Há alguns anos, diversas instituições usam o Lean em suas organizações para gerenciamento de processos. O que muitos não sabem é que essa metodologia potencializa resultados e melhora o potencial de trabalho por colaborador. É uma área de conhecimento cujo objetivo se concentra em eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática. O Lean é baseado em propósitos muito bem definidos e orientados de acordo com a necessidade de cada empresa.
Um fator muito benéfico para que esse processo seja efetuado e potencialize os resultados obtidos é a inclusão da Transformação Digital na Gestão dos Processos. Esse conjunto orienta e auxilia nas mudanças do trabalho, para que todo o esforço não seja perdido ao longo do processo. Considerando esses importantes elementos, aumenta-se a chance de sucesso e sustentação dos esforços de transformação, tornando possível a incorporação do pensamento Lean às práticas do dia a dia de maneira eficaz.
Com a globalização e avanço da tecnologia muitas empresas estão entusiasmadas em maiores rendimentos de sua equipe, contudo, para implementação da metodologia Lean é necessário conhecer alguns princípios. Para tanto, é feito um estudo para verificar quais são as tarefas úteis para a empresa, e quais estão desencadeando apenas gastos desnecessários em termos de tempo e dinheiro. Aqui, também é necessário adotar um sistema de gestão que possibilite a otimização dos processos mais mecânicos e repetitivos, liberando os colaboradores para lidar com as atividades estratégicas.
O que é o método Lean Digital Transformation?
O método Lean foi desenvolvido, originalmente, pela Toyota para aplicação nos seus processos produtivos. Ele se mostrou tão eficaz que foi expandido para todo e qualquer projeto empresarial ao longo do tempo. Quando essa abordagem é aplicada ao processo de transformação digital, temos o Lean Digital Transformation.
O objetivo desse método é gerar valor para os clientes a partir de uma entrega que ocorra no momento certo, com alto padrão de qualidade e considerando as necessidades e expectativas deles. E o melhor de tudo: esse resultado será alcançado utilizando os recursos estritamente necessários, sem desperdícios de qualquer natureza, com fluxo ágil e otimizado.
Saiba quais são os princípios do Lean
- Valor para o cliente
O primeiro princípio dessa metodologia está relacionado ao valor do seu produto para os clientes. Isso significa que todos os processos da empresa devem corresponder as necessidades e demandas deste público.
- Fluxo de valor
Mais um princípio da metodologia Lean, que inclui todas as atividades realizadas na empresa, buscando uma reorganização para que cada setor possa encontrar o seu valor.
- Fluxo contínuo
Caso o fluxo de atividades seja frequentemente interrompido os resultados são prejudicados e ocorre o desperdício de tempo produtivo. Portanto, é necessário garantir um fluxo contínuo de atividades para evitar esse tipo de dano.
- Produção puxada
Consiste em iniciar um projeto apenas quando for solicitado pelo cliente. Em outras palavras é uma maneira de evitar o desperdício.
- Qualidade
Último princípio da metodologia Lean. É fundamental e primordial que se mantenha a perfeição dos produtos e serviços, utilizando o mínimo de recursos necessários para a realização das atividades. Afinal, enxugar processos e recursos não significa perder a qualidade.
Os processos de transformações digitais não são tão fáceis quanto se imagina, precisa de organizações e gerenciamento dos fluxos das atividades, que fazem parte da rotina de todas as empresas.
É exatamente neste ponto que o Lean se torna um grande aliado na transformação digital da sua empresa, os processos são remodelados para ganhar agilidade e simplicidade continuamente. Com o mercado cada vez mais competitivo, é importante desenvolver métodos inovadores para sua equipe.
O comodismo não tem vez dentro desse método de gestão, a equipe vai ter que entrar em ação para encontrar soluções inovadoras, que rentabilizem o negócio e cativem o cliente, no menor espaço de tempo possível. Transformação digital está diretamente relacionado a automação de processos, que otimiza tarefas do dia a dia e rastreia serviços.
A padronização dos processos é o princípio mais importante da digitalização e automação do seu negócio — automatizar atividades sem eliminar os desperdícios é automatizar os desperdícios, muito cuidado!
Maior parte do público, clientes e outros interessados em seu produto, está no meio digital, e é justamente esse tipo de adaptação que sua empresa necessita nos dias atuais. É necessário versatilidade ao oferecer serviços aos clientes, e quanto mais recursos houver, mais chances de oferecer experiências inovadoras ao seu público-alvo é possível.
Como a Transformação Digital e a Gestão de Processos podem beneficiar sua empresa?
Sua empresa não precisa ter necessariamente um setor de TI para que inovações tecnológicas sejam implementadas, é necessário estudo e a aplicação de ferramentas e metodologias ao seu negócio. O uso do Lean não é de uso exclusivo do setor de produção, ele pode ser implementado em todos os setores da empresa. Se você ainda não tem um profissional capacitado na sua empresa, você pode conhecer as soluções da Terzoni.
Com a implementação destes dois métodos, a Transformação Digital e a Gestão por meio da metodologia Lean, além de retorno financeiro, a empresa se organiza para melhorar o fluxo e a comunicação, entregando os trabalhos com mais eficiência em menos tempo, gerando impactos positivos.
A transformação digital está, cada dia mais, ajudando empresas a saírem da sua zona de conforto e exigindo a implementação de novas tecnologias e competências. Se sua empresa está com necessidades de mudanças e implementação de tecnologias, que tal conhecer métodos que beneficiarão todos os processos e colaboradores?
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