fbpx
Home/Gestão, Lean Manufacturing/Entenda as diferenças entre Lean Manufacturing e Six Sigma

Entenda as diferenças entre Lean Manufacturing e Six Sigma

Apesar de as metodologias serem amplamente reconhecidas ao redor do mundo, é comum haver confusões entre Lean Manufacturing e Six Sigma, ainda mais quando fala-se da aplicação Lean Six Sigma.

Primeiramente, é importante entender que elas são distintas e são eficazes se aplicadas juntas, isso porque elas se complementam.

Entenda melhor abaixo o que são essas filosofias, suas diferenças e aplicações quando utilizadas em uma mesma estratégia de gestão.

O que é Lean?

O Lean é uma iniciativa que surgiu na Toyota e que busca eliminar os desperdícios, reduzindo custos e agilizando os processos de produção.

Existem oito tipos de desperdícios identificados nessa metodologia a partir dos estudos da indústria automobilística, são eles:

  • Defeitos dos produtos
  • Excesso de produção
  • Estoque de mercadoria
  • Processamento desnecessário
  • Movimentação desnecessária de pessoas
  • Transportes desnecessários
  • Espera entre processos
  • Intelectual

Cada um desses desperdícios é extremamente comum em uma linha de produção e, ao aprimorar seus processos, os principais benefícios obtidos são: a redução dos custos e utilização do espaço, aumento da segurança no trabalho, maior flexibilidade e melhor qualidade de produto ou serviço. Dessa forma, a máxima do Lean é o pensamento enxuto.

Saiba mais sobre os 8 Desperdícios que a metodologia lean busca combater!

Entre as conhecidas ferramentas utilizadas pelo Lean estão a produção puxada, o mapeamento do fluxo de valor, Kaizen, Kanban, 5S, gestão visual, redução de setup e outras que buscam otimizar e organizar a rotina e os processos.

O Lean é largamente aplicado pelo mundo em diversos setores e diferentes negócios dada a sua flexibilidade. Pelos conjuntos de ferramentas acima, busca-se uma melhoria contínua dos processos e uma mudança cultural na empresa.

Gestão 360º - Terzoni Consultoria

O que é Six Sigma?

Já o Six Sigma ou Seis Sigma é um processo gerencial que tem como base métodos quantitativos. Surgiu de dentro da Motorola em meados de 1980 como um formato para superar a concorrência com qualidade superior e preço baixo.

O principal objetivo desse processo é enfrentar a competição do mercado e aumentar a lucratividade por meio de uma melhoria da qualidade dos produtos ou serviços e garantir mais satisfação dos clientes. Isso é possível ao estabelecer sempre metas quantificáveis aos departamentos mais relevantes para a sobrevivência do negócio e redução da variabilidade dos produtos.

Além disso, os projetos da gestão Six Sigma são implementados e gerenciados por uma equipe preparada, com base nos métodos abaixo:

  • DMAIC: Define, Measure, Analyze, Improve and Control ou, em português, definir, medir, analisar, melhorar e controlar;
  • DMADV: Define, Measure, Analyze, Design and Verify, em português definir, medir, analisar, desenhar e verificar.

O ponto forte na implantação do Six Sigma é a ênfase no planejamento, conforme a definição inicial nos dois métodos. Sem mencionar a existência de um roteiro bem detalhado e definido a ser seguido, que garante relatórios completos e precisos para avaliar a viabilidade dos projetos pela controladoria.

Com a implementação do Six Sigma, tem-se um controle melhor de qualidade e custos.

Clique aqui e saiba quais são as ferramentas de gestão de processos mais utilizadas nas organizações!

 

Em quais pontos o Lean Manufacturing e Six Sigma se diferem?

Portanto, conforme verificado acima, essa integração entre a metodologia Lean Manufacturing ao sistema de gestão Six Sigma é previsível e natural, uma vez que enquanto o Lean busca aumentar a velocidade da produção e promover a melhoria contínua dos processos, o Six Sigma apresenta métodos mais rigorosos de planejamento e controle, além de permitir relatórios quantificáveis mais precisos.

Realizando uma gestão com base nesses métodos, o resultado é um custo reduzido em processos ágeis, porém com produtos de alta qualidade e relatórios de análise completos.

Como aplicar o Lean Six Sigma?

O Lean Six Sigma é o termo que surgiu para denominar a junção de ambas as metodologias, já amplamente utilizadas em empresas de diversos ramos ao redor do mundo. Quando utilizadas juntas, a gestão é mais eficiente e eficaz na reparação de problemas e estabelecimento de processos.

Uma forma de visualizar a sua aplicabilidade é entender como as ferramentas do Lean podem ser utilizadas nos métodos DMAIC e DMADV. Por exemplo: o mapeamento de fluxo de valor entraria na etapa de definição, ou seja, no planejamento. Enquanto outras ferramentas, como Kaizen, Kanban ou 5S se aplicariam já na etapa de melhoramento. Portanto, as ferramentas do Lean complementam as etapas de cada método, auxiliando o seu progresso e aplicação dos projetos de melhoria.

Vamos pensar em um exemplo prático?

Colocando as explicações acima de uma forma bem ilustrativa, vamos supor que você está no comando de uma indústria. Sua demanda de produção aumentou muito e para suprir o mercado você terá que produzir mais em menos tempo.

Como você pode aumentar sua produção sem ter um impacto grande na qualidade de seus produtos?

Com as ferramentas do Lean, os desperdícios de recurso e de tempo serão sanados, primeiro ao entender os fluxos de valor, depois ao buscar melhorar a organização e a segurança no ambiente de trabalho.

Certas mudanças no ambiente, como propostas por Kanban, Kaizen e 5s, reduzem o tempo na procura de peças, evitam acidentes no trabalho e garantem que os processos fluam melhor, influenciando positivamente na redução do tempo de produção, conhecido como lead time.

Com os métodos do Six Sigma será possível ter um controle rígido e métricas quantificáveis dessas melhorias, além de garantir que os produtos permanecem com as mesmas características — o foco na qualidade e na variabilidade.

Após a implementação de todos os métodos, espera-se que o tempo na linha de produção para confecção dos produtos tenha reduzido. E, ao final, os mesmos terão qualidade superior garantida.

O exemplo acima explica de forma bastante simplificada como é esperado que as duas metodologias sejam aplicadas juntas para resultados mais impactantes em uma organização.

Porém, é interessante destacar que o sucesso do Lean Six Sigma só é alcançado quando existe uma mudança cultural significativa nos processos gerenciais, abrangendo todos os níveis da empresa.

Se quiser entender mais sobre Lean e como colocá-lo em prática na sua empresa, veja abaixo outros artigos relacionados e melhore ainda mais a gestão dos processos da empresa!

By | 2022-10-21T11:02:02-03:00 maio 9th, 2018|Gestão, Lean Manufacturing|0 Comments

Deixe um Comentário

Avada WordPress Theme