar quando há necessidade de produção, conhecido como Kanban de produção. Ele mostra que há necessidade de fabricação de determinado produto, indicando a quantidade necessária.
  • Indicar quando há necessidade de reposição ou requisição de produto, conhecido como Kanban de requisição. Nesses casos ele mostra quando é necessário deslocar os produtos de um centro para outro.

Geralmente os Kanbans são colocados em contentores e pallets em seu transporte, e, após a entrega do produto, a sinalização é recolhida e mandada para um quadro de produção. Assim, após a finalização de um processo, o Kanban já inicia o próximo processo de produção e reposição.

Conheça também outras ferramentas utilizadas na metodologia Lean [clique aqui]

O que é produção puxada?

produção puxada ou sistema puxado busca a reposição eficaz de produtos, fabricando somente o necessário. Recebe esse nome pois “puxa” os produtos do processo anterior com foco no que está sendo vendido. Sua organização é realizada por meio dos Kanbans, que indicam quando um produto precisa ser solicitado.

Há três tipos:

  • O sistema puxado com supermercado ou de reposição, que opera com o mínimo de produto em estoque. Assim que os itens são comprados e o estoque é esvaziado, é emitido um Kanban de produção para substituir esses itens.
  • O sistema puxada sequencial é quando existe uma rotatividade maior de produto e em grandes quantidades, exigindo um “lead time” mais curto para produção mais ligeira e reposição de produto.
  • O último sistema puxado é o misto, ele combina os dois anteriores. Geralmente é eficaz quando apenas uma quantia de produto comanda a maioria das vendas, entretanto, ainda há uma outra grande variedade de produtos que necessidade de reposição.

Quais os benefícios de aplicar essa estratégia?

Entre os maiores benefícios da aplicação da produção puxada e a utilização de Kanban, podemos citar a redução de desperdícios e perda de produtos, que podem não ter saída do estoque por mudanças de consumo do mercado. O controle na produção também pode ser mais rígido para compra de matéria-prima.

Além disso, a organização por meio de Kanbans facilita o controle do processo e permite uma melhor visualização dos fluxos de produção. Uma vez que os Kanbans podem ser visualizados por todos e acompanhados por diferentes colaboradores.

Qual o passo a passo para implementar Kanban e Produção Puxada na minha empresa?

Se está convencido de que a produção puxada pode ser eficaz para o seu modelo de negócio, confira quais os passos são necessários para implementar as estratégias:

  • Identificação dos pontos para implementação da produção puxada: defina quais os pontos de trabalho necessitam dessa estratégia e quais supermercados serão envolvidos. Cada ponto terá sua implementação e processos independentes para a emissão de Kanban.
  • Cálculos de materiais necessários e frequência de reposição: a partir de um estudo das vendas dos itens e reposição de estoque, faça os cálculos dos materiais que serão necessários a cada reposição. Além disso, com que frequência será necessário a produção de cada item?
  • Definição de contentores e prateleiras: escolha quais os espaços serão contemplados para organizar o estoque e a rotatividades, eles são os locais onde os Kanbans sinalizarão;
  • Detalhamento do layout: faça o planejamento físico antes de qualquer mudança iniciar e envolva sua equipe nesse planejamento;
  • Mudança física: adeque seu espaço para o recebimento dos contentores no estoque e a reposição dos produtos nas prateleiras. Agora seu espaço já está pronto para a sinalização e o início dos processos.

É interessante notar que em meados de 1950 quando as estratégias do lean passaram a ser aplicadas, não existia nenhum software ERP ou de gestão. Somente a utilização de Kanban era suficiente para o sucesso e maestria na produção da Toyota Just in time”.

Com os conceitos japoneses de organização e produção aliada à tecnologia do século XXI, o que não podemos realizar?!

Para saber mais sobre Lean e suas estratégias, veja a nossa entrevista com um consultor no nosso próximo artigo!

By | 2022-08-19T11:13:20-03:00 maio 2nd, 2018|Produtividade, Redução de Custos|3 Comments

3 Comentários

  1. […] os maiores benefícios da produção puxada e a utilização de Kanban, podemos citar a redução de desperdícios e perda de produtos, que podem não ter saída do […]

  2. […] e é exatamente este o propósito fiel deste método de gestão visual. Como o próprio nome diz, o Kanban nada mais é que sinalizações de processos através de cores, normalmente verde, amarelo e […]

  3. […] de cartões visuais, que são aplicadas para a organização da produção puxada, que, inclusive, neste artigo falamos mais profundamente a […]

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme