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    Escritório Enxuto: Conheça esse modelo de gestão

    O Escritório Enxuto, conhecido também como Lean Office, é responsável por fazer a gestão dos processos administrativos dentro de uma empresa. Você com certeza já ouviu falar sobre a metodologia Lean Manufacturing, responsável por eliminar os desperdícios dos processos industriais, não é mesmo?

    Agora, quando a metodologia é utilizada para eliminar os desperdícios nos processos administrativos, ela recebe o nome de Lean Office. Por isso, preparamos um conteúdo exclusivamente para te ensinar a aplicar esse método no ambiente administrativo da sua empresa.

    Quer saber um pouco mais sobre o Escritório Enxuto e sobre como aplicar esse método na sua empresa, bem como os seus benefícios? É só ler até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você. 

    O que é um Escritório Enxuto?

    O Escritório Enxuto, também chamado como Lean Office, é a aplicação dos conceitos da metodologia Lean no ambiente administrativo de uma empresa. Ou seja, o Escritório Enxuto nada mais é do que aplicar os conceitos do Lean para eliminar os desperdícios no ambiente administrativo, no seu escritório.

    Os principais desperdícios no ambiente administrativo são:

    ● Tempo de espera (Lead Time) das atividades administrativas podem ser longos e imprevisíveis;
    ● Falta de padronização nos processos administrativos;
    ● Falta de integração entre as diversas equipes;
    ● Produção de documentos ou relatórios incorretos que precisarão ser refeitos;
    ● Má utilização dos horários disponíveis;
    ● Gasto de recursos em processos secundários que não serão utilizados na sequência;
    ● Equipamentos obsoletos ou inadequados;
    ● Espaços mal dimensionados ou com layout que geram movimentos desnecessários;
    ● Grande quantidade de documentos em inventário, que estão prontos para serem despachados;
    ● Grande quantidade de recursos sem utilização.

    Como aplicar este método no ambiente administrativo?

    Para aplicar o método Lean Office no ambiente administrativo, basta seguir algumas práticas simples, como:

    ● Identificar e eliminar os desperdícios;
    ● Padronizar os processos;
    ● Aumentar a comunicação entre os vários setores administrativos;
    ● Criar um ciclo de melhoria contínua.

    Gestão 360º - Terzoni Consultoria

    Identificar os desperdícios para eliminá-los!

    O primeiro passo para aplicar a metodologia do Lean Office no ambiente administrativo é identificar os desperdícios. Para isso, é preciso fazer uma análise para saber a origem desse desperdício, por exemplo, na má utilização dos recursos ou nos deslocamentos desnecessários.

    Ao identificar o problema, é possível elaborar uma solução, seja ela para fazer uma melhor utilização dos recursos ou até mesmo alterar o layout da área de trabalho.

    Padronizar os processos

    Depois de identificar os desperdícios, a segunda etapa é padronizar todos os processos de modo que todos os setores administrativos sigam a mesma base no dia a dia. Com essa base, será possível ter uma maior homogeneidade em todos os processos administrativos.

    Para padronizar os processos administrativos, a metodologia japonesa do 5S é aplicada, que significa:

    • Seiri: senso de utilização
    • Seiton: senso de organização
    • Seiso: senso de limpeza
    • Seiketsu: senso de conservação
    • Shitsuke: senso de autodisciplina

    Para se aprofundar neste conteúdo veja o artigo: 5s: a aplicação no escritório

    Aumentar a comunicação entre os vários setores administrativos

    Consequentemente, ao fazer a padronização dos processos, é possível aumentar a comunicação entre os vários setores administrativos. Assim, todos os processos podem ser facilitados, bem como evitar a má distribuição de insumos e produção de documentos acima do necessário.

    Além disso, a comunicação entre os setores administrativos é essencial para diminuir o tempo de processamento das informações e o tempo de espera. O tempo de espera (Lead Time) é um dos maiores problemas enfrentados nos ambientes administrativos.

    Seja em filas de espera ou mesmo em uma ligação muito demorada, é um problema que frequentemente se torna um empecilho para os clientes. Por isso, ao melhorar a comunicação entre os setores, é possível diminuir esse tempo de espera para garantir um atendimento mais rápido e eficiente.

    Criar um ciclo de melhoria contínua

    Seguindo a metodologia Kaizen de que você pode “ser hoje melhor que ontem e amanhã melhor que hoje”, é preciso criar um ciclo de melhoria contínua. Não basta apenas aplicar as mudanças, é preciso estar atento para ser sempre melhor, dia após dia.

    Benefícios do Lean Office

    São vários os benefícios do Lean Office, mas os principais são:

    • Diminuir o tempo de processamento das atividades administrativas;
    • Redução no inventário;
    • Redução do Lead Time;
    • Maior organização no ambiente de trabalho;
    • Redução de etapas nos processos administrativos;
    • Melhor utilização dos recursos;
    • Melhor comunicação entre os vários setores administrativos;
    • Melhor utilização do tempo disponível;
    • Maior controle sobre a informação produzida;
    • Maior flexibilidade da equipe para identificar e lidar com situações adversas.

    Resumindo, os benefícios do Lean Office são de diminuir os desperdícios no ambiente administrativo, consequentemente aumentando a produtividade. Ao aumentar a produtividade no ambiente administrativo, é possível também aumentar a qualidade dos serviços prestados aos clientes.

    Além disso, uma das maiores vantagens do Lean Office é o de fazer com que o tempo seja utilizado da melhor forma possível. Com isso, os colaboradores aproveitam melhor o tempo disponível na agenda, diminuindo o cansaço e a necessidade de fazer horas extras.

    Os desafios do Lean Office

    Mesmo que seja uma metodologia cheia de vantagens, a aplicação do Lean Office é cheia de desafios, como:

    • Dificuldade em identificar os desperdícios;
    • Simplificar os processos administrativos;
    • Fazer o gerenciamento das informações coletadas;
    • Ter controle sobre a produção de informação;
    • Manter a transparência nos processos administrativos.

    Exemplos de aplicação do Lean Office

    Para te ajudar a entender a importância da aplicação do Lean Office, separamos algumas empresas, clientes Terzoni, que aplicaram essa metodologia em suas rotinas diárias.

    Com objetivo de desenvolver o capital humano através da metodologia lean. O Moinho Globo, implementou o projeto Lean Office em 7 setores: Financeiro, Faturamento, Logística, Expedição, Manutenção e Logística Interna.

    Um dos resultados obtidos foi a redução em 63% do Lead Time do processo do departamento financeiro.

    Clique aqui e veja mais sobre esse projeto de Lean Office no Moinho Globo.

    Outro exemplo de sucesso, foi o projeto de Lean Office em uma das maiores cooperativas de crédito do Brasil, o Sicoob Unicoob,  que aumentou em 44% sua produtividade!

    Clique aqui para ver mais sobre o projeto de Lean Office no Sicoob Unicoob.

    Agora você já sabe um pouco mais sobre a metodologia do Lean Office e como aplicar esse método nos ambientes administrativos. Mesmo que seja um processo cheio de desafios, é uma metodologia cheia de vantagens para a sua empresa.

    By | 2022-11-23T09:59:00-03:00 fevereiro 8th, 2022|Gestão, Lean Office|2 Comments

    2 Comentários

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